top of page

Visita do Grão-Mestre a Nova York/USA.

No dia 16 de fevereiro de 2024, o Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMARON, Ir. Paulo Benevenute Tupan, em viagem oficial aos Estados Unidos da América acompanhado do Grande Secretário de Relações Exteriores da GLOMARON, Ir. Izautonio Machado, visitou a Brazilian Lodge #1182 e a Garibaldi Lodge #542, jurisdicionadas à Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos do Estado de Nova York.

 

Ambas as Lojas realizam as suas reuniões duas vezes por mês no Masonic Hall da Grande Loja de Nova York; a Brazilian Lodge na “Sala Gótica” e a Garibaldi Lodge na “Sala Coríntia”.

 

A Garibaldi Lodge possui uma grande relevância histórica, por ter sido fundada em 1853 por imigrantes italianos, sendo a primeira Loja de língua italiana dos Estados Unidos, batizada com o nome do herói de dois mundos, Giuseppe Garibaldi. Por sua vez, a Brazilian Lodge foi fundada aos 7 setembro de 2001 por brasileiros residentes naquela cidade, com o ideal de servir como um elo de integração e fraternidade entre maçons brasileiros e americanos.  


As relações entre a Brazilian Lodge e a GLOMARON estão intrinsecamente interligadas com o ressurgimento dos graus simbólicos do Rito de York no Brasil, que há cerca de cem anos estava descontinuado. Por ocasião da fundação da Loja Phoenix nº 30, os irmãos de Cacoal/RO estabeleceram intercâmbio com a Brazilian Lodge, obtendo os primeiros rituais e o apoio que segue até os dias atuais, sendo a Loja Phoenix da GLOMARON a mais antiga Blue Lodge em atividade no Brasil.

 

Na época destes fatos históricos, o Sereníssimo Grão-Mestre Paulo Tupan era o Grão-Mestre Adjunto da GLOMARON, e em tempos recentes, ele recebeu o título de Membro Honorário da Brazilian Lodge.

 

Por ocasião da visita à Brazilian Lodge, o Grão-Mestre da GLOMARON concedeu a Distinção Honorífica Comenda Irmão Jorge Teixeira de Oliveira aos Irmãos Juceley Kumpel Pimentel, Venerável Mestre e Michele Mestolo, Grande Representante da Grande Loja do Rio Grande do Sul – Brasil junto àquela jurisdição.

Comenda Jorge Teixeira: Irmãos Juceley Kumpel e Michele Mestolo


Durante a visita à Garibaldi Lodge, concedeu a mesma honraria ao irmão Willian César de Lima, Deputado do Grão-Mestre no Distrito Maçônico de Manhattan:



A Grande Loja de Nova York, fundada no ano de 1782, é uma das potências maçônicas mais importantes do mundo, por sua posição de liderança na América do Norte, contando com aproximadamente 24 mil membros distribuídos em mais de 800 lojas. A sua Loja mais antiga é a St. John's Lodge # 01, fundada em 1757, a qual tem a elevada honra de ser a guardiã da Bíblia sobre a qual George Washington fez o seu juramento como o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América.

 

A visita do Grão-Mestre e do Secretário de Relações Exteriores contou com o apoio logístico do estimado Ir. Valdemar dos Santos Queiroz, maçom brasileiro residente em Nova York e Grande Representante da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - Brasil.


Texto: Grande Secretaria de Relações Exteriores da GLOMARON.

128 visualizações

Comments


bottom of page