top of page

GRÃO MESTRE ADJUNTO

2019 -2023

FRANCIMAR DIAS RODRIGUES

GMA_Francimar1.jpg

Nascido em: 11 de outubro de 1962, no Oriente de Carolina - MA;

Filho de: Francisco Alves Rodrigues e de Maria José Dias Rodrigues

Profissão: Policial Militar da Reserva Remunerada e Bacharel em Geografia

Casado com: Dariete da Silva Canoê, desde 01 de julho de 1983.

Pai de: 

- Karoliny da Silva Rodrigues, natural de Porto Velho-RO;

- Evandro Fábio Cardoso Rodrigues, natural de Vilhena-RO;

- Katariny da Silva Rodrigues, natural de Vilhena-RO; e,

- Kássio da Silva Rodrigues, natural de Vilhena.

 

Iniciado em: 30 de abril de 2008 na loja de São nº 33, no Oriente de Itapuã do Oeste - RO.

Elevado em: 27 de novembro de 2008, na mesma Loja.

Exaltado em: 02 de julho de 2009, na mesma Loja.

Instalado em: 20 de agosto de 2011, também na loja de São João nº 33.

Eleito Eminente Grão-Mestre Adjunto em: 10 de junho de 2019

 

Eleito Eminente Grão-Mestre Adjunto em: 10 de junho de 2019

Breve Histórico:

Nascido em Carolina - MA, mudou-se para Brasília aos 3 anos de idade, no ano de 1965. Estudou da 1ª à 5ª séria no Serviço Social da Indústria (SESI), da 6ª a 8ª séries no Centro Educacional nº 03 (1º Grau), ambos na Ceilândia Sul, cidade satélite do Distrito Federal. Em fevereiro de 1982, mudou-se Rondônia para ingressar nas fileiras da Polícia Militar do Estado, em 15 do mesmo mês, frequentando o curso de formação de soldado e em 1983 realizou o curso de Sargentos e foi designado para servir no município de Vilhena, permanecendo naquela localidade até julho de 1987, quando foi transferido para trabalhar no município de Alta Floresta do Oeste, como comandante do quartel que agrupava policiamento ostensivo e ambiental; em 1990 foi transferido para Rolim de Moura, saindo em junho de 1991 para frequentar  o curso de aperfeiçoamento de Sargentos na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos – EsFAS/BM, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul; ao retornar para Rondônia foi desenvolver suas atividades no Serviço de Apoio Logístico/PMRO, na Comissão de Licitação e posteriormente na carteira de controle orçamentário; realizou o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Otino de Freitas; em 1995 foi designado para o Batalhão Ambiental, em Cadeias do Jamari até 1997, quando foi aprovado para o Curso de Habilitação para Oficial de Administração (CHOA) e nomeado para assumir o Subcomando da Companhia de Comando e Serviço da Ajudância Geral/Comando Geral da PMRO, sendo posteriormente o Comandante e no ano seguinte desempenhar suas funções da Diretoria de Pessoal da PMRO, como chefe da Divisão de Movimentação e análise de processos relacionados à reformas e afastamentos temporários por motivo de saúde; em 1999 foi aprovado para o curso de Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, concluso em 2002; é especializado em Educação Ambiental e Desenvolvimento Urbano pela Faculdade São Lucas de Porto Velho; também no mesmo ano de 1999 desempenhou suas atividades na Corregedoria da PMRO, na Seção de Apuratórios, retornando em 2000 para a Diretoria de Pessoal, de onde foi transferido para o Reserva Remunerada em 25 de setembro de 2003; em junho de 2003 prestou concurso para a Secretaria de Educação de Rondônia, para o cargo de professor de Geografia, sendo aprovado e convocado em abril de 2005; tomou posse e atuou como professor até março de 2008.

