top of page

CRIADOR DA NOVA BANDEIRA DA CMSB É DA GLOMARON

Na última semana, entre os dias 13 à 16 de julho, ocorreu a 51ª Conferencia da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, na cidade de Florianópolis – SC. Onde concentrou os vinte e sete Grão-Mestres e representantes para reuniões e assembleia geral, além do encontro das potências regulares da maçonaria no Brasil, sendo: o Grande Oriente do Brasil - GOB, Grandes Lojas (CMSB) e a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB.


Dentre as pautas para o encontro, ocorreu a revelação da nova bandeira da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. Ficando escolhida a bandeira criada pelo irmão Valber Filho Menezes Gama, membro da Loja Jacques DeMolay nº 36 da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON.


A CMSB ainda no mês de junho, lançou o EDITAL Nº 002/CMSB/2021-2023, onde informava o objetivo e requisitos para participação no concurso cultural. O edital contemplava até três sugestões por irmão no concurso.



O secretário geral da CMSB, irmão Aldino Brasil de Souza, revelou o pódio das três bandeiras mais votadas pelos Grão-Mestres. Ficando em 3º Lugar: Irmão Vantuir Pizani, 2º Lugar: Irmão Valber Gama e em 1º Lugar: Irmão Valber Gama, novamente!


Ao ser revelada minha bandeira, como a escolhida para representar a nossa confederação e as 27 grandes lojas do Brasil, não acreditei, pois sabia que teria irmãos de alto nível participando concurso. Mas, ao ver a bandeira materializada, fiquei muito honrado. Pois, além de ser um fruto de várias criações, já produzida por mim, é uma criação de um obreiro do Estado de Rondônia, um obreiro oriundo das fileiras da Ordem DeMolay, que já ocupou vários cargos, como Mestre Conselheiro do Capítulo José Zito da Silva nº 604, Ilustre Comendador da Cavalaria, Presidente de Colégio e Associação Alumni de Rondônia e Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay de Rondônia”. Citou irmão Valber Gama, que ocupa a função de secretário de gabinete do Grão-Mestrado da GLOMARON.



161 visualizações
bottom of page