Rua Tabajara, 2651 - Liberdade
Data de Fundação: 31/07/99 - Reuniões: ás 4º Feiras - às 20:00h
V∴ M∴: Judson Baptista de Souza Lima - Fone: (69) 98111-3300
E-mail: vm.gl24@glomaron.org.br
sec.gl24@glomaron.org.br
76803-876 - PORTO VELHO - RO

AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA GERALDO LIMA Nº 24

Inicialmente, convém destacar a origem desta oficina que se obteve pela fundação da LOJA MAÇÔNICA DE ESTUDOS E PESQUISAS GERALDO LIMA Nº 24, uma iniciativa tomada durante a gestão do Grão-Mestre Walter de Oliveira Bariani, para preencher a lacuna em nossa potência quanto a inexistência de uma Loja voltada aos Estudos e Pesquisas aos temas maçônicos, ritos e história da Ordem, tendo sido realizado o sonho de sua fundação em 31 de julho de 1999 -4ª feira.

 

O intuito que havia, na época da fundação, era de incentivar o estudo e pesquisa entre os Irmãos da GLOMARON, trazendo ao âmbito de Rondônia e fortalecendo, esta perspectiva de trabalho maçônico voltado ao conhecimento.

 

O paradigma utilizado para a fundação da Geraldo Lima – nº24 foi a Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas “Universum” N. 147, de Porto Alegre – RS, filiada à GLMRS. A Loja Universum deu total apoio ao empreendimento do Grão-Mestre à época, inclusive cedendo sua documentação e regimento interno para servirem de parâmetros à nova Loja que se formava.

 

O nome da Loja foi ideia do próprio Irmão Bariani, tendo em vista que Geraldo Lima, obreiro da Loja Estrela Renascente nº2, fundador da Loja Delta nº9, foi um Maçom estudioso, dedicado e trabalhador, que provocava e incentivava muito os irmãos, em especial os aprendizes, a que estudassem. Um incentivador de conhecimento, de cultura e educação.

 

A sistemática adotada para a escolha de seus dirigentes foi a nomeação de Mestre Maçons Instalados à condução de seus trabalhos, incumbido à missão inicial ao Ir. Antão Gomes de Oliveira, Cadastro nº360, para ser o 1º Venerável Mestre da Loja, então como Loja de Estudos e Pesquisas. Posteriormente, outros irmãos foram nomeados e colaboraram para o desenvolvimento e existência da distinta Loja.

 

No ano de 2016, A GLOMARON reativou as atividades do CEM - Centro Educacional Maçônico - que recepcionou as atividades que a Loja estava desenvolvendo, tornando clara a perda do objeto da Oficia, criando a imperiosa necessidade de transformá-la em Loja Simbólica, com readequação às normas reguladoras da potência e a adoção do rito REAA, conforme restou exarado nos termos do Decreto nº10 GM/2015/2019 - de 20 de julho de 2016.

NOTÍCIAS
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE