top of page

Rua Esparta, 110 c/ Rua Daniela – Bairro: Tiradentes
Data de Fundação: 09/03/88 - Reuniões às 3ª Feiras
V∴ M∴: ELSON BORGES DA SILVA FILHO – Fone: (69) 99397-8563
E-mail: vm.d09@glomaron.org.br
sec.d09@glomaron.org.br
76800-000 - PORTO VELHO - RO

AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA DELTA N° 09
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Como Chegar!

No dia 26.02.88, os Irmãos Lhugo Tanaka, Geraldo Lima, Humberto Quito, José Sales de Lima, Eynard Osanam de Oliveira, Antonio H. Lemos Leite e Silvio Bezerra da Costa, enviaram prancha ao Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Cyrilo Leopoldo C. da Silva Neves com o apoio da Augusta e Respeitavel Loja Maçônica “Estrela Renascente” n°. 02, solicitando em conformidade com o artigo 114 do Regulamento Geral, a fundação de uma nova Loja Maçônica no Oriente de Porto Velho, fundamentando tal pedido no grande desenvolvimento maçônico, dirigido pela GLOMARON, que após sua fundação tem-se tornado na grande mola propulsora na prática da arte real em toda a jurisdição.

 

Em 29.02.88, através da prancha n°.002/GM-86/89, assinada pelo Grande Secretário Geral Irmão Lhugo Tanaka, o Sereníssimo Grão-Mestre autorizou a fundação da nova Loja Maçônica no Oriente de Porto Velho.

 

De posse do documento autorizando a fundação da Loja em 09.03.88 (Quarta-Feira), às 9:00 horas, foi efetuada reunião junto à sala de reuniões da Augusta e Respeitavel Loja Simbólica Estrela Renascente n°.02, situada na Av. Lauro Sodré, 2431, presidida pelo Past Grão-Mestre Irmão Silvio Bezerra da Costa, que colocou em primeira discussão e votação o preenchimento do cargo reservado à Presidência da nova Loja, sendo o nome do Irmão Silvio Bezerra da Costa, aprovado pôr unanimidade. Em seguida foi feita a escolha e votação da composição da Loja, ficando composta da seguinte forma: Venerável Mestre – SILVIO BEZERRA DA COSTA, 1° Vigilante – HUMBERTO MARTINS QUITO, 2° Vigilante – CARLOS ROBERTO VIEIRA DE VASCONCELOS, Orador – GETÚLIO NICOLAU SANTORE, Secretário – JOSÉ SALES DE LIMA, Mestre de Cerimônias – EYNARD OSANAM DE OLIVEIRA, Chanceler – GERALDO LIMA, Tesoureiro – LHUGO TANAKA, 1° Diácono – ANTONIO HENRIQUE LEMOS LEITE e 2° Diácono – JOÃO RICARDO DO VALLE MACHADO. Logo após a definição do quadro administrativo da Loja passou-se a escolha do título Distintivo que dentre outras e variadas sugestões ficou certo o nome “DELTA” que fará composição com o número a ser dado pelo Grão-Mestre. Ato contínuo, foi apresentado um projeto do selo da Loja pelo Irmão José Sales de Lima, que após apresentação de motivos, análises e adaptações foi aprovado pôr unanimidade, inclusive para compor o futuro Estandarte. Finalmente, nesta reunião, foi posto em votação o dia da semana e horário para a realização das Sessões Econômicas ficando definido, pôr aprovação unânime, o dia de Terça-Feira, no horário das 20:00 horas no Templo da Estrela Renascente n°.02. Após a reunião, foi lavrado Ata de Fundação, elaborada pelo Irmão José Sales de Lima, assinada pôr todos os Irmãos relacionados acima.

 

Em 09.03.88, o Presidente eleito da DELTA Irmão Silvio Bezerra da Costa, encaminhou prancha ao Sereníssimo Grão-Mestre, apresentando os documentos exigidos pelo Regulamento Geral e demais requisitos, visando a fundação da segunda Loja da Obediência no Oriente de Porto Velho, bem como, solicita pôr oportuno, a expedição da competente Carta Constitutiva Provisória ao tempo, em que se sugeria o dia 02 de Abril de 1.988, Sábado, para a instalação da nova Loja.

