Sereníssimo Irmão Aldino Brasil participa das comemorações dos 90 anos da GLMMG.



Entre os dia 29 de setembro e 01 de outubro de 2017, O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, Irmão Aldino Brasil de Sousa, participou das comemorações dos 90 anos de Fundação da Grande Loja Maçônica do Estado de Minas Gerais - GLMMG.


Durante o final de semana houve a Palestra do Dr. João Otávio de Noronha - Ministro do Egrégio Superior Tribunal de Justiça e Corregedor do Conselho Nacional de Justiça e Assembleia Geral Plenária da GLMMG (restrita a maçons) no Palácio Maçônico - Sede da GLMMG, Cerimônia Pública com Homenagens, seguido de Jantar de Gala no Actuall Hotel em Contagem/MG.


Tambem durante o encontro o SGM teve a oportunidade de conhecer a pequena Júlia, nossa sobrinha de Belo Horizonte, Minas Gerais, 13 anos, idealizadora, coordenadora e executora do projeto LACRES DO BEM. Recentemente conseguiu adquirir e distribuir 229 cadeiras de rodas. Quem tiver interesse em conhecer e ajudar nesse projeto, favor acessar o site: www.lacredobem.com.br


Mensagem do Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, Serenissimo Grão-Mestre da GLMMG:


Numa tarde de domingo primaveril, 25 de setembro de 1927, na capital das Alterosas, em um Templo situado na Rua Rio de Janeiro, 987, reuniram-se as Lojas "Bello Horizonte" (BH); "Aspásia Hiram do Paraíba" (Porto Novo do Cunha); "Fraternidade Universal" (São Sebastião do Paraíso); "União Sertaneja" (Sete Lagoas); "Labor, Força e Virtude" (Muriaé); "Charitas" (São João Del-Rei); "Guilherme Dias" (Machado) e "Alfenas Livre" (Alfenas), todas egressas do Grande Oriente do Brasil, com o intuito de fundar a nossa Grande Loja, sob os auspícios e reconhecimento do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito Para a República Federativa do Brasil.

Esse Supremo Conselho, Potência máxima para o Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil, outorgou à Grande Loja recém fundada, em dezembro de 1927, a competente Carta Constitutiva, conferindo-lhe soberania, territorialidade e autorização de uso dos Rituais dos Graus Simbólicos.

Foi escolhido como primeiro Grão-Mestre o Irmão Manoel dos Reis Corrêa que, mediante sufrágios, governou a GLMMG em sucessivos mandatos até 10 de janeiro de 1935. Após a fundação, em seus primeiros dez anos, mais oito Lojas, originalmente criadas nos Grão-Mestrados de Manoel dos Reis Corrêa e Hermano Lott Júnior, passaram a integrar o quadro da novel Potência Maçônica, quais sejam: "Fidelidade Escocesa", "Brasil Central", "Luz e Caridade", "União Fraternal", "Fraternidade Poços Caldense", "Lealdade e Justiça", "União de Andradas" e "Justiça e Caridade".

Hoje, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais conta com 326 Lojas espalhadas por todas as regiões deste maravilhoso Estado de Minas Gerais. Além dos dois primeiros (Reis Corrêa e Hermano Lott Júnior), foram Grão-Mestres, entre junho de 1937 e junho de 2015, os ilustres Irmãos Antônio Vilella Teixeira de Azeredo, Luiz Sayão de Faria, José Cezário Horta, Álvaro Cavalcante de Oliveira, Mauro Gonçalves de Queiroz, Jonathas Anacleto de Morais, Hygino Marzo Júnior, Onéas D'Assumpção Corrêa, José Lopes Bragança, Raimundo José de Oliveira, Arlindo dos Santos, Ronaldo Braga, Getúlio Gadêlha Dantas, Eduardo Telino de Meneses, Celso Sérgio Ferreira, Tomaz Luiz Naves, Dálcio Antônio Cardoso, Antônio José dos Santos, Janir Adir Moreira e Leonel Ricardo de Andrade. Nesta data em que se comemora o seu 90º aniversário, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais é governada pelo Grão-Mestre Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, sendo Grandes Primeiro e Segundo Vigilantes os Irmãos Edilson de Oliveira e Sérgio Quirino Guimarães, respectivamente.

Ao ensejo desta comemoração de existência temporal conjugada com a história universal da Maçonaria e os seus lídimos princípios, valores e objetivos, ecoa o sentimento de todos Maçons: Perenidade à aniversariante!


56 visualizações