• Izautonio Júnior

Cerimônia pública de instalação do Conselho Críptico Lux Mundi nº 54.


No dia 21 de outubro de 2017, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia-GLOMARON, foi realizada a cerimônia pública de Instalação do Conselho Críptico Lux Mundi n. 54, jurisdicionado ao Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, que por sua vez é jurisdicionado ao General Grand Council Internacional, sediado nos Estados Unidos da América.

Este corpo maçônico faz parte dos Altos Graus do Rito de York, onde se praticam os denominados “graus crípticos”, e seu nascimento se revela o coroamento de um trabalho de expansão do rito, que ao longo dos últimos anos vem crescendo de forma exponencial no Estado de Rondônia, como meio de promover o aprimoramento filosófico dos mestres maçons.

Os fundadores do Conselho Críptico Lux Mundi são membros do Capítulo Madeira-Mamoré nº 93 de Maçons do Real Arco do Brasil, que tem como Sumo Sacerdote o Irmão Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira.

A cerimônia de instalação foi conduzida pelo Ilustre Mestre Ademir Tomaz da Silva, do Conselho Críptico Êxodus nº 43, que veio acompanhado dos Irmãos Gilmar Garcia, Gleidson Macanhão e José Salviano, que por sua vez é o atual Sumo Sacerdote do Capítulo Forte Príncipe da Beira nº 68.

Vieram prestigiar este importante evento Irmãos e convidados de diversas cidades, como Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Monte Negro e Campo Novo de Rondônia. Representando o Conselho Críptico Porto Velho nº 55, estavam presentes os Companheiros Elisandro de Souza e Oldegar Carlos Denny.

É digno de registro que o Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMARON, Aldino Brasil de Souza e o Grão-Mestre Ad Vitan Juscelino Moraes do Amaral, são Ilustres Mestres Honorários do Conselho Críptico Lux Mundi, dando apoio e incentivo ao progresso do Rito de York no Estado de Rondônia.

Os Oficiais que conduzirão o Conselho Críptico Lux Mundi por um mandato trienal são os seguintes: - Ilustre Mestre (Presidente): Izautonio Machado Junior; - Mestre Adjunto: Vilmar Ferreira; - Principal Condutor dos Trabalhos: Vinícius José de Oliveira Peres Almeida; - Capitão da Guarda: Ricardo José Gouveia Carneiro; - Condutor do Conselho: Marcelo Lincoln Guidio; - Tesoureiro: Djailton Florêncio dos Santos; - Secretário: Niltom Edgard Mattos Marena; - Experto: Paulo Luciano Bastos Botelho; - Sentinela: Fernando Santini Antonio; - Capelão: Marcos Ferreira do Nascimento (Mascote). - Condutor da Harmonia: Everaldo Teixeira de Carvalho.

64 visualizações