top of page

Nos meses em que acontecem campanhas nacionais sobre prevenção contra o Câncer, a GBLS Thêmis e Àgor

Durante sessão econômica de Aprendiz do dia 30/10/2018, depois de ritualisticamente suspensos os trabalhos, a GBLS Thêmis & Ágora n. 20 recebeu o médico e Irmão da ARLS Acácia do Oeste de Rolim de Moura (filiada ao GOB), Dr. Volmir Rudgheri, com fito de proferir uma palestra acerca da “prevenção contra o câncer”.


OUTUBRO ROSA


Como é sabido, o “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.


Cumpre anotar que no Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. Tendo como curiosidade, a publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.


No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)


NOVEMBRO AZUL


Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.


Em vários países, o “Movember” é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.


Durante a palestra o Dr. Volmir fez ligações entre a prevenção da doença por parte do homem e por parte da mulher. Ele fez questão de afirmar que os sintomas, nem sempre levam ao diagnóstico da doença. Entretanto, o diagnóstico precoce, como é sabido, eleva exponencialmente a chance de cura. De outra feita, fez questão de derrubar vários mitos relacionados ao tema.


Presente durante a palestra, o Irmão Celso Maesima, bioquímico, fez questão de enaltecer a brilhante iniciativa da Loja em trazer as cunhadas, sobrinhas e sobrinhos para serem instruídos e participarem do debate de tão relevante importância na vida cotidiana.


O Venerável Mestre, irmão Emerson Boritza, disse que a intenção é agregar todos os familiares dos Maçons numa parte da sessão em que eles podem e devem participar. Certamente estas sessões com este modelo de dinâmica propiciará um ambiente de maior fraternidade, não só entre os irmãos, mas, e, sobretudo, entre estes, e estes com todos os familiares, Filhas de Jó e DeMoalys.


36 visualizações
bottom of page