AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA ACÁCIA DE RONDONIA N° 05

Rua João Flaubert de Almeida nº 490 – Jd. Aurélio Bernardi - Fone: 3423-6405 - Cx. Postal 146
Data de Fundação: 05/05/86 - Reuniões às 2ª Feiras
V∴ M∴ PAULO DE ALMEIDA JÚNIOR – Fones: (69) 99975-3203
E-mail: vm.ar05@glomaron.org.br
sec.ar05@glomaron.org.br
76900-000 - JÍ-PARANÁ - RO

Foi fundada pelos valorosos Irmãos Demétrio Bidá, Ricardo Ramirez Pavón, Arnaldo Egídio Bianco, Jorge Robinson Holder, Carlos Henrique Guts de Moura e José Pereira dos Santos, sendo eleito o primeiro Venerável o Mestre Instalado Carlos Henrique Guts de Moura.

Funcionou inicialmente no Templo da Estrela de Distinção Loja Maçônica Segredo e Lealdade n 990 filiada ao G.O.B., que fraternalmente acolheu a novel Loja.

Posteriormente os trabalhos passaram a se realizar em templo próprio, porém em imóvel localizado na Rua Martins Costa, cedido gentilmente pelo Valoroso Irmão Mestre Instalado Deusdete Antonio Alves.

Finalmente no ano de 1997, passou a trabalhar no Templo próprio, em imóvel próprio, localizado na rua Saul Bennesby, n. 490, onde se reúne todas as segundas feiras as 20:00.

Principais Realizações

Ativa participação ativa e decisiva no movimento “Acorda Ji Paraná” (1990/1994) que culminou com a instalação do “Linhão” trazendo a energia da Hidrelétrica de Samuel para Ji Paraná; Participação em diversas campanhas de educação no trânsito; Participação no movimento de ampliação dos cursos oferecidos pela “UNIR” Campus Ji Paraná. Participações nos movimentos “Contra a Corrupção nas Eleições” em todos os pleitos eleitorais desde a sua criação, ouvindo e sabatinando diversos candidatos inclusive com distribuição de material educativo. Encabeçou a campanha do denominado “Imposto Solidário” que consiste na transferência de uma parte do “IR” a pagar para os municípios aplicarem em entidades assistenciais (Creches/Apae, etc).

 

Organizou um foro de debate sobre a regularização fundiária no Estado de Rondônia, cujos dados colhidos subsidiaram o atual programa “Terra Legal” em nosso estado, em pleno andamento, possibilitando que centenas de milhares de produtores rurais passassem a ter acesso a crédito bancário para o custeio das suas atividades. Criou e implementou o foro de discussões que tratou dos benefícios que as usinas e a saída para o pacífico trariam para a região com a presença de políticos e empresários. Criou e desenvolve periodicamente o foro de discussão para o desenvolvimento de Ji Paraná. Sediou diversas “SAG’s”. Criou os movimentos de incentivo ao uso da “bandeira nacional” nas empresas jiparanaenses, bem como, ao plantio de árvores pelas famílias dos membros da Loja ao longo da avenida Saul Bennesby.

 

É parceira do Programa “AABB Comunidade” que atende diariamente “103 crianças carentes”, para os quais, ainda criou e equipou um completo laboratório de informática. Organiza o mais tradicional e antigo “Costelão do Bode” em Ji Paraná, estando na sua 12ª edição, bem como a “Peixada do Bode” que esta na 4ª Edição.

 

Participou das edições do “Arraial da APAE”. Organizadora da manifestação “Ponte Livre” com farta distribuição de panfletos exigindo a pronta conclusão das obras da ponte sobre o Rio Machado. Realizou evento em comemoração ao Jubileu de Prata da Loja com a inauguração da estátua do aprendiz e a presença de mais de “300” obreiros de todo o nosso Estado, liderados pelo “Ser\Gr\M\ e Alto Corpo da Glomaron”. Participação junto com o “Capitulo de Rondônia” da “Ordem de Molay” do movimento para a criação da Universidade Federal do Centro do Estado de Rondônia no sistema de desmembramento da “UNIR”. Participação ativa em todas as iniciativas de cunho social. Filantrópico e beneficiente, visando arrecadação de fundos para os Hospitais do Câncer e respectivas Casas de Apoio em Cacoal e Barretos. Por fim Loja entendeu por bem não destacar feitos e cunho pessoal, já que tudo se desenvolveu em nome da Loja e da Maçonaria Universal.

NOTÍCIAS
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE