top of page

Loja Phoenix Nº 30 - Irmão Paulo Alves Koo

A Loja Phoenix nº30, fundada aos 21 dias do mês de maio de 2003, na cidade da Cacoal, Estado de Rondônia obedece à jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (CMSB) – GLOMARON e seu nome oficial é Augusta e Respeitável Lojas Simbólica Phoenix nº30.


A Loja Phoenix nº30 trabalha no Rito de York, sendo a primeira Loja de Rondônia e a segunda do Brasil a adotar o Rito de York, sendo isto possível através de intercâmbio maçônico com a Brazilian Lodge nº1182 Free & Accepted Masons. Filiada à Grand Lodge of State of New York a qual no processo de fundação da Loja Phoenix nº30 foram fornecidos todos os rituais devidamente traduzidos para a língua portuguesa e suporte ritualísitico pela diretoria da Brazilian Lodge nº1182 na época tendo como Worshipful Master Paulo Alves Koo.


No dia 12 de outubro de 2016, passados 13 anos de sua fundação, em sede própria, a Loja Phoenix recebeu a ilustre visita do Irmão W.M. Paulo Koo, membro fundador e primeiro Venerável Mestre da Brazilian Lodge - NY , atualmente ocupando o cargo de Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores do Grande Oriente do Brasil. Durante sua palestra, dirimiu dúvidas acerca do Rito de York Americano e atestou a autenticidade e posse do ritual utilizado pela Loja Phoenix.


Na ocasião, fizeram-se presente o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia Aldino Brasil de Souza, o Eminente Grão Mestre Adjunto Antônio Carlos Nascimento, o Grande Representante da Grande Loja Maçônica do Estado de Nova York e fundador da Loja Phoenix Fortunato Luiz Godoy, o Past Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Rondônia Nelson Rangel Soares Filho, o Delegado do Grão Mestrado da Glomaron para a Região VI Denivaldo dos Santos Paes, o Venerável Mestre da ARLS Universitaria Pitágoras do GOB – RO Nelson Rangel Soares, representantes das Lojas Palmares, Gonçalves Ledo e O Samaritano.

107 visualizações
bottom of page