Encontro de Líderes da Ordem Demolay Brasileira 2016



Encontro de Líderes da Ordem Demolay Brasileira – ELOD/2016, este foi o evento que o Grande Mestre Estadual de Rondônia, tio Marcos Ferreira, o Grande Mestre Estadual Adjunto, Tio Valber Gama e o Mestre Conselheiro Estadual, Paulo Henrique, se fizeram presente no fim de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2016.


Sendo um dos mais aguardados eventos do ano, o ELOD trouxe consigo muitas atividades importantes e engrandecedoras a todos os presentes, tais como as palestras dos tios Rodrigo Beleza e Homero Reis, cujas apresentações foram, respectivamente, “Além das 7 Virtudes. Vivendo como um Líder Demolay” e “Programa Conversas Nutritivas”, dentre muitas outras atividades.


Com o tema anual proposto no último Congresso Nacional da Ordem DeMolay "Depressão não é frescura" o Tio Cassiano Teixeira de Morais, Sereníssimo Grão Mestre do Distrito Federal, cuja formação superior é na área de medicina, palestrou sobre o assunto.


A programação contou, também, com a famosa mesa redonda entre todos os Grandes Conselhos e o SCODRFB, onde ocorrem exposições acerca da situação individual de cada estado, bem como as metas e objetivos a serem alcançados, tanto individualmente, quanto com o apoio do Supremo Conselho.


Durante o evento foram apresentadas algumas adequações que os rituais deverão sofrer em virtude da atualização feita pelo Demolay International nos rituais dos graus Demolay e Iniciático. Dada esta mudança, o Supremo Conselho estabeleceu até o CNOD 2017 como prazo para recolhimento dos rituais antigos. O ritual do grau Cavaleiro também sofrerá mudanças, que estão sendo acertadas e será publicado em breve.


As mudanças mais significativas aconteceram na ritualística das Távolas de Escudeiros, de modo que o SCODRFB estuda a possibilidade de substituir todos sem qualquer custo para as Távolas.


Outra importante pauta abordada pela diretoria do SCODRFB foi a necessidade de os Grandes Conselhos estimularem a participação dos Mestres Conselheiros e Presidentes dos Conselhos Consultivos a participarem dos Congressos Nacionais, uma vez que a Assembleia Geral do Supremo Conselho acontece nestas ocasiões e a frequência destes membros tem sido baixa.


Por fim, fora realizada uma visita à nova sede do Supremo Conselho, que contou com uma doação de R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais), arrecadada dentre os próprios presentes no Encontro de Líderes.


Texto: Emerson Salvador