 

Em 09.03.88, também foi expedida prancha pelo Presidente eleito da DELTA Irmão Silvio Bezerra da Costa e Irmão José Sales de Lima – Secretário, ao Venerável Mestre em Exercício da Augusta e Respeitavel Loja Simbolica Estrela Renascente n°.02, Irmão Lourenir Barbosa Cavalcanti, solicitando autorização para utilizar o templo e seus pertences nas Terças-Feiras, às 20:00 horas, para a realização das sessões econômicas da nossa loja “DELTA N° 09”, pôr tempo indeterminado, sendo solicitado também, um espaço físico para funcionar a sede, temporariamente, o que foi aprovado em 28.03.88.

 

Em 30.03.88, através do Decreto n°. 028/GM-86/88, assinado pelo Grão-Mestre Irmão Cyrilo Leopoldo Carvalho da Silva Neves e Grande Secretário Geral Irmão Lhugo Tanaka, foi criada no Oriente de Porto Velho, a Loja Simbólica “DELTA N°09”, com tratamento de Augusta e Respeitável, sendo considerados fundadores os Maçons regulares que assinaram a lista de presença no livro próprio aberto para esse fim.

 

No dia 09.04.88 (Sábado), às 9:45 horas, no Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela Renascente n°.02, reuniram-se os irmãos maçônicos com o fim específico de instalar a Augusta e Respeitável Loja Simbólica DELTA N°09, fazendo parte da programação de comemoração do 3° ano de fundação da GLOMARON. A Loja foi composta inicialmente pelos Irmãos Eminente Grão-Mestre Adjunto Alcimar Chaves de Melo; 1° Vigilante – Past Grão-Mestre Silvio Bezerra da Costa; 2° Vigilante – Past Grão-Mestre Adjunto Antônio Macedo Filho; Orador – Alan Gurgel do Amaral; Secretário – Eynard Osanam de Oliveira; Mestre de Cerimônia – Geraldo Lima; Hospitaleiro – José Sales de Lima; Tesoureiro – Getúlio Nicolau Santore; Chanceler – Vilmar Primão; 1° Diácono – Samih Mohamed Aki; 2° Diácono – João Ricardo do Valle Machado; 1° Experto – Eneas Frota; 2° Experto – Humbero Quito; Porta Estandarte – Luiz Gonzaga; Porta Espada – Ivan de Souza; Guarda do Templo – José Calixto; Mestre de Harmonia – Hegel de Melo Fernandes, participou no trono o Soberano Inspetor Litúrgico – Antônio Orlandino Gurgel do Amaral.

 

Após a abertura dos trabalhos pelo Eminente Grão-Mestre Adjunto, procedeu-se a entrada com honrarias das dignidades do Supremo Conselho do Grau 33 e do Grão-Mestre Cyrilo Leopoldo Carvalho da Silva Neves, para dirigir os trabalhos, tinha a Loja ainda, como visitantes os Irmãos: Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 – Venâncio Igrejas; Grande Mestre de Cerimônias do Supremo Conselho do Grau 33 e Grande Secretário Geral do Supremo Conselho da Ordem DeMolay – Wilton Cunha; Inspetor Litúrgico do Amazonas – Afimar Cabo Verde; Venerável Mestre da Loja Estrela Renascente n°.02 – Laurenir Barbosa Cavalcante; Venerável Mestre da Loja Acácia de Rondônia – Demétrio Bidá; Venerável Mestre da Loja Águia do Planalto n°.03 – Luiz Carlos Winckles; Venerável Mestre da Loja Fé e Confiança n°01 – Cacildo Pinho da Silva; Venerável Mestre da Loja Saber e Fraternidade n°04 – José Alves Gomes; Past Master da Loja Fé e Confiança n°01 – Valdemar Pereira.

