• João Cantarelli

14º Aniversário da Augusta, Respeitável, Benemérita Loja Simbólica Jacques Demolay Nº 36.

No ultimo dia 05 de setembro a A.R.B.L.S. JACQUE DDEMOLAY Nº 36, completou 14 anos de trabalhos.


Para Comemorar a data festiva o Venerável Mestre MARCELO SANTOS conduziu com brilhantismo a Sessão de Aniversário que contou com a presença de ilustres Mestres Intalados, GM Adjunto Ir. FRANCISMAR e do GRAO MESTRE AD VITAM JUSCELINO MORAES FO AMARAL, que auxiliado pelo MI Marco Antonio, narrou sobre a SAGA da JD 36, afinal de contas Juscelino Amaral fez parte de toda historia da JD 36.

Após a Sessão os Irmãos e convidados foram recepcionados pelo VM MARCELO e a Cunhada DARQUELINE no Clube BALOG para ágape de confraternização.

Vale ressaltar um pouco da história desta laboriosa Loja, tendo seus fundadores os irmãos, Carlos Correia da Silva, Carlos José Feital, Claúdio Jacinto, Clébio Pinheiro Braga, Fernão Leme Carvalho, Heinz Roland Jakobi, Juscelino Moraes do Amaral, Marco Antônio de Faria, Renato Condeli, Robinson Cardoso Machado, Sérgio Luiz Condeli, Wilmar Primão Filho, Antônio Nascimento, Cristiano Santos Do Nascimento, Elpiniano De Souza Lopes, Igor Silva, Edney Ocampo De Souza, Paulo Daniel Araújo Benito, José Cabral Neto. Mestres Maçons e Mestres Instalados comprometidos com a causa da Maçonaria e com a Ordem DeMolay, alguns desses na condição de Sênior DeMolay.


A Principio o intuito da loja era propiciar aos Seniores DeMolays, lawtons, Universitários e Professores uma estimulante vivência Maçônica ao lado daqueles que se dedicam às causas da Maçonaria e das Ordens Para-Maçônicas, com suas Sessões ritualísticas aos 1º e 3 º domingo do mês, esta flexibilidade mantinha a frequência dos Irmãos em Loja.


Seu nome e Estandarte foram escolhidos pelos Mestres Maçons e Seniores DeMolays, dentre as sugestões apresentadas, uma em especial se destacou, “JACQUES DEMOLAY”. O nome do Ultimo Grão Mestre dos Cavaleiros Templários.


A ARBLS JACQUES DEMOLAY Nº36 desenvolve atividades sociais em datas alusivas ao Dia das Crianças, Natal e Páscoa, coma distribuição de brinquedos, brincadeiras, Palestras sobre Higiene Bucal e distribuição de Kits de Higiene Bucal, entre diversas outras atividades.


Em sua caminhada ritualistica em meados de 2016 na Gestão 2015/2016 ( VM. Rafael Pitwak) a Loja mudou radicalmente sua Ritualística do REAA para o RITO DE YORK, com muita persistência e dedicação a Loja abraçou a nova Ritualística, ingressando também nos Graus Superiores da ritualistica do Rito de York, com forte representação no Capitulo Madeira Mamoré nº 93 de Maçons do Real Arco, do Conselho Críptico Lux Mundi nº54 e na Comandeira Bandeirantes nº19, com a presença de Irmãos ativos de seu quadro representando-a nos mais elevados Graus. Seguindo sua trajetória de desafios e inovações na Gestão 2017/2018 (Venerável Mestre Ir. GILMAR GUSTAVO SANTOS GRANJA) a loja realiza o 3º ENCONTRO DO RITO DE YORK, trazendo nada mais nada menos que um dos Maiores Disciplinadores da Ritualística do RITO DE YORK - o Ir. RICHARD FREEDMAM da Grande Loja de Nova York, o evento contou com a presença maciça dos Irmãos das quatro Lojas praticantes do Rito de York, um evento que foi o divisor de águas para as praticas ritualísticas do Rito de York em Rondônia, nesta mesma toada a Gestão 2018/2019 ( Venerável Mestre Ir. PAULO CÉSAR BERGAMIN) realiza uma das grandes aspirações da Loja, a Fundação do Capitulo da Ordem DeMolay, aos 27 de fevereiro de 2019 deu-se a fundação do Capitulo e em 1º de Junho de 2019 deu-se a Instalação do CAPITULO YURI ROCHA DA CRUZ E SILVA Nº 1022 da Ordem DeMolay - SCODRFB, ainda na incessante busca do fortalecimento do Rito de York, a Loja mais uma vez ratifica seus compromisso com o Rito de York na Região Norte e realiza o 1º ENCONTRO AO CÉU ABERTO DO RITO DE YORK, uma sessão ritualística realizada no Morro dos Pacaás - na Serra dos Parecis, a 218 metros de altitude, á uma temperatura de 10º e sensação térmica de 8º, Sessão que contou com a presença de representantes de 33 (trinta e três loja) unindo as Lojas do Brasil e Bolivia e as 4 Lojas do Rito de York de Rondônia ( Phoênix nº30, Vale do Jameir nº 38, Rei Salomão nº 43 e Jacques Demolay nº36) e da Loja Acre- Cavaleiros de Aço nº 22 do Oriente de Rio Branco ( Loja que contou coma presença da GLOMARON e JD 36 em sua fundação). Nestes 14 anos de existência a A.R.B.L.S. JACQUES DEMOLAY Nº 36, vem cavando Templos e Virtudes. Nossos mais Sinceros agradecimentos a GLOMARON pela parceria e por ter acreditado nos Irmãos desta laboriosa Loja e em Especial a todos os Veneráveis Mestre que até aqui conduziram a Loja Jacques DeMolay e que fazem parte de todas as conquistas e todos os Méritos desta Loja que tem mostrado a força, garra e determinação de seus Obreiros. E que venham mais 14 anos....


Clique aqui e veja as imagens


210 visualizações