top of page

O II Seminário Maçônico foi marcado pelas comemorações da fundação da primeira Potência Maçônica, a Grande Loja Maçônica da Inglaterra, com o título: 300 Anos da Moderna Maçonaria: Um Mergulho na História da Franco-Maçonaria, o evento foi realizado no palácio da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - GLOMARON, no dia 10 de junho de 2017, e contou palestrantes da Academia Maçônica de Letras de Rondônia, Glomaron e GOB/RO.

Foi uma grande oportunidade para conhecermos um pouco da história de nossa Sublime Instituição, graças ao empenho e pesquisa dos Irmãos que não mediram esforços na produção de material digno de um grande acontecimento.

Com a palestra: A Maçonaria operativa, proferida pelo Irmão Denilso Lima, Grande Sub-Secretário de Relações Exteriores, iniciou-se os trabalhos do II Seminário Maçônico.

Seguido pelo Irmão Carlos Alberto Camargo Lima, membro da Academia Maçônica de Letras de Rondônia que trouxe a História da Maçonaria: Causas e consequências.

Já o Irmão Vanderlei Coelho, presidente do Centro Educacional Maçônico discorreu sobre a Idade Moderna, enfatizando As transformações sociais antes, durante e após a fundação da Grande Loja da Inglaterra.

Dando continuidade ao evento, o Irmão Izautonio da Silva Machado Júnior, Mestre Maçom, Obreiro da ARLS Vale do Jamari nº 38, ponderou sobre A Maçonaria nas Américas: Síntese histórica e panorama de sua influência na organização política dos Estados.

Encerrando o II Seminário Maçônico, o Irmão Aldino Brasil de Souza, Serenissimo Grão-Mestre da Sererenissima Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, fez uma reflexão sobre A Maçonaria executiva e o futuro de nossa instituição.

Na ocasião foi feita a exposição do livro: Perfeito e Sublime Maçom: Graus 10 ao 14, de autoria do Irmão Walter de Oliveira Bariani, Past Grão-Mestre.

bottom of page