top of page

Abertura da XVI WORD CONFERENCE OF REGULAR MASONIC GRAND LODGES – PANAMA 2018.

Entre os dias 14 e 17 de Novembro, na Ciudad de Panamá, acontece a XVI WORD CONFERENCE OF REGULAR MASONIC GRAND LODGES – PANAMA 2018, evento que reúne todas as Grandes Lojas Maçônicas Regulares do Mundo. A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia está sendo representada pelo Grão-Mestre Irmão Aldino Brasil de Souza e pelo Grande Secretário de Patrimônio Irmão Francisco de Assis Lima.


O Grão-Mestre do Panamá M:.V:.H:. Roberto Cueto Cisneros, fez a abertura do evento desejando as boas vindas e afirmou que todos ficarão com saudades do Panamá quando partirem para seus lares. Enalteceu a função do Canal que faz a ligação entre os Continentes e a luta para construção e a retomada do Canal.


O Secretário Geral da Conferência, Irmão Radu Balanescu - Grão-Mestre da Grande Loja da Romênia, usando da palavra descreveu a estrutura conferencia, informando quem vota e as Grandes Lojas que não estão com a documentação em dia, serão ouvintes, e desejou a todos uma excelente conferencia.


Irmão Thomaz Jackson durante sua fala disse que agradece demais a Maçonaria, pois sem ela jamais teria conhecido tantos Irmãos espalhados pelo mundo e que os desafios da Maçonaria no mundo afora são enormes.


Irmão Robert P. Conley, Presidente do Memorial George Washington, localizado na cidade de Washington DC, demonstrou a importância do Presidente George Washington, Irmão Maçom e cidadão do mundo. Explicou o funcionamento do Memorial que é custeado pelas Grandes Lojas Norte-Americanas. Convidou a todos Irmãos que em passagem por Washington DC, Virginia, USA, façam uma visita ao Memorial.


ATUALIZAÇÃO 16/11/2018:

NA sexta pela manhã teve inicio o Encontro com a fala do Grão- Mestre da Colômbia pleiteando que a Conferencia Mundial do ano de 2022 faça seu encontro naquele país, comemorando centenário da Maçonaria naquele país. O Grão-Mestre da Italia também fez uso da palavra informando que esta muito difícil a situação dos Maçon naquele país, dado ao envolvimento com politica, alguns Irmãos e até Past Grão-Mestre já foram sequestrados pela máfia Italiana.


O Grão-Mestre da Loja Prince Hall dos EUA, que é a primeira loja composta somente por maçons negros e que tem em seus quadros o Ex-Presidente Barak Obama. O Grão- Mestre falou um pouco da história, desde a sua criação durante o período da segregação racial, onde os negros não podiam frequentar lojas de brancos.


A Conferencia ocorre a cada 18 meses, sendo que a próxima será em Maio de 2020 em Israel e em 2011 no mês de Novembro, na Alemanha.

Após votação, em que Rondônia teve direito de voto, o Grão-Mestre da Espanha – Oscar Delalfonso, foi eleito novo Secretário Executivo da Conferência


54 visualizações
bottom of page