top of page

Ordem DeMolay Rondoniense sobe mais de 20 posições no Ranking Nacional de Avaliação de Gestão





No ano de 2012 o Supremo Conselho adotou o Avaliador de Gestão como uma ferramenta para acompanhar e medir sua efetividade administrativa, bem como a eficiência de seus Grandes Conselhos (GCEs), Capítulos, Priorados e Cortes. Nesse sentido, o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay de Rondônia saiu da 27º posição para o 6º lugar no ano de 2019/2020, desbancando vários outros GCEs com maiores estruturas, sendo que o AV Gestão é o principal indicador de como está à saúde de nossas organizações.


Rondônia alcançou o patamar histórico de 3° LUGAR NO ÂMBITO NACIONAL como o Estado que mais concluiu Campanhas Nacionais – CNIE (campanha destinada aos Mestres Conselheiros) e Caneta de Ouro, (campanha destinada aos escrivães dos Capítulos). Atualmente, apresentamos em Rondônia um percentual de: 67% de concludentes – Campanha Nacional de Incentivo à Excelência – Capítulos e 61% de concludentes no Caneta de Ouro – ”https://demolayro.org.br/recorde-nas-campanhas-nacionais/”.


Outro destaque do ano foi o Certificado de Referência Nacional – projeto que visa premiar qualitativamente nossas organizações (Capítulos, Priorados, Castelos e Gabinetes Estaduais) – compreendendo, basicamente, uma indicação das nossas melhores organizações.


Pela primeira vez e de forma excepcional, o Gabinete Estadual de Rondônia figurou como o 5º melhor do país e o Priorado “Cavaleiros do Portal da Amazônia” ocupou o 4º lugar entre os melhores Priorados do Brasil! As congratulações especiais vão para os sobrinhos André Pereira e Pedro Vieira, pois atuaram como Ilustres Comendadores Cavaleiros (ICCs) do Priorado “Cavaleiros do Portal da Amazônia” e, de maneira muito especial, ao sobrinho João Endringer, por ter atuado como ICC do Portal no mesmo período de Campanha, enviando a maioria das atividades aprovadas, bem como Mestre Conselheiro Estadual, remetendo todos os relatórios do Gabinete Estadual.


Cumpre destacar que o Gabinete Nacional organizou uma gincana de cunho educacional denominada SUPREMO DEBATE, a qual teve participação de mais de 300 DeMolays (divididos em equipes), tendo a equipe de Rondônia – Cogitare – conquistado a 2ª colocação no campeonato nacional.


De madeira muito intensiva de trabalho, o GCE-RO e o Gabinete Estadual criaram projetos de incentivo à iniciação, capacitação ritualística, além de desempenhar uma gestão financeira saudável, focando especialmente na transparência (tendo a prestação de contas através do SISDM quase em tempo real) e no uso consciente do dinheiro angariado pelas taxas de manutenção de nossa instituição e noticiadas em nossa plataforma oficial do GCE-RO: ”https://www.demolayro.org.br/”.

Por fim, registro que o ano de 2019 foi um marco para a história da Ordem DeMolay Brasileira, em todos os seus cenários, considerando que o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) e o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB), unificaram-se, criando assim o Supremo Conselho DeMolay Brasil, passando a existir somente uma Ordem DeMolay no país.


Importante recordar que, por conta dos líderes de ambas entidades (SCODB e SCODRFB), tivemos uma transição harmoniosa para a nova estrutura em Rondônia, sendo o Supremo Conselho DeMolay Brasil o único patrocinado pelo DeMolay Internacional e com competência para administrar a Ordem DeMolay, registrando o empenho e dedicação do Grande Mestre da antiga estrutura SCODB, o Irmão Luiz Paulo Severiano Fernandes Neto e o sobrinho Mestre Conselheiro Estadual Rômulo Abel Rodrigues dos Santos.


O Grande Mestre Estadual Ulysses Sbsczk destaca que tudo isso ocorreu somente no primeiro ano da gestão e que muito ainda nos aguarda no próximo ano, sempre trabalhando com muita responsabilidade e respeito, protagonizando o DeMolay Ativo, para quem a Ordem deve ser feita e trabalhada.

105 visualizações
bottom of page