top of page
AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA LIBERDADE E JUSTIÇA Nº 06
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Rua Indepedência, 1569 - Centro
Data da Fundação: 18/10/86 - Reuniões às 2ª Feiras
V∴ M∴: ADRIANO VALERO DE ALMEIDA – Fones: (69) 98422-2073
E-mail: vm.lj06@glomaron.org.br
sec.lj06@glomaron.org.br
76974-000 - ESPIGÃO D'OESTE - RO

Não havia nenhuma Loja maçônica neste Oriente e os pioneiros que aqui residiam, eram iniciados ou frequentavam a Loja Monte das Oliveiras nº II, do GOB em Pimenta Bueno, Entre estes estavam os Irmãos Antonio Gomes, Célio Renato da Silveira, Domingos Guirado Correa, Flávio Eustáquio de Oliveira, Ivan Domingues Melhorança, Jorge Tsuyoshi Takei, Juventino Pereira dos Santos e Pedro Pereira da Silva. Diante às dificuldades de se deslocarem semanalmente ao Oriente de Pimenta Bueno e considerando desde o início de 1985 o incentivo de algumas visitas, como do Grão Mestre Irmão Cyrilo Leopoldo Carvalho da Silva Neves, da GLOMARON. Assim, foi tomada a iniciativa de fundar uma Loja Maçônica em Espigão do Oeste e começaram a angariar fundos, através de rias e doações em um livro de ouro para esta finalidade.

 

O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal, em 23 de abril de 1985.

 

Já determinado uma mensalidade para a construção do Templo e com a participação dos Irmãos que já residiam neste Oriente acima mencionados, foi marcado uma Assembleia, sendo convidados a participarem os Irmãos Jaime Olímpio Barbosa e José Antonio Barbosa Neto. Nesta assembleia decidiram escolher a potência e no caso de haver empate, seria decidido pelo Irmãos mais idoso. Assim ocorreu. Houve um empate em cinco votos a cinco, e foi decidido pelo Irmãos Jaime Olímpio Barbosa que a potência seria a Grande Loja.

 

Após esta Assembleia deu-se o andamento das documentações para sagração do Templo, sua regularização e em 27 de agosto de 1986 houve a sessão de fundamentação da Loja, com a Ata de Fundação,  tendo sida conduzida pelo Irmão Carlos Henrique Guts, Venerável Mestre da Loja Acácia de Rondônia Nº 05, de Ji-Paraná e pelo delegado da GLOMARON, Irmão Ricardo Ramires Pavon.

 

Nesta data ficou definido que as sessões se realizariam nas terças feiras e escolhido o nome da Loja “Liberdade e Justiça” que recebeu o nº 06, através do Decreto nº 05 GM 86/89.

Em 18 de outubro de 1986, com a primeira sessão branca de Inauguração, foi oficialmente fundada a Loja Liberdade e Justiça Nº 06, sob jurisdição da GLOMARON e inaugurado o Templo situado à Rua Independência, 1569, Bairro São José, no município de Espigão do Oeste. Esta sessão contou com a presença de vinte e nove Irmãos visitantes de vários lugares. Esta passou a ser a data comemorativa de aniversário da Loja.

NOTÍCIAS
VENERÁVEL MESTRE
bottom of page