top of page

​ Feliz dia da independência em 7 de outubro e 28 de outubro de 2018!

UMA REFLEXÃO SOBRE A INDEPENDÊNCIA Por: Aldino Brasil de Souza, Grão-Mestre da GLOMARON



O movimento cultural, liderado pela elite intelectual europeia, denominado iluminismo (1775-1800), procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval e provocou profundas transformações no mundo.

Muitos movimentos, em diferentes países e nações, levantaram as bandeiras de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Dentre eles, podemos citar a Revolução Francesa (1789-1799) que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu e depois nas américas, através de vários movimentos emancipacionistas, sobretudo após a independência dos Estados Unidos da América (1783).


Com as ideias e os ideais do Iluminismo, Simón Bolívar (liderou a Bolívia (1825), a Colômbia (1819), Equador (1822), Panamá (1821), Peru (1821) e Venezuela (1811) à independência) e San Martin (Argentina (1816), Chile (1818) e Peru (1821)), considerados os maiores libertadores da américa latina. Através deles, muitos países conseguiram se libertar dos jugos das cortes europeias.

Neste turbilhão de acontecimentos na América do Sul, desenrola-se a Independência do Brasil, como um processo pacífico, que se estendeu de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e o Reino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Todos esses movimentos liderados e realizados por Maçons, que muito se dedicaram às causas humanitárias, inclusive colocando em risco suas vidas.


Hoje, 7 de setembro de 2017, nos questionamos sobre a nossa real independência, pois na verdade ainda estamos vivendo sob o jugo de tiranos. Tiranos disfarçados de políticos que ceifam vidas e sonhos desviando bilhões do erário através da corrupção, um mal entranhado em nossas vidas.


É hora de darmos um basta e proclamarmos de vez a nossa independência, hoje não precisamos derramar sangue, podemos fazer isso de forma bem simples, pelo exercício da cidadania. Através do voto podemos nos livrar desta corja e tomarmos o poder do nosso País de volta. Precisamos ter a coragem e o desprendimento que tiveram nossos antepassados.

Use o poder e a arma que você dispõe. Escolha os seus candidatos com critérios. Pense no futuro. Lembre-se: VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS.


Feliz dia da independência em 7 de outubro e 28 de outubro de 2018!

15 visualizações
bottom of page