AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA ESTRELA DO ALVORADA Nº 21

Av. Tancredo NEves, 5469 - Bairro: Cidade Alta - Caixa Postal nº 03
Data de Fundação: 07/12/96 - Reuniões às 6ª Feiras
V∴ M∴: Ademar Maran - Fones: (69) 98465-0296
E-mail: vm.ea21@glomaron.org.br
sec.ea21@glomaron.org.br
76930-000 - ALVORADA DO OESTE - RO

A Origem da Loja Maçônica Estrela da Alvorada n° 21 remonta à Loja Maçônica Cavalheiros da Ordem n° 07, do Oriente de Presidente Médici/RO, carinhosamente denominada por nossos Obreiros de “Loja Mãe”.

 

O então Grão-Mestre da GLOMARON, Ricardo Pavon, ante a inexistência de uma Loja Maçônica no Oriente de Alvorada do Oeste, propôs fundar uma Loja neste Oriente. Para tanto, juntamente com os IIr.·. filiados na loja Cavalheiros da Ordem e residentes em Alvorada do Oeste, começaram a traçar, em suas pranchetas de Mestre, os planos de Fundação de nossa Augusta Oficina.

 

Inicialmente, o Grão-Mestre deslocou-se a este Oriente e em reunião com os IIr.·. Rogério Luiz Leismann, Edemar Carlos Pansera traçaram os planos de fundação, enfim, definiram pela fundação desta Loja Maçônica.

 

Tracejado o plano, passaram fielmente a sua execução. Primeiro, na Busca de Homens Livres e de Bons Costumes residentes neste Oriente. A seguir, com o apoio dos IIr.·. da Loja Cavaleiros da Ordem nº 7, procederam com a iniciação e desbaste das pedras brutas (novos Neófitos).

 

Os primeiros profanos iniciados deste Oriente, portanto Maçons dos quadros da Loja Cavaleiros da Fraternidade n° 07, foram os IIr.·. Aparecido Benjamim da Silva, Gilson Pedro Rodrigues, onde lá foram lapidados.

 

Convém aqui, trazer à baila as lembranças destes valorosos IIr.·. que naqueles tempos difíceis, ante as dificuldades de locomoção para aquele Oriente - em que nos períodos de chuvas se fazia necessário transpor lamaçais, atoleiros, pontes arruinadas, balsas, etc. – perseveraram e transpuseram essas barreiras físicas para alcançar a verdadeira luz; onde mais tarde direcionaram-na a este Oriente com a fundação de nossa Loja e posterior Sagração do Templo.

 

Com número suficiente de Obreiros iniciados de origem deste Oriente, passou-se a fase da Fundação da Loja. A Loja Provisória, portanto, de modo informal, foi constituída em 30.11.1996, adotando o R.·.E.·.A.·.A.·... O titulo distintivo foi escolhido pelos IIr.·. Rogério, Edemar e Gilson, em alusão ao nome da Cidade de Alvorada, que significa luz do amanhecer, nascer do sol, portanto o irradiar da Luz.

 

O Ir.·. Edemar Carlos Pansera foi eleito o primeiro Venerável Mestre, na data de 30.11.1996, eleição constante em Balaustre daquela Oficina Mãe.

 

Por meio do Decreto n° 29-GM 1995/1999, de 07 de Dezembro de 1996, foi de direito instituída a Loja Maçônica Estrela da Alvorada n° 21, passando a deter o título distintivo de “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela da Alvorada n° 21”. A Carta Constitutiva Provisória foi expedida em 10 de Dezembro de 1996, em vigor até a presente data.

 

Em 14 de Dezembro de 1996 foram iniciados os IIr.·. Hélio Felici e Joel José de Castilho, obreiros ainda pertencentes aos quadros da Cavaleiros da Ordem n° 21.

 

O então Sereníssimo Grão-Mestre Ricardo Ramires Pavon, por meio do Ato n° 11 do GM-1995/1999, nomeou Comissão de Instalação. Aos 15 dias do mês de fevereiro do ano de 1997, foi lavrado o primeiro Balaústre de nossa Oficina, em Sessão Magna de Instalação do Venerável Mestre, o Ir.·. Edemar Carlos Pansera, o saudoso “Ir.·. Chiquinho”.

 

Participaram desta Sessão Magna nossos IIr.·. Edemar Carlos Pansera, Rogério Luiz Leismann, Hélio Felici, Aparecido Benjamim da Silva, Paulo Roberto Pires, Gilson Pedro Rodrigues.

 

A Loja iniciou seus trabalhos contando com sete obreiros do Oriente de Alvorada do Oeste e mais quatro Obreiros de apoio da Loja Cavaleiros da Ordem n° 7. Os sete Obreiros do quadro foram os IIr.·.: Edemar Carlos Pansera, Rogério Luiz Leismann, Hélio Felici, Joel José de Castilho, Aparecido Benjamim da Silva, Paulo Roberto Pires, Gilson Pedro Rodrigues.

 

A Primeira Iniciação da Loja deu-se em 20 de Setembro de 1997; foram iniciados os IIr.·. Gilberto Gomes do Rego, Mitsuru Suzuki e Osvaldo José Zucatelli.

 

Saliente-se, por oportuno dizer, que os Obreiros da A.·. e R.·.L.·.S.·. Estrela da Alvorada n° 21, mesmo fundada neste Oriente, desbastavam a pedra bruta no Templo da “Loja Mãe”, dirigindo-se semanalmente Àquele Oriente, superando aquelas mesmas dificuldades narradas outrora.

 

A Sagração do Templo da A.·. e R.·.L.·.S.·. Estrela da Alvorada n° 21 ocorreu em 13 de Junho de 1998, data a partir da qual nossos IIr.·. passaram a trabalhar em Templo Próprio, neste Oriente. Registre-se que nesta mesma data houve a primeira iniciação realizada em nosso Templo - registrando-se a segunda iniciação da Loja - dos nossos IIr.·. Francisco Clébio de Oliveira Cost a, Luzimar Pereira de Melo e Valdir Feitosa Vieira.

 

O primeiro Maçom a filiar-se em nossa Loja foi o Ir.·. José de Arimatéia Barbosa, filiação ocorrida em 26 de Junho de 1998.

 

Desde sua fundação, os Maçons desse Oriente estão desenvolvendo seus trabalhos nesta Ben.·.Loj.·. Simb.·., Justa e Perfeita; e sob os auspícios do G.·.A.·.D.·.U.·., vêm frutificando, cumprindo seu mister, honrando a tradição Maçônica Universal, combatendo a tirania, a ignorância, os preconceitos e glorificando o Direito, a Justiça e a Verdade; promovendo o bem da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à virtude e cavando masmorras ao vício.

VENERÁVEL MESTRE