top of page

Glomaron realiza evento Comemorativo ao Centenário do CEL. JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA.

Nos dias 01 e 02 de junho do ano corrente, foi realizado um Evento Virtual Público alusivo ao centenário do Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, promovido pela GLOMARON e pela ARLS Virtual Lux in Tenebris nº 47, que contou com a presença de Irmãos e convidados de todo o Brasil, em reunião online por intermédio da plataforma Zoom.

Sob o comando do Grão-Mestre Paulo Benevenute Tupan, o primeiro dia de atividades teve início com o Prof. Célio Leandro fazendo uma excelente palestra de lançamento da revista comemorativa “Jorge Teixeira: cem anos de história”, obra literária patrocinada pela GLOMARON que conta com artigos de diversos autores e discorre sobre a história do Cel. Jorge Teixeira, suas ações políticas e participação efetiva na fundação da GLOMARON, da qual é Grão-Mestre de Honra. Após a palestra, vários presentes fizeram discursos e depoimentos sobre a vida e obra de Jorge Teixeira, dentre os quais o ex-Governador Daniel Pereira, Rui Teixeira (filho de Jorge Teixeira), Rui Filho (neto de Jorge Teixeira), Joel de Oliveira (serviu nas Forças Armadas e conheceu Jorge Teixeira), Cláudio Santini (GM Adj. Ad Vitam da GLOMARON), Aleks Palitot (Vereador de Porto Velho), entre outros que enriqueceram o evento com valiosas informações.


O segundo dia de evento, que foi dirigido pelo GM Tupan e pelo GM Ad Vitam Aldino Brasil de Souza, teve foi atividade inaugural a magistral palestra “Jorge Teixeira, antes e depois”, proferida pelo Prof. Aleks Palitot, onde foi traçada a trajetória de Rondônia, desde seus primórdios até a elevação à categoria de estado, enaltecendo a participação de nomes ilustres, com destaque à atuação do Cel. Jorge Teixeira. O ex-deputado federal Assis Canuto, por sua vez, fez um depoimento memorável, onde enalteceu vários feitos e qualidades pessoais de Jorge Teixeira, contando episódios de sua passagem pelo Estado de Rondônia. O GM Ad Vitam Aldino Brasil de Souza apresentou e explicou uma série de imagens históricas alusivas à participação de Jorge Teixeira nos primórdios da GLOMARON, bem como de seu Memorial sito da capital do estado. Além de tudo isso, vários presentes proferiam discursos e depoimentos que adornaram o evento, como as participações do GM de Mato Grosso, Ir. Darci, Rui Teixeira e Rui Filho, Célio Leandro, Luciano Botelho, Roberto Parentins, entre outros.


Além do apoio da Loja Virtual Lux in Tenebris e seu VM Izautonio Machado, o evento contou também com o apoio da Loja Virtual Luz e Conhecimento – GLEPA e seu VM Ednilson Silva.


Quem perdeu a oportunidade de participar, ou deseja assistir novamente estas reuniões históricas, pode acessar as gravações que estão disponíveis no YouTube:


Gravação do 2° dia: https://youtu.be/HzPSpRzlFpI



80 visualizações
bottom of page