top of page

52ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CMSB. Porto Velho – RO

O evento, inicialmente, foi presidido pelo deputado estadual Laerte Gomes e homenageou personalidades da maçonaria rondoniense que prestam relevantes serviços à sociedade.


A solenidade, estabelecida por meio do requerimento nº 232/2023, integrou a programação de eventos da 52ª Assembleia Geral Ordinária da Glomaron e da Grande Oriente do Brasil/Rondônia. A mesa foi composta pelo deputado Laerte Gomes, pela presidente da Ameron, Euma Tourinho, pela superintendente executiva da Polícia Rodoviária Federal, Beatriz Magri Tomasi, pelo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), Paulo Benevenute Tupan, pelo Grão Mestre da Loja Maçônica do Estado de Santa Catarina, Paulo Augusto Meira de Albuquerque, pelo Grão Mestre da Grande Oriente do Brasil/Rondônia, Claudenilson Alves, pelo representante do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Glodner Pauletto, e pelo vereador Aleks Palitot (PTB).


Durante a sessão solene, diversas autoridades destacaram a importância da maçonaria para o desenvolvimento de Rondônia e enalteceram o reconhecimento das personalidades homenageadas. O deputado Laerte Gomes ressaltou a relevância da maçonaria e a aprovação unânime das comendas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa. “É uma festa muito importante que demonstra a importância da maçonaria no desenvolvimento dentro de Rondônia. Isso também mostra o reconhecimento além das comendas que foram aprovadas por todos os parlamentares da Casa de Leis por unanimidade”, frisou Gomes.


Para a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, a maçonaria representa perseverança e desempenha um papel importante na sociedade e na história mundial. “A maçonaria, a par de ser uma organização fraternal, é responsável por coisas muito importantes no país e no mundo. Teve influência decisiva em grandes acontecimentos mundiais como a Revolução Francesa, a Independência dos EUA, aqui no Brasil a Farroupilha e a Inconfidência Mineira. A maçonaria tem inegável importância dentro da sociedade mundial e por essa importância, eu me rendo aos senhores, numa atitude de profundo respeito e admiração e desejo que esse encontro que será realizado até sexta-feira congregue e daqui saia ainda mais evolução ao país, bons propósitos, como são os membros com esse poder intelectivo que reúne tantas pessoas do bem e de bem”, acrescentou a juíza, após ressaltar a importância geopolítica de Rondônia.


O evento contou com a presença de Geraldo Macedo, representante da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), que destacou a importância do encontro internacional realizado em Porto Velho. “É uma oportunidade muito importante onde nossa confederação reúne todos os estados para este momento em Porto Velho”, disse Macedo.


Durante a solenidade, cinco membros da maçonaria rondoniense foram homenageados com o título honorífico de cidadão honorário do Estado de Rondônia. São eles: Claudenilson Alves, Antônio Carlos Nascimento, Antônio Carlos Ferracioli, Paulo Benevenute Tupan e Walter de Oliveira Bariani. Além disso, a Assembleia Legislativa de Rondônia concedeu votos de louvor a integrantes da maçonaria que contribuem com a sociedade, conforme o requerimento 317/2023. Também foram concedidos votos de louvor a entidades e membros da maçonaria rondoniense, conforme o requerimento nº 316/2023.


Claudenilson Alves, representando todos os homenageados da noite, expressou sua gratidão à Assembleia Legislativa pela homenagem. “Temos o maior respeito à Casa de Leis, que tem demonstrado muito trabalho em prol do nosso povo. Aqui estamos contando a nossa história, criando a nossa família e ajudando os menos favorecidos. Gratidão ao deputado Laerte Gomes por ter proposto esta homenagem”, frisou Alves.


Ao final da cerimônia, o deputado estadual Laerte Gomes foi homenageado com a comenda Jorge Teixeira de Oliveira da Glomaron, em reconhecimento ao seu comprometimento com o desenvolvimento e bem-estar da população de Rondônia.


A 52ª Assembleia Geral Ordinária da Glomaron e da Grande Oriente do Brasil/Rondônia teve início no dia 12 de julho e continuará até o próximo domingo (16) em Porto Velho, reunindo membros da maçonaria de todo o país.



103 visualizações

Comentarios


bottom of page