CONHECENDO O GRÃO-MESTRE ADJUNTO:

O Grão-Mestre Adjunto para o exercício de 2019-2023, é casado com a Srª. Dariete da Silva Canoê, 51 anos, com quem convive há 36 anos, nutricionista com pós-graduação em segurança do trabalho, tendo abdicando da profissão para cuidar da família, e com quem tem quatro filhos: Karoliny, 34 anos, arquiteta e sargento da Polícia Militar; Fábio, 33 anos cursando engenharia elétrica na UNIR, Campus Porto Velho, e sargento do Corpo de Bombeiros; Katariny, 32 anos, curso de odontologia incompleto, cabo da Polícia Militar; Kássio, 30 anos, estudou medicina por três anos e atualmente cursa medicina veterinária na FIMCA de Porto Velho.

Saiu de sua cidade natal em meados de 1965, com sua mãe, Maria José e seu irmão, Francilei, recém-nascido, com destino à Brasília, seu pai, Francisco, seguiu viagem logo depois. Lá, o pai trabalhou como marceneiro e sua mão como doméstica, na recém-criada capital federal e onde nasceram mais três Irmãos: Francilá, Felizar e Débora. Na adolescência trabalhou com seu pai em diversas obras e também como servente de pedreiro, vendedor de rua, inclusive como engraxate. Aos 18 anos ingressou no Exército Brasileiro EB, servindo no 16º Batalhão Logístico, na Companhia de Comando e Serviço - CCSv, ainda hoje situado no Setor Militar Urbano – SMU, no ano de 1981 e neste mesmo ano prestou concurso para a Polícia Militar do Estado de Rondônia, enquanto ao servia ao EB, sendo aprovado. Chegou à Rondônia para trabalhar na PMRO em 08.02.1982, sendo incluído em seus quadros no dia 15 de fevereiro do mesmo ano, como soldado, trabalhando no Pelotão de Trânsito da 1ª Companhia PM. Em dezembro de 1982 prestou concurso para Sargento e aprovado, realizou o curso de janeiro a julho de 1983, e após conclusão, atendendo ao pedido de outro contemporâneo de curso, que estava com problemas de saúde na família e precisa ficar na capital, seguiu para a 3ª Companhia PM, no município de Vilhena, onde permaneceu até julho de 1987 de onde seguiu para o município de Alta Floresta do Oeste, para comandar o Grupamento Policial Militar e Florestal. No mês de agosto de 1990 foi transferido para a 4ª Companhia PM, Rolim de Moura, ano em que ficou responsável pelo policiamento nas eleições de toda a área sob a jurisdição da Companhia. Em julho de 1991, foi designado para fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no município de Santa Maria-RS. No início de 1992 retorna a Porto Velho e é designado para prestar serviços no Serviço de Apoio Logístico (SAA), onde participou da Comissão de Licitações e da carteira de controle orçamentário. Em 1995 trabalhou no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e em 1997 prestou concurso para o Curso de Formação de Oficiais de Administração (CHOA), tendo concluído o mesmo em dezembro do mesmo ano, recebendo a patente de 2º Tenente e designado para Comandar a Companhia de Comando e Serviços da Ajudância Geral da PMRO e um ano depois foi designado para chefiar a carteira de Movimentações, Transferência e Análise de Processos relativos à Reforma, da Diretoria de Pessoal. Em 1999, promovido a 1º Tenente, foi trabalhar na Corregedoria da Polícia Militar para recepção de depoimentos de violação de direitos e abuso de autoridade, e em 2000 retornou à sua antiga função na Diretoria de Pessoal, promovido a Capitão PM em 25 de agosto de 2002, onde permaneceu até o dia 25 de setembro de 2003, quando de sua transferência para a reserva remunerada.

