top of page

Delegação da Glomaron participa do York Rite In Brasilia II.


Entre os dias 02 a 05 de novembro de 2017, foi realizado em Brasília-DF, o evento York Rite in Brasília II, onde esteve presente uma delegação da GLOMARON.


O "York Rite" trata-se de um evento anual, com programação voltada aos Altos Graus do Rito de York americano, onde praticantes do Rito de todo o Brasil e de outras partes do mundo se encontram para celebrar e receber graus que são concedidos exclusivamente neste encontro.


A delegação da GLOMARON foi formada pelos seguintes Irmãos: Aldino Brasil de Souza (Grão-Mestre), Juscelino Moraes do Amaral (Grão-Mestre Ad Vitam), Izautonio da Silva Machado Junior, Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira, Antonio das Graças Souza, Vinícius José de Oliveira Peres Almeida, Fernando Santini Antonio e Ricardo José Gouveia Carneiro.


Por ocasião da solenidade de abertura, foram entregues as Cartas Constitutivas do Capítulo Madeira Mamoré n. 93 de Maçons do Real Arco, e do Conselho Exodus n. 43 de Maçons Crípticos, ambos corpos maçônicos sediados em Rondônia.


O Capítulo Forte Príncipe da Beira n. 68 e o Conselho Exodus n. 43, que são sediados no oriente de Cacoal, foram representados pelo Irmão Antonio Souza; o Capítulo Madeira-Mamoré n. 93, dos orientes de Porto Velho e Ariquemes foi representado pelo Seu Sumo Sacerdote, Irmão Marcus Vinícius, enquanto que o Conselho Lux Mundi, também sediado nos orientes de Porto Velho e Ariquemes, foi representado pelo seu Ilustre Mestre, Irmão Izautonio Machado Junior.


No evento, houve a concessão dos graus de Super Excelente Mestre e Royal Ark Mariner, a investidura na Ordem dos Cavaleiros Templários e na Ordem da Trolha de Prata, além da Unção dos Sumo Sacerdotes. Em todas estas solenidades houveram representantes do Rito de York de Rondônia participando, de acordo com a sua evolução no Rito.


Nesta edição do York Rite, os Irmãos Fernando Santini e Ricardo Carneiro colaram o grau de Super Excelente Mestre e foram investidos na Ordem dos Cavaleiros Templários; o Irmão Izautonio Machado Junior foi investido na Ordem da Trolha de Prata; o Irmão Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira foi Ungido como Sumo Sacerdote. Álém disso, os Irmãos Aldino, Juscelino, Izautonio, Marcus Vinícius, Vinícius José e Fernando Santini ingressaram no Royal Ark Mariner.


O Rito de York é o que mais cresce atualmente no Brasil, sendo o mais praticado em todo o mundo. É adotado pela GLOMARON nos graus simbólicos, onde já conta com quatro lojas maçônicas que o praticam, além de muitos Irmãos que o estuda nos corpos dos Altos Graus.


As Lojas simbólicas que praticam o Rito de York em Rondônia são as seguintes:

Loja Phoenix n. 30, de Cacoal;

Loja Jacques Demolay n. 36, de Porto Velho;

Loja Vale do Jamari n. 38, de Ariquemes;

Loja Rei Salomão n. 43, de Monte Negro.


A porta de entrada para os Altos Graus do Rito de York são os Capítulos de Maçons do Real Arco. Podem ingressar no Real Arco os Mestre Maçons que estejam regulares e pertençam a uma das três potências simbólicas reconhecidas pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil (CMSB, GOB e COMAB).

54 visualizações
bottom of page