ARGBLS Estrela da Fraternidade nº 15 comemora seu Jubileu de Prata.

No dia 24 de agosto de 2019 a ARGBLS Estrela da Fraternidade nº 15 completou seus 25 anos de existência. Uma história coroada de vitórias e bons serviços prestados à comunidade Jaruense.


As comemorações foram realizadas em sessão aberta à família maçônica e convidados, onde a Loja sob o comando do Venerável Mestre Clerton de Lima Moreira prestou diversas homenagens, especialmente aos seus fundadores e às queridas cunhadas que sempre estão presentes nas ações da Loja. Muitas emoções ao lembrar de todas a dificuldades vencidas nestes anos, mas em especial ao lembrar dos membros da família Estrela da Fraternidade que já partiram para o oriente eterno: Irmão Augusto Simon Kempe e as Cunhadas Lúcia Cardoso e Maria do Socorro Soares.


Na ocasião o Venerável Mestre também empossou os Oficiais para a gestão 2019/2020.

Abrilhantaram a sessão diversos irmãos das Lojas da Região, bem como o Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão Francimar Dias Rodrigues e o Delegado do Grão Mestrado para a Região 4, Irmão Inaldo Pedro Alves.


Após a sessão foi servido um jantar, durante o qual foram exibidas diversas fotos de momentos marcantes da história da Loja em um telão.


A Loja Estrela da Fraternidade nº 15 tem diversas atividades na sociedade jaruense em busca de torna-la mais feliz, justa e perfeita. Por isto abraça causas importantes e no âmbito municipal e estadual e tem representantes em diversas instituições, onde participam de decisões que podem impactar positivamente a sociedade, levando sempre em consideração os princípios de justiça e honestidade inerentes a Maçonaria.


O Inicio


A Loja Estrela da Fraternidade nº 15 teve sua fundação através da atuação de obreiros das Lojas Estrela Renascente nº 02, de Porto Velho e Saber e Fraternidade nº 04, de Ariquemes. O nome Estrela da Fraternidade é derivado da junção dos nomes destas duas “Lojas Mães”. Sua Fundação aconteceu em 24 de Agosto de 1994 no Templo da ARLS Acácia Rondoniense nº 2322 (Grande Oriente do Brasil), que à época o era na Rodovia BR 364, km 422 (Setor 08 de Jaru), onde atualmente é a sede da Loja Sagrada Família nº 35.


O primeiro Venerável Mestre da Loja foi o Irmão Paulo Fernando Borges Botelho. O segundo Venerável Mestre foi o Irmão Paulo Benevenute Tupan, que hoje muito nos orgulho como Grão Mestre da GLOMARON. Ambos durante suas gestões se deslocavam de Porto Velho toda semana para dirigir os trabalhos da Loja em Jaru.


A Pedra Fundamental do Templo próprio foi lançada em 14 de abril de 1996, quando o Irmão Paulo Tupan era o Venerável Mestre, com presenças do então Serenismo Grão-Mestre Ricardo Ramires Pavon, acompanhado do Grande Secretário de Relações Exteriores Irmão Aroldo Ercilio Pacheco, e o Irmõa Deusdete Antonio Alves, VM da Loja Acácia de Rondônia nº 05, os obreiros ativos da época como suas famílias. A primeira sessão realizada em sede definitiva ocorreu em 16 de fevereiro de 1998 e a sagração do Templo ocorreu no dia 18 de abril de 1998 com a presença do Eminente Grão mestre Adjunto Claudio Luiz de Amaral Santini e sua comitiva.



65 visualizações