Na Ordem Maçônica foi iniciado em seus augustos mistérios no dia 30 de abril de 2008. Na ARLS de São João nº 33, sob a apresentação de seu Padrinho, o Ir. Geremias do Carmo Novais, 33º, MI, também membro desta Oficina e contando, portanto, com 11 anos de Ordem. Foi fundador de ARBLS Ricardo Ramirez Pavon nº 42. Exerceu em sua Loja os cargos de Mestre de Harmonia, Secretário, Primeiro Vigilante e Venerável Mestre por duas gestões consecutivas (2011/2013). No Alto Corpo da GLOMARON, exerceu o cargo de Delegado da Região 1, durante a Gestão do Irmão Juscelino Moraes do Amaral, no período de 08 de dezembro de 2014 a 20 de agosto de 2015. Neste curto período, além buscar congregar e auxiliar as Lojas na resolução de eventuais dificuldades, também introduziu, com a aquiescência dos todos os VVMM da Região e do SGM, na primeira semana de reuniões, após o recesso maçônico, palestres realizadas por Irmãos com a presença das lojas de cada dia, em Sessão conjunta, o que resultou frutífero e foi adotado pela gestão do SGM, Irmão Aldino Brasil, com a denominação de Seminário Maçônico. Em 20 de agosto de 2015, fui designado para exercer o cargo de Grande Secretário de Relações Interiores (GSRI), pelo SGM, Irmão Aldino, função esta que muito me ensinou e onde adquiri experiências impagáveis no que se refere ao trato com os Irmãos e na busca de facilitar os processos inerentes à pasta. Tive a oportunidade de fazer parte da Comissão Constituinte o que proporcionou conhecimentos preciosos sobre a administração de nossa Grande Loja.

Em março de 2017, foi um dos fundadores da Associação Casa de Apoio Filhos de Hiram (ACAFH), sendo eleito seu primeiro presidente, com o precioso apoio do meu querido Irmão Antônio Carlos Ferracioli, função esta que muito me honrou e honra pois na eleição de 2018, fui reeleito e continuo neste trabalho certo de que nossos objetivos serão atingidos muito em breve, pois unirá a Ordem Maçônica em Rondônia (GLOMARON/GOB) e nos demais Estados da Federação e ainda com o apoio da população em geral, visto ser uma obra de grande envergadura e alcance social.

Iniciado no Grau 4, na Excelsa Loja de Perfeição “Vitor Arantes”, no dia 01.10.2010, galgando todos os Graus o que o levou a Investidura no 33 do Rito Escocês Antigo da Maçonaria para a República Federativa do Brasil no dia 23.09.2016.

Na saga dos altos Graus foi oportunizado ocupar as presidências de Altos Corpos, sendo a primeira na Excelsa Loja De Perfeição “Vitor Arantes”, em Porto Velho, por duas gestões, 2016 e 2017, quando teve a oportunidade de iniciar nos Altos Graus, 56 Irmãos e em 2018 assumiu a presidência do Sublime Capítulo Rosa Cruz “Zenilto Pinto do Nascimento”.

Ingressou no Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco, através Capítulo Madeira Mamoré nº 93, do Rito de York, onde foi iniciado como Mestre de Marca, “Past Master”, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.

Ingressou no Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, através do Conselho “Lux Mundi” nº 54, tendo se iniciado como Mestre Real, Mestre Escolhido e Super Excelente Mestre.

Recebido, membro da “Ilustre Ordem da Cruz Vermelha” e “Cavaleiro da Ordem de Malta” em 04.09.2018.

Em 17.11.2018 recebeu do Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, a “Ordem dos Cavaleiros Templários” e do Grande Conselho dos Graus Maçônicos Aliados para a República Federativa do Brasil, a “Ordem de Monitor Secreto”, a “Antiga e Honorável Fraternidade dos Nautas da Arca Real” e Membro do “Conselho Brasil nº 1”.

Cargos exercidos em Loja:

2008-2009 – Mestre de Harmonia; 2009-2010 - Secretário; 2010-2011 - Primeiro Vigilante (Representante da S\A\G\); 2011-2012 - Venerável Mestre (Representante da S\A\G\); 2012-2013 - Venerável Mestre (Representante da S\A\G\); 2013-2014 – Venerável Imediato;

 

NA SAG:

2011-2012 – Grande Guarda do Templo;

2012-2013 – Grande Hospitaleiro.

 

NA GLOMARON:

2014-2015 – Delegado do Grão-Mestre;

2015-2019 – Grande Secretário de Relações Interiores.

 

FUNDADOR DAS LOJAS:

ARLS de Ricardo Ramirez Pavon n. 42 – Oriente de Itapuã do Oeste;

Todos estes Graus, cargos e Títulos recebidos, foram essenciais para compor meus conhecimentos maçônicos.

bottom of page