top of page

GBLS Águia do Planalto nº 03 sedia XIII SAG em VILHENA/RO nos dias 07 e 08 de Dezembro de 2018.

Nos últimos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, foi realizada na cidade de Vilhena – RO, no Templo da Grande Benemérita Loja Simbólica Águia do Planalto nº 03 a Decima Terceira edição da Soberana Assembleia Geral da Grande Loja Maçônica do estado de Rondônia – GLOMARON.

Na sexta-feira (07), teve início as atividades com a Reunião do Conselho Administrativo da Amaro e Conselho de Mestres Instalados. Dos assuntos discutidos, ficou definido o valor das alterações na tabela do Valor de Referência Maçônica – VRM para o ano de 2019. Também foi entregue aos Veneráveis Mestres um exemplar do Vade Mecum da contendo toda a legislação atualizada da Glomaron.


No sábado (08), teve efetivamente o início da SAG com os representantes das 43 Lojas Maçônicas Jurisdicionadas a Glomaron. A sessão foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Aldino Brasil de Souza. Além do Sereníssimo estavam presentes também os Irmãos Past Grão-Mestres Adjunto Antônio Alves Pereira e Paulo Benevenute Tupan e o Venerável Mestre da Grande Benemérita Loja Simbólica Águia do Planalto nº 03, Olino Neri Zoche Junior.


Ordem do Dia: iniciou com a exposição e comentários sobre a execução orçamentária da GLOMARON do exercício 2018 e analise e deliberação sobre o orçamento da GLOMARON para o exercício 2019, realizada pelo Irmão Domingos Augusto Sapia - Grande Secretário de Finanças, que sanou as dúvidas apresentadas pelas Irmãos, o orçamento da GLOMARON para o exercício 2019, foi aprovado por unanimidade de votos dos Grandes Representantes presentes.


O Irmão Márcio Silva Paes, Presidente da Associação Maçônica de Assistência – AMARO realizou a exposição e comentários sobre a execução orçamentária da AMARO do exercício 2018 e analise e deliberação sobre o orçamento da AMARO para o exercício 2019, sendo o orçamento para o exercício 2019 da entidade subsidiaria, aprovado por unanimidade de votos.


O SGM procedeu com o lançamento e apresentação do Vade Mecum de legislação da GLOMARON, que é um compendio de toda a legislação da nossa Potência que fora aprovada no decorrer das últimas SAG’s, como sendo a Constituição, Regulamento Geral, Regimento Interno da SAG, Regimento Interno do Tribunal de Justiça Maçônico, Código de Justiça Maçônico, Código Disciplinar, Código Eleitoral e Landmarks, explicando que serão entregues as Lojas presentes e encaminhado as demais o quantitativo de Vade Mecum conforme número de Obreiros regulares de cada Loja. Foi feito a entrega simbólica do Vade Mecum ao Irmão Pedro José Bertelli da Benemérita Loja Simbólica Themis e Ágora nº 20, que agradeceu a deferência.


O Irmão Francimar Dias Rodrigues, Grande Secretário de Relações Interiores fez um breve esclarecimento sobre o sorteio da Ação entre Amigos da Casa de Apoio Filhos de Hiram, dizendo ficar mantida a data original do evento, e a prestação de contas impreterivelmente no dia 11/12/2018, sendo os carnês não vendidos cancelados e o prêmio permanecendo com a Casa de Apoio, em caso de não haver bilhete sorteado.


Após o almoço o Irmão Francimar Dias Rodrigues, deu sequência com a apresentação dos novos procedimentos atinentes a Grande Secretaria de Relações Interiores, desmistificando a função de Secretário da Loja frente as novas legislações da GLOMARON.


Na sequência o irmão Gilberto Carlos Cantarelli, fez uma breve explanação sobre a publicação de conteúdo encaminhados pelas Lojas no site da GLOMARON.


O Irmão Hugo Silva Galves, Grande Subsecretário de Informática, deu prosseguimento a Ordem do Dia apresentando o novo Sistema de Tecnologia da Informação da GLOMARON, deixando claro que o sistema é uma forma eletrônica de cumprir os ditos na legislação da Glomaron, sanou as dúvidas elencadas pelos irmãos e enfatizou que sistema passará a ser de uso obrigatório a partir do ano vindouro, se colocando-se à disposição das Lojas para inserir a informações das novas gestões administrativas das mesmas, visando validar o acesso dos mesmos no sistema.


O SGM proferiu uma palestra sobre ritualística do REAA, elucidando quanto as principais dúvidas e particularidade do Rito aos irmãos.

O Tronco de Solidariedade foi, a pedido, creditado às Lojas Águia do Planalto nº 03 e Rei Salomão nº 43.


O Irmão Olino Zoche Junior, Venerável Mestre anfitrião, agradeceu a presença de todos, dizendo ter sido uma honra receber a todos.


O SGM fez uso da palavra para reiterar os agradecimento aos irmãos e em especial aos irmãos da Loja Águia do Planalto nº 03 pela eximia recepção, rendendo uma calorosa salva de palmas a Loja e seus obreiros; informou que na próxima SAG em Cacoal que terá como principal pauta a explanação da nova legislação maçônica e o Arraial da GLOMARON; dividiu com os presentes os louros do reconhecimento da Grande Loja Unida de Inglaterra e que nossa Grande Loja já recebeu o pedido de reconhecimento de três Grande Lojas do Exterior e que nossa Grande Loja está auxiliando outras Grande Lojas do Brasil na busca de tão importante reconhecimento.


ATIVIDADES CLUBE DAS ACÁCIAS DE VILHENA Na sexta feira, dia 07/12, as Acácias recepcionaram as cunhadas visitantes e compartilharam o jantar com os Maçons, ocasião em que aproveitaram para se conhecerem um pouco.

No sábado, dia 08/12, as Acácias ofereceram o café da manhã e em seguida foram visitar o Lar dos Idosos Maria Tereza Dalamarta, sonhado por uma Acácia e fundado com o apoio do Clube das Acácias de Vilhena e da Loja Maçônica Águia do Planalto N.03, para que as visitantes conhecessem o nobre trabalho de tal instituição, que até hoje é apoiada pela loja maçônica receptora. Na oportunidade foi prestada homenagem à Adenir, coordenadora do Lar dos Idosos.

Após, com a grata autorização do Cunhado Antônio Carlos Nascimento, nos deslocamos à Unesc, para uma visita guiada pelo Sr Vasques, que apresentou as instalações e passou variadas informações acerca do curso de medicina. Ao final do evento tal instituição de ensino ofereceu um lanche delicioso às cunhadas, que retornaram para o almoço em Loja.

Na parte da tarde, tivemos uma palestra com a psicóloga Janice Loff Barlette Mendes, que abordou sobre as dificuldades nas fases da vida da mulher.

Na sequência, as Acácias realizaram algumas dinâmicas muito divertidas e com sorteios de brindes. Dada a palavra à Sra Joane, esposa do sereníssimo Grão Mestre, esta fez seus agradecimentos e distribuiu chocolates e pins confeccionados à época dos 30 anos da Glomaron. Igualmente a presidente do Clube das Acácias, Mayara Negro Zoche, fez seus agradecimentos, tanto às visitantes por terem se deslocado de suas cidades, quanto às Acácias locais, pela dedicação e contribuição que possibilitaram o sucesso das atividades realizadas.

O encerramento foi realizado na parte da noite com um jantar em família, com decoração especial, música ao vivo e deliciosas comidas e sobremesas.

60 visualizações
bottom of page