AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA A LUZ DO GRAAL Nº 34

Rua Tabajara, 2651 - Bairro: Liberdade - Palácio Maçônico
Data de Fundação: 03/11/2004 - Reuniões às 3ª Feiras às 20:00h
V∴ M∴: VINICIUS JÁCOME DOS SANTOS JÚNIOR - Fone: (69) 98428-2225
E-mail: vm.alg34@glomaron.org.br
sec.alg34@glomaron.org.br
76803-876 – PORTO VELHO - RO

Como Chegar!
História

No dia 02 de novembro de 2004, uma terça-feira, com o apoio do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Renato Condeli, reuniram-se na casa do Irmão Heinz Roland Jackobi sete irmãos para discorrerem sobre a possibilidade de fundação de uma Loja Maçônica que fosse voltada aos estudos. Eram eles: O próprio Irmão Jackobi, Carlos José Feital, Cláudio Jacinto, Elpiniano de Souza Lopes, Enoch de Silveira Cavalcanti Neto, Franklin Vargas Lara e Igor Silva.Era dia de finados, um feriado. O Irmão Jackobi era Grão-mestre Adjunto, descendente de alemães, e moveu esforços para que o rito adotado fosse o Rito Schröder, fornecendo inclusive o material inicial sobre a ritualística para o funcionamento das sessões.

 

Assim, pelo assentimento de todos os presentes, foi decidido, além da fundação da loja, que esta fosse uma oficina voltada para os estudos que contribuíssem para o crescimento da alma humana, e que fosse adotado o Rito Schröder. No dia três de novembro, houve ainda o apoio de outros Irmãos, a saber: Walter de OliveiraBariani, Antão Gomes de Oliveira, Jorge Luiz dos Santos Leal, Carlos Alberto Marques Ribeiro Filho e Sérgio LuisCondeli, momento em que foi efetivada a ata de fundação da loja, que adotou esta data, 03 de novembro, como data de sua fundação.

 

A princípio, foram aventados três nomes para a Oficina que estava prestes a nascer: “A Luz do Graal”, “Shekinah” e “Peregrinos do Graal”, sendo o primeiro nome ganhador pela votação da maioria dos presentes. O que não se sabia à época é que a Loja seria fundada, coincidentemente, na data de comemoração do ducentésimo sexagésimo ano do nascimento de Friedrich Ulrich Ludwig Schröder, criador do Rito Schröder. Devemos fazer uma menção especial ao Irmão Hamilton Oceano Martins, da Grande Loja de São Paulo, que nos auxiliou bastante nas orientações do que a Loja deveria ter.

A fundação e instalação de uma loja maçônica é um desfio para qualquer um que queira enfrentar a empreitada. Nos idos do ano de 2004 da E.: V.:, desafio maior ainda seria fundar uma loja que praticaria um ritual diferente daquele praticado pela imensa maioria das lojas de sua jurisdição, como é o caso da Augusta e Respeitável Loja Simbólica A LUZ DO GRAAL Nº 34, a única entre as 42 lojas da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – Glomaron a trabalhar no Rito Schröder, um ritual fundado pelo alemão Ludwig Schröder e praticado em várias regiões do mundo, com foco central de seu trabalho na maçonaria simbólica.

Com a definição pela criação da nova Loja, um grupo de obreiros, basicamente oriundo da G. B. L. S. Estrela Renascente Nº 02, caíram em campo para obter a autorização do grão-mestrado e, a partir daí, buscar as condições para o efetivo funcionamento da Loja. Uma das maiores dificuldades era encontrar Lojas de Rito Schröder no Brasil, para manter contatos, solicitar cópias de rituais nos três graus e fazer a adaptação para a Loja de Rito Schröder em Rondônia.

Coube aos membros-fundadores José Carlos Feital, Emir Braz e Igor Silva a divisão das tarefas de adaptação do ritual, produção de brasão da Loja, das ferramentas de uso cotidiano assim como a indumentária. Mas para chegar até aqui, foi necessário o empenho e dedicação dos Irmãos fundadores, sobretudo na adaptação dos rituais para o regular funcionamento da Loja.

Para conseguir as primeiras cópias do Rito de Schröder, os Irs. fundadores da A.R.L.S. A LUZ DO GRAAL Nº 34 contaram com apoio do então grão-mestre adjunto da Glomaron, Heinz Roland Jokobi, que os repassou cópia dos rituais nos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. De ascendência alemã, Heinz Roland Jokobi teve grande influência para que a então nascitura Loja adotasse o rito alemão e indicou uma loja desse rito na jurisdição da Grande Loja do Estado de São Paulo (Glespe) para auxiliar na instalação da nova loja.

 
NOTÍCIAS
VENERÁVEL MESTRE