Nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, no Oriente de Berlim, foi realizada a Conferência Trienal das Grandes Lojas Unidas da Alemanha, que recebeu a presença de 30 Delegações de 29 países diferentes, totalizando aproximadamente 130 irmãos presentes. Os únicos representantes da América do Sul foram os Irmãos Juca Castro, Grande Representante das Grandes Lojas Unidas da Alemanha e da Grande Loja Regular da Bélgica junto à GLESP; Danilo Augusto Dobner, da Loja São João da Escócia nº 40 da GLESP, do Oriente de Mirassol, e Izautonio da Silva Machado Junior, Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - GLOMARON.
O evento contou com diversas atividades, entre elas uma sessão maçônica na sede das Grandes Lojas Unidas da Alemanha, e um Banquete Festivo no Hotel Pullman Berlin Schweizerhof.
Na ocasião, o Irmão Izautonio Machado presenteou em nome da GLOMARON o Grão-Mestre anfitrião, Michael Volkwein, com uma Placa em alusão à fraterna amizade e ao recente Tratado celebrado com as Grandes Lojas Unidas da Alemanha.
A Maçonaria na Alemanha remonta ao ano de 1727, e sua primeira Grande Loja foi fundada no ano de 1740. As Grandes Lojas Unidas da Alemanha, possuem esse nome pois é composta por cinco Grandes Lojas:
Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos da Alemanha Velha
Grande Loja Landesloge de Maçons da Alemanha
Grande Loja Mãe Nacional
Grande Loja Canadense e Americana
Grande Loja dos Maçons Ingleses na Alemanha
As cinco Grandes Lojas reunidas contam com cerca de 15.071 obreiros e 497 Lojas jurisdicionadas, e se organizam através de um Senado, que possui um Grão-Mestre e seu Adjunto, o qual representa a Maçonaria da Alemanha no plano internacional. Seu lema é "O bom exemplo não é uma forma de influenciar outras pessoas, é a única forma".
A participação da GLOMARON neste evento reforça a sua aliança com a Maçonaria alemã, amplia a sua rede de contatos maçônicos naquele país e também em relação aos demais países participantes, ampliando o nosso circuito de alcance da fraternidade maçônica no Velho Mundo.
Texto: JOÃO CASTRO JR (GLESP) e IZAUTONIO MACHADO (GLOMARON).
Comentarios