XV SAG, muita emoção e alegria!!!

No ultimo dia 14 e 15 de Junho foi realizada a XV SAG no município de Jaru no Templo da Loja Estrela da Fraternidade nº 15.


Na sexta dia 14, a noite houve reunião da Amaro com os Conselheiros e demais obreiros presentes, onde houve prestação de contas e informações diversas. A seguir foi Instalado o Conselho de Mestres Instalados, onde vários assuntos de aconselhamento ao Grão-Mestre foram colocados a disposição da Assembléia. Dentre os assuntos colocados a apreciação, o reconhecimento de Potências Confederadas a COMAB foi analisado e num próximo Conselho seja deliberado.


No sábado dia 15, o dia começou com entrega de medalhas e comendas, onde foram agraciados os Irmãos LUIZ CARLOS GOMES DO CARMO, VICENTE RICARDO MENDES RIBEIRO, LUIS MARQUE DE OLIVEIRA, ANTÔNIO LUIZ CAMPANARI, com a Comenda Jorge Teixeira de Oliveira, sendo esta a maior Comenda Conferida pela Grão-Mestre da Glomaron. A seguir iniciaram diversas palestras, a primeira foi palestra sobre Secretaria de Loja com o Irmão Gilberto Carlos Cantarelli, logo após o Irmão Marcio Paes falou da responsabilidade dos Tesoureiros e suas consequências na Loja. A seguir O Procurador da Republica, Reginaldo Trindade expôs a campanha para o Bazar da Solidariedade que obtive apoio maciço de todas as lojas Jurisdicionadas a Glomaron dos diversos municípios de Rondônia.


Um grande momento da SAG foi a entrega da Comenda Jorge Teixeira de Oliveira ao empresário João Gonçalves, essa Comenda havia sido outorgada em 2015 e até esta data não havia tido a possibilidade de entrega, o que foi feito no sábado.


O Irmão Tertuliano Valadão, obreiro da Loja de São João nº 33, nos brindou com uma magnifica palestra sobre a Abóboda Celeste, uma visão técnica e diferente de todas outras apresentadas até aqui.


O Arquiteto Silvio Carvajal Feitosa, apresentou aos presentes todos os esboços que utilizou quando ainda com 17 anos, no ano de 1981 venceu o concurso para a criação da Bandeira do estado de Rondônia. Em reconhecimento a obra e a tudo que representa para a Maçonaria e a todo estado de Rondônia, o Sereníssimo Grão-Mestre Aldino Brasil de Souza, outorgou-lhe a Comanda Jorge Teixeira de Oliveira.


Ainda no período da tarde o Irmão Ademir, ilustro a todos as facilidades de instalação e os diversos custos/benefícios da instalação do sistema de Geração de Energia Fotovoltaica.


O ponto alto do dia foi a apresentação feita pelo Sereníssimo Grão-Mestre de como organizar uma loja maçônica e ao final apresentou uma síntese de seu Grão-Mestrado, emocionando a todos os presentes.




133 visualizações