top of page
AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA VIGILANTES DA ORDEM Nº 22
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Av. dos Migrantes, 1463 - Bairro: Centro - Caixa Postal nº 42
Data de Fundação: 11/02/99 - Reuniões às 3ª Feiras - às 19:30 horas
V∴ M∴: JOSIEL MIRANDA PEREIRA - Fones: 99965-8682
E-mail: vm.vo22@glomaron.org.br
sec.vo22@glomaron.org.br
76926-000 - MIRANTE DA SERRA - RO

Decorria o ano de 1992, a ARLS Estrela do Norte nº14, recém fundada, realizava seus trabalhos às quartas-feiras, nas dependências da ARLS Acácia de Rondônia nº 5 da GLOMARON, do oriente de Ji Paraná.

 

O funcionário Público Federal e comerciante no ramo de confecções em Mirante da Serra, mas residente em Ji Paraná, Leobaldo Alves de Jesus, recebe o convite para adentrar aos mistérios da Maçonaria pelo então mestre Robson Holder. Preocupado com a provável dificuldade de cumprir o compromisso de assiduidade às reuniões em decorrência dos afazeres, viu-se inviabilizar sua iniciação.

 

No entanto, em 9 de novembro de 1994, Leobaldo foi iniciado na Estrela do Norte nº14. começava neste instante a organizar-se o nascimento da Loja Simbólica Vigilantes da Ordem. Pois havia uma programação da GLOMARON. Para fundação de uma Loja em Mirante da Serra, sem entretanto ter a quem confiar esta árdua missão.

 

Enquanto o escolhido neófito galgava os necessários graus para realizar os desejos da Grande Loja, pesquisava dentro da sociedade de Mirante, pessoas que se enquadrassem com os requisitos exigidos pela Ordem, o que não foi tarefa das mais fáceis visto ser esta comunidade, constituída por imigrantes de todas as regiões do Brasil, sendo obscuros os antecedentes pessoais e legais destes.

 

Após não tão rígida escolha por falta de opções em 17/05/1997, foi possível iniciar na Estrela do Norte nº14, já em funcionamento com sede própria em Ouro Preto do Oeste, os recém-irmãos: Mário Vital de Matos Sobreira, Adalberto Teles Novaes e Sebastião Arantes Junior.

 

Fortalecido com a entrada dos novos maçons, foi possível formar um grupo comprometido com o sonho da fundação de um braço da entidade em Mirante da Serra.

 

Enquanto galgava-se aumento de salário com a participação semanal nas reuniões às sextas-feiras, enfrentando as vezes lamas, as vezes poeira, continuou a luta na escolha de mais pessoas de bons costumes, para angariar número suficiente de obreiros a fim de concretizar o sonho do irmão Leobaldo em consenso com a GLOMARON.

 

Ao alcançarem a exaltação em 03/12/1998, foi iniciada a construção da futura Loja Maçônica de Mirante, em terreno cedido pelo irmão Leobaldo e edificada com recursos próprios dos quatro irmãos, divididos em partes iguais. É interessante lembrar que na ornamentação contou-se com doações das Lojas: Acácia de Rondônia que cedeu as Colunas B e J, a Estrela do Norte n as cordas de 81 nós, os quadros representativos dos signos zodiacais, estes restaurados a partir dos desenhos anteriores, pelo irmão Mário, alguns instrumentos de pedreiro doados pelo irmão Leobaldo, assim como o mar de bronze e o incinerador.

 

A fundação da ARLS Vigilantes da Ordem nº 22, ocorreu em 11/02/1999 e a sagração do Templo contou com a presença das maiores autoridades maçônicas do estado.

 

Os Irmão que fizeram parte da primeira diretoria, foram os seguintes : Ven Leobaldo Alves de Jesus, 1º Vig. Sebastião Arantes Junior, 2º Vig. Mário Vital de Matos Sobreira.

 

Em 27 de março de 1999, houve a primeira iniciação da Vigilantes da Ordem, realizada na loja mãe, Estrela do Norte nº14, quando adentrou a Loja os irmãos Ermínio Dutka Garcia, Juvercino Pereira Campos, Waldomiro Barbosa de Almeida e Jarlon Galdino da Silva.

 

A partir de então, começaram a reunirem-se em sua sede própria, na Vigilantes da Ordem, à Av, dos Migrantes, encerrando o ciclo de viagens semanais, desconfortáveis e perigosas.

 

Pois houve noite que dormiram na estrada por conta de atoleiros, de problema mecânicos do transporte. Nesta ocasião os recém-iniciados contribuíram imensamente no restante da ornamentação e conclusão do banheiro da Loja

 

Em 2001 foi realizada a 1ª festa de São João promovida pela Loja para arrecadar fundos.

 

Nestes anos de existência a Vigilantes da Ordem nº 22, sempre esteve atuando junto a comunidade lutando a melhoria das das condições de vida local, encabeçando projetos como asfaltamento da RO 470 , a criação da comarca, além do auxílio direto a necessitados em tratamentos de saúde e alimentação, dentre outros. Buscando sempre maior envolvimento com a sociedade, com o desenvolvimento em parceria com entidade de cunho sociais de programas que visam levar conhecimento ao cidadão, reconhecimento legal da Loja como de utilidade pública (o que viabilizará a realização de projetos de maior alcance comunitário) .

Principais Realizações

A Loja vigilantes da ordem anualmente promovem o ARRAIAL DA FRATERNIDADE que em 2015 completará sua decima edição, evento onde o lucro é investido na beneficência Maçônica e na estruturação do Templo.

 

Em outubro de 2014 ocorreu nas dependências da Loja Vigilantes da Ordem o primeiro Dia das Crianças Social, evento onde as crianças da sociedade de Mirante da Serra tem um dia repleto de brincadeiras, alimentação saudável em um espaço seguro e familiar.

EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE
bottom of page