top of page

Loja Virtual realiza Seminário sobre AS SETE CIÊNCIAS

Realizado nos dias 19 e 20 de março pela Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, juntamente com a Academia Maçônica de Letras de Rondônia – AMLRO, o Seminário As Sete Ciências ou Artes Liberais contou com o apoio das Lojas virtuais Lux in Tenebris e Luz e Conhecimento e ainda com o site M33.

O evento teve lotação máxima de quinhentos participantes no primeiro dia, superando todas as expectativas, o que implicou na ampliação da capacidade da sala virtual da GLOMARON para comportar os Irmão no segundo dia, quando estiveram presentes mais de seiscentos e cinquenta participantes.

A abertura oficial ficou a cago Irmão Paulo Benevenute Tupan, Grão-Mestre da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON e do Irmão Carlos Alberto Paraguassu Chaves, Presidente da Academia Maçônica de Letras de Rondônia – AMLRO. Em homenagem ao mês das mulheres, a cunhada Carlete Rosana Ferreira Marques, da Bahia, cantou o hino nacional brasileiro. Seguiu-se com a introdução sobre As Sete Ciências ou Artes Liberais pelo Irmão Izautonio Machado, Venerável Mestre da Loja Virtual Lux in Tenebris.

O primeiro dia, dedicado ao Trivium, abordou a Gramática, que foi discorrida pelo Irmão Márcio dos Santos Gomes, Mestre Instalado, Grau 33 e Membro da Academia Mineira Maçônica de Letras; seguiu-se a Retórica, com o Irmão Vanderlei Coelho, Mestre Instalado, Grau 33 e Membro da Academia Maçônica de Letras de Rondônia, fechando finalmente com a Lógica, pelo Irmão Jonilson Silva Bogéa, Mestre Instalado, Grau 30 e Membro da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes de São Luís, Maranhão.

Já no segundo dia, foi a vez do Quadrivium, abrindo com a Aritmética, pelo Irmão Aldino Brasil de Souza, Grão-Mestre ad vitam da Glomaron, Grande Inspetor Litúrgico de Rondônia e Membro da Academia Maçônica de Letras de Rondônia; em seguida foi a vez da Geometria pelo Irmão José Airton de Carvalho, Mestre Instalado, Grau 33 e Membro da Academia Mineira Maçônica de Letras; depois a Música, com o Irmão Edney Ocampo de Souza, Mestre Instalado, Grau 33 e Delegado da 9ª Região da Grande Inspetoria Litúrgica-RO, e por derradeiro, a Astronomia, com o Irmão Jorge Antônio Vieira Gonçalves, Mestre Maçom, Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais e Professor da Universidade Federal de Sergipe.

Cada palestrante foi agraciado com um lindo Diploma, e os participantes com Certificados de Presença, materiais estes esculpidos pelo Irmão Joel Guimarães.

O seminário sobre As Sete Ciências ou Artes Liberais, entrou para a história como um dos maiores eventos maçônicos virtuais de todos os tempos, e os Irmãos, ávidos por conhecimento aguardam ansiosamente por mais um grande evento realizado pela GLOMARON, que tem sido pioneira e servido de farol a iluminar a Fraternidade nestes tempos obscuros de pandemia.


Pesquisa realizada: Com o fito de fazer um levantamento estatístico do grau de satisfação do seminário, foi realizada uma pesquisa em que 146 Irmãos responderam a um questionário. Feitas as médias de 0 a 100 com base nas respostas obtidas, os resultados foram excelente, senão vejamos:


1. Como você classificaria a organização do seminário? Média 96,7

2. Como você classificaria a pontualidade do seminário? Média 92,7

3. Como você classificaria a relevância do tema do seminário? Média 97,2

4. Classifique o nível de conhecimento dos palestrantes: Média 97,5

5. Como você classificaria o material utilizado no seminário? Média 96,8

6. O conteúdo apresentado foi útil? Média 96,8

7. A duração do seminário foi satisfatória? Média: 93,4

8. O seminário cumpriu as suas expectativas? Média 97,9

9. O seminário ajudou você a obter novos aprendizados ou conhecimentos? Média 98,6


131 visualizações
bottom of page