AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA
ESTRELA RENASCENTE N° 02
[ INFORMAÇÕES ]
________
Av. Lauro Sodré, 2431 - Pedrinhas
PORTO VELHO - CEP 76801-575
Data da Fundação: 21/04/80
Sessões: Segunda-feira, 20h
Fones: (69) 99922-1614
E-mail: vm.er02@glomaron.org.br
sec.er02@glomaron.org.br
[ HISTÓRIA ]
________
A história da Fundação da Loja Estrela Renascente n. 02, inicialmente registrada na Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas – GLEAN, sob o n. 37, está gravada na memória dos obreiros que tiveram o propósito de verem fundada uma Oficina das Grandes Lojas em Porto Velho. A este desiderato, foi promulgado o Decreto n. 031-77/90, de 20 de agosto de 1979, pela GLEAM, sendo então realizadas reuniões preparatórias em 1979, com a finalidade de serem tomadas as primeiras providências pró-fundação.
Na época, o saudoso Irmão Jorge Teixeira de Oliveira havia sido designado pelo Governo Federal para preparar a transformação do então Território Federal de Rondônia em Estado e com esse advento muitos Maçons foram transferidos para Porto Velho e outros compunham a equipe de trabalho do governador.
Após um período embrionário de aproximadamente oito meses, o Irmão Antônio Adelino Gurgel do Amaral, filho do interior do Amazonas e já vivendo em Porto Velho, deslocou-se para Manaus para conclusão do curso de Engenharia, e retornou à Porto Velho com a orientação do então Grão Mestre da GLEAM, para acelerar o movimento de fundação e como reforço a esta iniciativa, o Grão Mestre fez publicar um adendo ao Decreto n. 031, em 31 de março de 1980, credenciando o Irmão Antônio Adelino Gurgel do Amaral a tomar frente nas articulações com o intuito de tornar mais rápida a fundação.
Em 21 de abril de 1980, dando cumprimento ao Decreto n. 031-77/80, de 20 de agosto de 1979 e ao Adendo de 31 de março de 1980, da GLEAM, reuniram-se os Irmãos na Rua Rogério Weber, 2065, onde funcionava a CAERD e depois o Tribunal de Justiça do Estado, e nessa data ficou definida a composição da Primeira Diretoria Provisória composta pelos Irmãos: Antônio Adelino Gurgel do Amaral, José Renato da Frota Uchoa, Eudes Marques Lustosa, Zenildo Pinto do Nascimento, Antônio Eneas Frota Mendes, Reginaldo Vieira de Vasconcelos e João Alfaia.
Por escolha unanime assumiu a presidência dos trabalhos o Irmão Antônio Adelino, que fez a leitura do Decreto e do Adendo de autorização para a fundação da nova Loja, sendo propostos vários nomes para a sua denominação, dentre os quais o de ESTRELA RENASCENTE, sugerido pelo Irmão Eneas Frota, o qual foi aceito. Vale salientar que esse nome faz alusão ao renascimento de uma nova oficina das Grandes Lojas em Porto Velho, visto que a Loja União e Perseverança, que inicialmente era vinculada à GLEAM, transferiu-se para o Grande Oriente do Brasil – GOB.
A Diretoria para reger os destinos da novel oficina ficou assim constituída: Venerável Mestre: Irmão Antônio Adelino Gurgel do Amaral, 1º Vigilante: Irmão Antônio Eneas Frota Mendes, 2º Vigilante: Irmão Zenildo Pinto do Nascimento, Orador: Irmão Eudes Marques Lustosa e Secretário: Irmão Reginaldo Vieira de Vasconcelos. Essa Diretoria ficaria incumbida de escolher os outros nomes para preenchimento dos cargos vagos, o que foi feito posteriormente. Segundo a Ata de Fundação, consta como fundadores os Irmãos Antônio Adelino Gurgel do Amaral, Antônio Eneas Frota Mendes, Zenildo Pinto do Nascimento, José Renato da Frota Uchoa, João Alfaia, Reginaldo Vieira Vasconcelos e Eudes Lustosa. Deixa-se de mencionar outros fundadores, como os Irmãos Cyrillo Leopoldo Carvalho da Silva Neves, Jorge Teixeira de Oliveira, Jaime Silva e demais, por não constarem suas assinaturas no Livro de Presença da época.
A primeira Carta Constitutiva foi expedida pela GLEAM constando nela a data da expedição do Decreto n. 031, de 20.08.1979 e não a verdadeira data de fundação, ou seja, 21.04.1980. A Instalação da Loja ESTRELA RENASCENTE foi realizada no dia 02 de maio de 1980, no Templo da Loja União e Perseverança n. 947, do Grande Oriente do Brasil – GOB, situado à Rua Dom Pedro II com José Bonifácio. Esse ato foi oficializado através do Decreto n. 018-GM-77/80, do Grão Mestre da GLEAM, com a presença dos Irmãos Fundadores e de uma Comissão da GLEAM cujos membros eram: Irmãos Marcelo de Souza Pauxis, Orlando da Costa Coimbra e Jeová Matusalém Bonfim. Também estiveram presentes na Sessão de Instalação os Irmãos do Quadro e ainda os Irmãos Aldemar Paraguassu, José Roque Alise, Sebastião Ferreira dos Santos, bem como o Venerável Mestre da Loja União e Perseverança, Irmão Manoel Messias Paula de Sá.
A primeira Sessão Magna de Iniciação da Loja ESTRELA RENASCENTE foi realizada no Templo da Loja União e Perseverança, tendo sido iniciados os neófitos Luciano José Quintão, Antônio Monteiro Filho, José Pereira dos Santos, Alan Gurgel do Amaral, Antônio Orlandino Gurgel do Amaral, Francisco Martins de Queiroz e Álvaro Lustosa Pires.
O Templo próprio da Loja ESTRELA RENASCENTE foi inaugurado e sagrado no dia 10 de abril de 1985, no prédio da Av. Lauro Sodré, 2431, bairro Pedrinhas, em Porto Velho em Sessão presidida pelo Irmão Manoel Ribeiro, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas, com a presença de autoridades maçônicas daquele Estado, assim como do Estado do Acre, dentre elas o Grão Mestre Irmão Adonay Barbosa dos Santos, do Território Federal de Roraima, constando o Grão Mestre Irmão Orlando Marinho, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas de Porto Velho, bem como a presença maciça da maçonaria rondoniense.
[ VENERÁVEL MESTRE ]
________
[ EX-VENERÁVEIS ]
________