top of page
AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA
NILO PEÇANHA N° 12
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Rua Roraima, 4048 - Bairro: Cidade Alta - Caixa Postal 71
Data de Fundação: 29/11/91 - Reuniões às 2ª Feiras
V∴ M∴: RAFAEL NASCIMENTO MANARELLI - Fones: (69) 99966-5595
E-mail: vm.np12@glomaron.org.br
sec.np12@glomaron.org.br
76954-000 - ALTA FLORESTA D'OESTE - RO

Em janeiro de 1987, vindo do Estado do Espírito Santo, o ir Gilson Alves de Oliveira chega em Cacoal onde se estabelece profissionalmente. Já iniciado pela Grande Oriente daquele Estado, começou a frequentar a Grande Loja no ano de 1988. Logo após, com outros iir do Oriente de Cacoal, fundaram a Loja Gonçalves Ledo nº 8 naquela localidade.

Em 1989 o ir Gilson muda-se para esta cidade de Alta Floresta do Oeste, onde conhece o ir Joni Luiz Diedrich, bioquímico, em cujo laboratório percebeu a existência de alguns símbolos maçônicos. Nesse encontro o ir Joni informa da existência de mais irmãos residentes neste Oriente de Alta Floresta, citando o  ir Flávio dos Santos Vasconcelos que, por sua vez, cita o ir Antonio Pimenta da Silva.

Reuniram-se os três algumas vezes e no mesmo ano de 1989 criaram o Triângulo Maçônico neste Oriente, que com a chancela da GLOMARON foi legalizado. Assim, os iir Gilson Alves de Oliveira, Flávio dos Santos Vasconcelos e Antonio Pimenta da Silva foram os fundadores da então denominada Loja Simbólica Nilo Peçanha nº 12. Naquela época as reuniões eram realizadas no templo da Loja Gonçalves Ledo, em Cacoal.

Devido à distância entre Alta Floresta e Cacoal, cerca de mais de cem quilômetros, e as péssimas condições das estradas que dificultavam muito o deslocamento semanal de um Oriente ao outro, surge uma grande vontade e intenção de construir um Templo em Alta Floresta do Oeste. Como havia a necessidade regulamentar da existência de Sete Mestres, procederam a iniciação de outros profanos, entre eles Argemiro Caldeira da Silva e Edgar Harito Fujita, que frequentavam assiduamente as reuniões na Gonçalves Ledo até sua exaltação.

Assim sendo, com o passar do tempo e a dedicação dos iir, conseguiram reunir um grupo de Sete Mestres Maçons. E com isso, através dos Decs. Nº 33/34 da GLOMARON, no dia 10 de setembro de 1991 era criada a A R L Simb Nilo Peçanha Nº 12.

A instalação da primeira diretoria provisória ocorreu no dia 29 de novembro de 1991, nas dependências da A R L Simb Gonçalves Ledo Nº 8, tendo sido a seção presidida pelo Delegado do Grão Mestrado Walter de Oliveira Bariante. Na ocasião, prestaram juramento o iir Gilson Alves de Oliveira - VM; Antonio Pimenta da Silva – 1º Vig; Flávio dos Santos Vasconcelos – 2º Vig; Gilson Celestino da Costa - Sec; Joni Luiz Diedrich - Chanc; Edgar Harito Fujita – Or; Oscar Zibetti – MC e Argemiro Caldeira - Tes.

Concretizada a existência jurídica da Loja, o próximo desafio foi a instalação física, ou seja, a busca por um espaço onde os iir fizessem as reuniões. Assim, unindo suas forças, conseguiram adquirir um imóvel com uma construção do tipo barracão e, após algumas adaptações, instalaram ali o que é hoje a G B L Simb Nilo Peçanha Nº 12 do Oriente de Alta Floresta do Oeste - RO.

A Sagração do Templo ocorreu no dia 25 de abril de 1992 e a primeira Sessão Magna de Iniciação aconteceu em 30 de maio de 1992.

Foi criado o Estatuto da Loja no dia 1º de setembro de 1988, ocasião em que o IR Argemiro Caldeira da Silva exercia o cargo de VM.

VENERÁVEL MESTRE
bottom of page