Gilberto Carlos Cantarell

22 de ago de 2015

Grande Loja Celebra Dia Do Maçom Com Renovação De Suas Lideranças

Os maçons da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia vão celebrar o seu dia – 20 de agosto, Dia do Maçom – em clima de festa e renovação de suas lideranças. Está agendado para esta sexta-feira, 21, a Soberana Assembleia Geral em que a Grande Loja dará posse aos 41 novos veneráveis mestres de suas lojas e ao novo grão-mestre Aldino de Souza Brasil, para um mandato de quatro anos.

Ao falar sobre esta data importante para os maçons brasileiros, o grão-mestre da Glomaron, advogado Juscelino Moraes do Amaral, disse que o momento é de agradecer pela contribuição que recebeu em sua administração nos últimos oito anos. “Só tenho a agradecer. Aos irmãos, pela enorme contribuição para que realizássemos o trabalho da forma como realizamos; à imprensa, pela grande divulgação que faz do trabalho e das ações da maçonaria; à classe empresarial, que sempre nos acenou positivamente quando fomos em busca de ajuda para realizarmos ações fraternais em prol dos mais necessitados; e à sociedade em geral por ter contribuído com nossas ações.

Juscelino afirma que está tranquilo quanto ao trabalho que realizou em dois mandatos como grão-mestre da Glomaron e ainda mais seguro quanto ao trabalho do futuro grão-mestre Aldino Brasil. “Minha confiança no trabalho do irmão Aldino decorre de sua dedicação à Ordem Maçônica ele se preparou para o cargo e por isso foi o mais votado pelos obreiros da Grande Loja para dirigir seus destinos pelos próximos quatro anos”, acentua Juscelino.

A Soberana Assembleia Geral que empossará os novos veneráveis e o novo grão-mestre da Glomaron acontece nesta sexta-feira, dia 21. Primeiro serão empossados os novos veneráveis das lojas, depois será composta a Soberana Assembleia Geral para o ano de 2015-2016 e, na sequência, a SAG dará posse ao novo grão-mestre. No sábado, a partir das 17h, acontece a sessão pública de posse do novo grão-mestre Aldino Brasil, no Teatro Guaporé.

Dia do Maçom no Brasil

Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta sociedade de homens livres e de bons costumes teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o maçom Joaquim Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves Ledo foi aprovada por todos os presentes aquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

    30
    0