AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA SABER E FRATERNIDADE N° 04

Av. Tabapuã, 2565 - Setor 04 - Fone 3535-3588 - Caixa Postal 330
Data de Fundação: 09/11/85 - Reuniões às 2ª Feiras às 20:00 horas 
V∴ M∴ MARCELO ALMEIDA TABOSA – Fone: (69) 98402-869
E-mail: vm.sf04@glomaron.org.br
sec.sf04@glomaron.org.br
76870-000 - ARIQUEMES - RO

Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.

Os encontros eram freqüente e sempre os mesmos apareciam: Alano de Souza Correa, Mauro França de Lacerda, Ademar da Silva Raposo, Pedro Eliziário, Francisco Alexandre da Fonseca e Flávio Gaspar de Carvalho.

No mês seguinte, além daqueles citados acima ainda compareceu Godofredo de Souza Moraes e um médico recém chegado chamado Confúcio Moura.

Após vários encontros, sempre em lugares improvisados, no dia 07 de abril de 1979 foi criada a Loja Vigilantes da Ordem nº 2036 do GOB, oficialmente o primeiro grupo Maçônico do município de Ariquemes.

Em 26 de junho de 1985, ocorreu uma pequena discordância de opiniões na Loja Vigilantes da Ordem e, alguns Irmãos se afastaram e começaram se reunir em outro local e em 09 de novembro de 1985 foi fundado a Loja Saber e Fraternidade, número 04 no estado, pois até então as Lojas pertenciam a Grades Lojas do Estado do Amazonas a GLOMAM, e com isso foi a primeira Loja criada após a fundação da GLOMARON no nosso Estado.

Naquela ocasião o primeiro Grão Mestre era o Poderoso Irmão Cirilo Leopoldo C. S. Neves, e reunindo-se em um barracão de madeira localizado na Av. Capitão Silvio a primeira diretoria foi composta, ficando como Venerável Mestre o Irmão Abel Soares, 1º Vigilante o Irmão Cícero Felix de Carvalho e 2º Vigilante José Alves Gomes, tendo como demais membros os Irmãos: Obadias Campos de Oliveira, Sergio Fracarolli, Airton A. de Oliviera, Valentim Erasmo Marinni, Argeu de Souza Fernando, José Batista da Silva, Odilon Redondo, Oliveira Gomes Gonçalves, Danilo Pedro Streit, Adelino do Rosário, Benedito Ferreira Mendes, José Lopes de Oliviera, José Oliveira Heringer, Edson Ferreira Mendes, Flávio Gaspar de Carvalho, Mauro Pedro e Carlos Guerreiro.

Em 08 de novembro de 1986 aconteceu a primeira iniciação dos seguintes Irmãos: Alcides Rosa Pacini, Luiz Roberto Debowisk, Frauze Nakad, Francisco Salles Pinto, Leonardo Texeira e Alcimar Chaves.

 

Em abril de 1987 a Loja conseguiu seu terreno para levantar seu Templo lançando assim sua Pedra Fundamental. Contribuiu para chegada da TV Ariquemes da Rede Amazônia, ajudou na criação da Escola Bem Me Quer, colaborou também para formação do Country Club.

Em maio de 1988 criou-se a Loja de Perfeição Jorge Teixeira. Daí por diante os trabalhos intensificaram, tendo participação no Curso de Formação de Soldados, visita à Órgãos de Segurança de Porto Velho para estruturação da Segurança em nosso município.

 

Em março de 1990 sediou o 1º Encontro Maçônico de Rondônia e foi neste encontro que tiveram a iniciativa da fundação do Capítulo Luciano de Assis nº118 da Ordem DeMolay, tendo como os principais responsáveis por este brilhante feito os Irmãos Odilon Redondo e Laércio de Oliveira, iniciando vários jovens entre eles escolhido para Mestre Conselheiro o Irmão Edson Antônio Sápiras, vindo a ser iniciado na Loja anos depois e tornando-se Venerável Mestre das gestões 2012/2013 e 2013/2014.

 

Em abril de 1990 participou da criação da Loja Estrela da Fraternidade nº 15 no oriente de Jarú-RO e da Loja Pedreiros de Machado nº 27 no oriente de Machadinho D`Oeste-RO. Nas ocasiões tomando a frente os Irmãos Mauro Pedro, José Alves, Francisco Salles, Otello Castelani e Edson Ferreira.

Em 04 de abril de 2004, ocorreu a primeira reunião no oriente de Buritis-RO onde meses depois foi fundada a Loja Padre Roma nº32, tendo como o primeiro Venerável Mestre o Irmão Edir Espírito Santo Sena, liderado pelo Delegado Grão Mestrado da época o Irmão Mauro Pedro.

 

Em 2007 mais um feito histórico, foi criado o Bethel Lírios do Vale do Jamari das Filhas de Jó, na ocasião o Irmão Oaldi Vilmar Bissi e a cunhada Célia Bavaresco eram os Guardiões do Bethel.

 

Em 2013 teve-se a idéia de criar mais uma Loja em Ariquemes, e mais uma vez o valoroso Irmão Mauro Pedro teve a iniciativa fundando em 01 de abril de 2013 a Loja Vale do Jamari nº38, sendo ele mesmo instalado como o primeiro Venerável Mestre.

Principais Realizações

Em todos esses anos, a Loja Saber e Fraternidade nº04 teve muitas participações em vários eventos sociais em nossa cidade, um deles que acabou entrando para o calendário municipal de um dos principais eventos é a Noite Italiana que tem sua história a parte para ser contada em outra ocasião, mas foi coroada com a participação da Banda RPM no ano de 2013, onde parte da renda foi doada ao Lar dos Idosos da 3ª Idade para a ajuda na reforma de suas instalações.

Ao nosso lado as cunhadas também continuam seus trabalhos sociais, destacando alguns deles realizados durante esses anos todos como visitas e ajudas nos tratamentos médicos de crianças de bairros periféricos, festas para idosos, projeto Pão e Leite para APAE, apoio à Seichonoie, apoio e orientação à senhoras grávidas, doações de cestas básicas mensais e muitos outros.

Em se tratando de ajuda humanitária nossa Loja sempre se engajou em causas nobres como encaminhamentos para o Hospital do Câncer em Barretos-SP, apadrinhamento da AMAAR – Associação de Mães de Autistas de Ariquemes, onde começamos com um Bingo e hoje encabeçamos um projeto maravilhoso chamado Leilão Azul Amigos da AMAAR.

NOTÍCIAS
VENERÁVEL MESTRE