top of page

Grão-Mestrado participa da XVI Assembleia da Confederação Maçônica Interamericana (CMI).

O Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Paulo Benevenute Tupan, acompanhado do Eminente Grão-Mestre (Grande Secretário de Relações Exteriores), Irmão Francimar Dias Rodrigues, estiveram em Brasília-DF, do dia 05 a 08 de março 2020, participando da XVI Assembleia da Confederação Maçônica Interamericana (CMI).


No dia 05, das 09:00h às 12:00h, foi realizada uma reunião com o Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Irmão Cassiano Teixeira de Morais, com os Sereníssimos Grãos-Mestres, sobre as atividades da Confederação e prestação de contas. O Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Secretário-Executivo Geral da Conferência Mundial de Grades Lojas Maçônicas Regulares, falou sobre o evento previsto para se realizar em maio, em Israel, e das dificuldades enfrentadas, posto que, com o advento do Covid-19, a realização da Conferência será em Nazaré.


À noite participaram do jantar Ritualístico de abertura da Assembleia da CMI, momento em que o Secretário-Geral e o Presidente da CMI.


No dia 06, pela manhã, participaram das seguintes palestras:

- Futuro da Maçonaria Latino-Americana; Maçonaria X Igreja Católica; Organizações Para maçônicas; Rito Escocês Antigo a Aceito; 3 Aspectos da evasão maçônica.

- À tarde, painel de debates.

No dia 07, pela manhã, deliberações da CMI que farão parte do documento que será divulgado pelo Secretário-Geral.

No período da tarde foi realizado o Fórum dos Grandes Secretários de Relações Exteriores com os seguintes temas:

- Adoção de um Livro que conste os dados das Potências Maçônicas filiadas à CMI, nos moldes do “List Of Lodge” americano, tendo-se decidido por sua implementação, à princípio por PDF (Portable Document Format), e futuramente em livro.

- Orientação à Grande Loja do Panamá, para que, através da Zona 3, manifeste-se sobre aspectos relacionados à possível penetração de Potência Maçônica estrangeira em seu território, e encaminhe à CMI para fins de inclusão em pauta, numa próxima Assembleia.

- Participaram deste fórum, 31 (trinta e um) Grandes Secretários e Grãos-Mestres, além dos brasileiros, dos seguintes países:

- Honduras; México; República Dominicana; Panamá; Argentina; Paraguai; Peru; Bolívia; Chile; e, Espanha.


À noite participaram do jantar de encerramento e entrega da bandeira da CMI ao Grão-Mestre do Equador, que será a sede da próxima Assembleia, em Quito.


Veja aqui as imagens!

30 visualizações
bottom of page