top of page

Iniciação na Loja Maçônica Vale do Jamari nº 38



 

Domingo, dia 11 de dezembro de 2016, um dia de festivo e de muita alegria para a Loja Vale do Jamari nº 38 do Oriente de Ariquemes, Estado de Rondônia, tendo a honra de realizar a sua primeira cerimônia magna de iniciação da oficina após a mudança do Rito Escocês Antigo e Aceito para o Rito de York, agregando cinco novos membros para seu quadro de obreiros.


A Loja que iniciou a sua trajetória no Rito de York em fevereiro de 2016, vem vencendo barreiras e aprimorando os conhecimentos maçônicos, pois poucas lojas adotam esse Rito no Estado de Rondônia, mais precisamente o montante de três lojas maçônicas no Estado.


Mas isso não é motivo de desânimo e sim de incentivo, pois a cada dia a Loja vem crescendo, seja com estudos, sejam com eventos, vencendo barreiras e visando a expansão do rito, participando de eventos a nível nacional, inclusive nos graus filosóficos.


Neste domingo, não foi diferente, a sala da loja estava repleta, participaram da cerimônia magna de iniciação 39 irmãos, os quais puderam presenciar a chegada destes cinco novos irmãos, Daniel Vezzaro, Marcos Roberto Belém Lacerda, Rogério Rodrigues Rondover, Eric de Abreu Ortiz e Evaldo Egert, sendo os dois últimos seniores DeMolay's do Capítulo Luciano de Assis nº 118.


O irmão Vinicios Jose, o qual assume a árdua responsabilidade por encabeçar a fundação de uma loja maçônica na sua cidade, Monte Negro, expressa sua alegria em poder contar com Rondover e Vezzaro, ambos residente em Monte Negro, nesta jornada que se inicia.


O irmão Marcus Vinicius mostra um livro do escritor Kennyo Ismail, que é a tradução da constituição dos maçons livres e antigos, o qual contempla em sua contra capa o Estandarte da Loja Vale do Jamari nº 38, presenteando os cinco novos irmãos com um exemplar cada. Destaca-se que este livro foi dedicado ao irmão Marcus Vinicius dos Santos de Oliveira.

O Venerável Mestre, Marcos Ferreira do Nascimento (Mascote), fala da alegria e expectativa da oficina com a integração destes cinco novos membros, dando as boas vindas. Agradecendo aos representantes das dez lojas maçônicas presente na cerimônia, destacando a Loja Paz Universal nº 18, da cidade de Porto Velho, com a comitiva de oito irmãos. Pedindo para que os neófitos sempre se recordem das reflexões durante este dia, e que as portas cruzadas sejam para um caminho mais próximo da justiça e perfeição.


O Past Sereníssimo Grão Mestre, Juscelino Moraes do Amaral, comenta sobre o inicio da Vale do Jamari nº 38 e a coragem na mudança de rito, e que sem dúvidas, hoje é uma loja sólida e forte, e as boas vindas aos recém iniciados, desejando-lhe uma vasta vida maçônica, com muito trabalho e estudo.


127 visualizações
bottom of page