Rua Olinda, Nº253 - Fone - Caixa Postal 18
Data de Fundção: 07/09/93 - Reuniões às 6ª Feiras
V∴ M∴: EDVALDO DE ARAÚJO ELIAS - Fone: (69) 99253-5734
E-mail: vm.en14@glomaron.org.br
sec.en14@glomaron.org.br
76920-000 - OURO PRETO D'OESTE - RO

AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA ESTRELA DO NORTE N° 14

-A GBLS Estrela do Norte, foi fundada em 07 de setembro, do ano de 1993, no Oriente de Ouro Preto do Oeste, seu 1º Venerável Mestre, foi o valoroso Irmão Levindo Custódio Primo, gestão 1993/1994.

-Seu funcionamento se deu inicialmente na GBLS Acácia de Rondônia n.º 05 de Ji-Paraná, até que a sua Loja própria fosse concluída. Os valorosos Irmãos, deslocavam semanalmente de Ouro Preto do Oeste, para o Oriente de Ji-Paraná, com a finalidade de cumprir o calendário de reuniões semanais.

-É de bom tom registrar que a Co-Irmã, Loja Acácia de Ouro Preto 2409, do GOB, cedeu seu templo para as reuniões em algumas ocasiões, facilitando assim a realização dos trabalhos, numa demonstração de irmandade que deve nortear nossa fraternidade.

No ano de 1994, a Loja teve início, o seu funcionamento definitivo no Oriente de Ouro Preto do Oeste, ocupando assim seu templo de origem humilde, porem de forma definitiva.

Ali ocorreu no período o fortalecimento de uma Loja, onde houve inúmeras iniciações, tendo a GBLS Estrela do Norte se tornado uma espécie de exportadora de Irmãos. No entanto no ano de 1997, novos horizontes eram apontados pelos Irmãos, desejosos de tornar a Maçonaria do Estado de Rondônia, ainda jovem na grandeza que a tornou atualmente, tiveram a iniciativa de construir um novo templo.

Ainda no ano de 1997, conseguimos junto à municipalidade a doação do terreno onde está a Loja atual, na área central do município com área total de 18.000 metros quadrados, é bom ressaltar que a área disponível para construções está restrita a 3.600 metros quadros, o restante da área é de conservação ambiental, sendo de responsabilidade da loja sua preservação e manutenção

No ano de 1998, deu-se início à construção do novo  e atual templo, sagrado pelo então Grão Mestre Ricardo Ramires Pavon, e seu adjunto Claudio do Amaral Santini, no mês de abril de 1999.

No ano de 2000, a GBLS sediou sua primeira SAG, com a presença em Loja de mais de 180 Irmãos, voltando a sediar novamente nos anos de 2007 e 2013.

A GBLS Estrela do Norte n.º14, no ano de 1999 amadrinhou a BLS Vigilantes da Ordem n.º 22, do Oriente e Mirante da Serra, de onde saíram os Irmãos que a fundaram.

A GBLS Estrela do Norte n.º14, tem em sua área uma construção denominada Centro de Treinamento Edison Luiz Gasparotto, com 450 metros quadrados de área útil construída, onde são realizadas atividades ligadas à Loja, e já foi palco de vários acontecimentos importantes para a coletividade ouro-pretense bem como para a própria Loja. Ali ocorreram treinamentos, como de corte e costura, aulas de informática, palestras diversas, festividades ligadas ao dia das crianças, jantares e outras. Como qualquer entidade como a GBLS Estrela do Norte n.º14, participa da vida cotidiana de sua coletividade e não tem sido diferente, onde várias promoções, e participações em eventos, os recursos arrecadados foram destinados à entidades de ajuda ao próximo, como Sociedade Pestalozzi, Lar do Idoso e Casa Roseta. No ano de 2014 a Casa Roseta recebeu da GBLS Estrela do Norte a quantia de R$ 12.000,00 provenientes de eventos que a Loja promove para arrecadação.

Não podíamos de deixar de registrar, que para o crescimento da estrutura física da A GBLS Estrela do Norte n.º14, que tem por finalidade reverter em outros benefícios à sociedade de modo geral, temos realizado eventos para o incremento de uma arrecadação para uso próprio e parte também destinada a doações, juntamente com o Clube das Romãs, o evento anual denominado Festa da Costela, que nesse ano de 2014, se torna o de n.º12, e que já está no Calendário Oficial do Município de Ouro Preto como parte de eventos oficiais.

Não poderíamos deixar de registrar que no Ano de 1999, houve a definitiva regularização da Associação Romãs Beneficentes, o braço direito das nossas atividades extra templo. Geralmente presididos pelas cunhadas, esposas dos Veneráveis atuais.

Outro registro tão importante quanto aos demais, foi a fundação do Capitulo Monteiro Lobato, n.º 421, no mês de novembro de 1999. Que também trabalham através de palestras educativas nas escolas para colaborarem com a sociedade de Ouro Preto.

No ano de 2013 comemoramos 20 anos de fundação, recebendo o titulo de Grande Benemérita Loja Simbólica Estrela do Norte nº 14.

NOTÍCIAS
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE