• Emerson Boritza

Loja Maçônica Thêmis e Ágora Nº 20 participou do desfile de 7 de Setembro de Rolim de Moura.

Sendo um dos postulados de nossa Ordem a defesa da Pátria, os Obreiros da GBLS Thêmis & Ágora n. 20 não fugiram à responsabilidade e participaram do Desfile de 7 de Setembro em alusão à Proclamação da Independência do Brasil.


Enquanto os Maçons marchavam diante da plateia na arquibancada do Estádio Cassolão foi lido um resumo para os espectadores que abordou a Maçonaria em sentido amplo, a Gloramon no âmbito do estado de Rondônia e as ações da Oficina no município. Fez parte do resumo o texto a seguir:


Maçonaria é uma sociedade discreta e filosófica, filantrópica, iniciática e progressista. De caráter universal, cujos membros cultivam os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, principalmente o aperfeiçoamento intelectual e espiritual. A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite em seu seio, os homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito buscar sempre a da perfeição, a sua perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Existem no mundo aproximadamente 3,6 milhões de Maçons. A maçonaria teve influência decisiva em grandes acontecimentos da História mundial, tais como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. No Brasil, deixou suas marcas, especialmente na independência do Brasil, Proclamação da República, Inconfidência Mineira e na denominada "Revolução Farroupilha", tendo legado os símbolos maçônicos na bandeira do Rio Grande do Sul. Vários outros Estados da Federação possuem símbolos maçônicos nas suas bandeiras, como Minas Gerais, por exemplo. Há e houve na maçonaria mundial célebres personagens, entre os quais: Beethoven; Bach; Montesquieu; Voltaire; Lavoisier; Shakespeare; Martin Luther King; George Washington e Franklin Roosevelt (presidentes dos EUA); e no Brasil: Rui Barbosa; Quintino Bocaiúva; Dom Pedro I; Jânio Quadros e José Bonifácio, entre outros. A Loja Maçônica Thêmis & Ágora n. 20 de Rolim de Moura, fundada em 19/10/1996, é filiada à Grande Loja Maçônica do estado de Rondônia – GLOMARON, considerada uma Potência Maçônica regular a quem está subordina. São ações sociais desenvolvidas pela Loja Maçônica Thêmis & Ágora: CER – Centro Educacional de Rolim de Moura; Lar do Idoso Geraldo Fiuza Dias (em fase de construção); Casa de Apoio do Hospital São Daniel Comboni de Cacoal; Casa de Apoio do Hospital do Câncer de Porto Velho (em construção); Creche Alternir Tavares. Além de outras assistências à população de Rolim de Moura.


Ao final do Desfile o Venerável Mestre da Oficina, Irmão Emerson Boritza, agradeceu todos os Obreiros pela presença e enalteceu a organização do evento, que a despeito da falta de recursos públicos para este tipo de ação, ainda assim conseguiu manter a chama do sentido patriótico tão importante para uma nação.


Segundo o Venerável Mestre, é fácil falar em mudanças atrás de um smartphone e de um perfil numa rede social; ou, ficar replicando, indiscriminadamente, conteúdos de apologia político-partidária via WhatsAPP no conforto da sua casa. Todavia, o que transformará o Brasil é a ação prática, seja nas ruas em manifestações, na fiscalização do gasto do dinheiro público ou no cumprimento da lei, onde de fato se mostra cidadão soldado defensor de nossa Pátria amada. Embora nos pareça que o povo brasileiro de modo geral e a Maçonaria em particular, não nos têm fornecido mostras de que estão dispostos a sair da zona de conforto e mostrar suas faces em favor do Brasil. Como corolário desta inércia, vimos um estádio que sequer lotou pela metade num dia importância especial.


14 visualizações