Sessão de Apresentação ao Grau de Mestre Real neste final de semana emAriquemes.


No dia 19 de abril de 2018, o Conselho Lux Mundi n. 54, jurisdicionado ao Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, admitiu oito novos membros em seu quadro.

Foram recebidos em uma cerimônia de Apresentação ao Grau de Mestre Real os seguintes Irmãos: Antonio Roberto Ribeiro de Santana; Bernardo Augusto Galindo Coutinho; Edney Ocampo de Souza; Edwin Fanola Novillo; Ezidio Mateus de Matos; Francimar Dias Rodrigues; Jayme Miguel Ledo Silva e Paulo César Bergamin.

A sessão foi realizada na sede da Loja Maçônica Vale do Jamari n. 38, no Oriente de Ariquemes, e foi executada pela seguinte nominata de oficiais: Excelente Ilustre Mestre: Izautonio Machado Junior; Ilustre Mestre Adjunto: Vilmar Ferreira; Principal Condutor dos Trabalhos: Vinícius José de O. Peres Almeida; Capitão da Guarda: Ricardo José Gouveia Carneiro; Condutor do Conselho: Paulo Luciano Bastos Botelho; Secretário: Niltom Edgard Mattos Marena e Capelão: Juscelino Moraes do Amaral.

No rito de York, cada concessão de grau recebe um nome diferente. O termo "Iniciação" é usado apenas para o Grau de Aprendiz. No Grau de Mestre Real, que é o oitavo na sequência do rito, a denominação usada é Sessão de "Apresentação".

A sessão ora realizada é considerada histórica para o Conselho Lux Mundi n. 54, pois este corpo maçônico foi fundado no dia 21.10.2017 e nesta ocasião realizou a sua primeira cerimônia de concessão de grau.

Os Graus Crípticos, que são em número de três, pertencem aos Altos Graus do Rito de York, sendo considerados por muitos como alguns dos mais bem elaborados sistemas de instrução maçônica que existe, dotado de belas cerimônias e profundos ensinamentos filosóficos.




48 visualizações