top of page
SELO%20LIT%2050_edited.png
Augusta e Respeitável Loja Simbólica Lux in Tenebris nº47

Data de Fundação: 25/09/2020 – Reuniões aos Sábados, 18:00h

V... M... LUCAS DO COUTO SANTANA

Rito Escocês Antigo e Aceito, com autorização especial para praticar os ritos de York (americano) e de Schröder (alemão).

 

História
História

Preliminares históricas:
As lojas Maçônicas virtuais têm como principal característica realizar as suas reuniões fazendo uso de recursos tecnológicos de encontros virtuais.


Antes do surgimento das lojas virtuais, foi criada em 1998 a Internet Lodge nº 9659, da Grande Loja Unida da Inglaterra, que a rigor não se trata de uma loja virtual, mas é uma pioneira na interação online entre seus membros.


A primeira loja maçônica virtual do mundo é a Castle Island Virtual Lodge nº 190, criada em 2012 e pertencente à Grande Loja de Manitoba, no Canadá.


A segunda loja maçônica virtual do mundo é a Endeavour Virtual Lodge nº 944, criada em 2018 na Grande Loja Unida de Victória, na Austrália.


A Loja “Lux in Tenebris”
A ARLS Lux in Tenebris nº 47, fundada no dia 25 de setembro e instalada no dia 1º de outubro de 2020, é a primeira loja maçônica virtual do Brasil, e uma das primeiras do mundo (provavelmente a terceira) com Carta Constitutiva de uma Potência Maçônica Regular e Reconhecida.


A loja surgiu no contexto da pandemia do COVID-19, em que a GLOMARON suspendeu as reuniões presenciais no mês de março de 2020, e desde então iniciou um ciclo de reuniões virtuais semanais, que com o tempo foi crescendo em volume de participantes. Essa experiência levou às seguintes constatações: a) o aumento dos conhecimentos maçônicos dos participantes; b) fraternidade entre maçons que passaram a interagir virtualmente em meio ao distanciamento social forçado pela pandemia.


Supõe-se que com o avanço da tecnologia, as reuniões virtuais iriam se tornar comuns em algum momento do futuro. Todavia, este processo natural foi acelerado em vários anos em razão das circunstâncias. Diante deste panorama, surgiu a ideia entre o SGM Paulo Benevenute Tupan, o GM Ad Vitam Aldino Brasil e o MI Izautonio Machado, que foi conjuntamente abraçada pelos demais fundadores, para a criação desta que se tornou a loja maçônica virtual primaz do Brasil.


A Sessão de Instalação da Loja contou com a presença de 340 Irmãos, dentre os quais diversas autoridades maçônicas de todo o Brasil. Com este feito, a GLOMARON
assumiu o protagonismo de oficializar as reuniões virtuais, com o escopo de proporcionar estudos maçônicos de qualidade e a participação de membros correspondentes de outros estados e países.


Não seria necessário dizer que a loja não tem a pretensão de concorrer com as Lojas presenciais, mas tão somente ser um novo canal de reuniões, em um ambiente de aprimoramento dos estudos maçônicos que torne possível a Irmãos separados por grandes distâncias constituírem um núcleo de fraternidade e de aprendizado.


A Loja conta atualmente com centenas de membros, nas categorias de efetivos, correspondentes e honorários.


Organização administrativa da Loja: Gestão 2020/2021
Venerável Mestre - Izautonio da Silva Machado Junior
Primeiro Vigilante - Vanderlei Coelho dos Santos
Segundo Vigilante - Emerson Boritza
Orador - José Carlos Vitachi
Orador Adjunto - Márcio Antônio Pereira
Secretário - Ricardo José Gouveia Carneiro
Secretário Adjunto: Alexandre Thurler Campos (membro correspondente)
Tesoureiro - Angelo Almerio de Melo Baleeiro
Chanceler - Paulo Luciano Bastos Botelho
Assistente da Diretoria: Nestor Pinho Filho (membro correspondente)
Mestre de Cerimônias - Tertuliano Valadão de Melo Junior
Mestre de Harmonia - Edney Ocampo de Souza
Hospitaleiro - Cláudio Aparecido Pinto
Conselho Fiscal - Clerton de Lima Moreira, Rubens Antonio Souto e Jorge Manussakis Barbosa. Suplentes: Vinicius José de Oliveira Peres Almeida, Giancarlo Pazin e Juliano Tramontini.
Conselho de Justiça - Flávio André Mota de Araújo e Vinicius Jácome Santos Júnior.
Venerável Mestre
IZAUTONIO DA SILVA MACHADO JUNIOR
Data de Nascimento: 28/12/1981, em Manaus/AM;
Casado com: Elen Gonçalves de Souza Machado
Pai de Isabele Vitória Gonçalves Machado
Data de Iniciação: 09/11/2013 Data de Elevação: 07/08/2014 Data de Exaltação: 01/10/2015 Data de Instalação: 26/08/2017 Loja em que nasceu: A.R.L.S. Vale do Jamari nº 38, Ariquemes/RO
Altos Graus: Cavaleiro Templário (Rito de York) e 29 REAA.
Profissão: Oficial de Justiça Avaliador Federal Local de trabalho: TRT 14ª Região
Uma frase aos obreiros da Loja: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las” (Pitágoras)

bottom of page