Durante a reunião, o Grão-Mestre Cyrilo Leopoldo Carvalho da Silva Neves, disse que a DELTA N° 09, veio para somar forças junto as demais Lojas da Jurisdição, fruto do trabalho incessante dos irmãos que fortaleceram a Potência. Posteriormente apresentou o Venerável Mestre da Loja DELTA N° 09, o Past Grão-Mestre Silvio Bezerra da Costa, bem como, a chamada do quadro da Loja e em seguida procedeu a ritualística de posse do Venerável, passando daí em diante a dirigir os trabalhos, dando posse aos 9 (nove) Oficiais que compõem o quadro da Loja. Citamos: 1° Vigilante – HUMBERTO MARTINS QUITO; 2° Vigilante – CARLOS ROBERTO VIERA DE VASCONCELOS; Orador – GETÚLIO NICOLAU SANTORE; Secretário – JOSÉ SALES DE LIMA; Mestre de Cerimônia – EYNARD OSANAM DE OLIVEIRA; Tesoureiro – LHUGO TANAKA; Chanceler – GERALDO LIMA; 1° Diácono – ANTÔNIO HENRIQUE LEMOS LEITE; 2° Diácono – JOÃO RICARDO DO VALLE MACHADO e Guarda do Templo – ENEAS FROTA. Posteriormente o Venerável Mestre, solicitou que se fizesse a entrega de uma placa comemorativa de instalação da DELTA N°09 ao Venerável Mestre da Estrela Renascente n° 02 e ao Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Rondônia.

 

Durante o aniversário da Instalação da Loja, diversos Irmãos fizeram comentários alusivos à fundação da DELTA N° 09. Citamos alguns: “O Orador Irmãos Getúlio Nicolau Santore, fez as suas considerações sobre o ato de instalação e pela honrosa presença das mais altas autoridades maçônicas do País, dos Veneráveis Mestres e Irmãos que vieram de outros orientes para prestigiar essa sessão que fez parte da programação das comemorações do 3° ano de fundação da GLOMARON”. O Grande Mestre de Cerimônias do Supremo Conselho do Grau 33 e Grande Secretário Geral do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil – Wilton Cunha, falou com belíssimas palavras em tom poético, da sua satisfação em participar da Instalação da DELTA N° 09 e que aqui vinha para beber desta felicidade. Lamentou ser o maior inimigo da Maçonaria o fator tempo, pois não o possuía o suficiente para transmitir e receber nas demais Lojas, os ensinamentos maçônicos. Falou da irmandade pôr ser um Maçom um irmão escolhido, não é como um irmão que nasce da mesma mãe. É pôr isso que sentimos imensa felicidade na convivência em qualquer parte do mundo, quando nos encontramos. Dirigiu a palavra ao Venerável Mestre da Loja e aos irmãos do quadro, reafirmando sua alegria e a satisfação pela ocasião única, que jamais teremos oportunidade de ter outra igual, pois jamais um homem atravessa as mesmas águas de um rio, e uma instalação como essa, com a vibração que estava presente era única, as águas dessa instalação jamais serão as mesmas. É como as águas que passam, o homem pode atravessar no mesmo rio, no mesmo lugar, mas nunca nas mesmas águas. Em seguida fez a entrega ao Venerável Mestre da DELTA N°09, Silvio Bezerra da Costa, de um distintivo alusivo a Ordem DeMolay, como lembrança de sua passagem nessa Loja. Fez elogios pelo espírito maçônico que encontrou aqui, principalmente no Venerável Mestre da DELTA N° 09 em aceitar esse encargo, depois de ter sido Grão-Mestre. Finalizou pedindo ao Grande Arquiteto do Universo que proteja a todos e que estejam sempre unidos no Amor e respeito a Maçonaria Universal. “O irmão Afirmar Cabo Verde, Inspetor Litúrgico do Amazonas, parabenizou a GLOMARON, por mais uma célula que se expande no Estado e disse palavras de incentivo e encorajamento pelas dificuldades que aparecerão”. “O Venerável Mestre Silvio Bezerra da Costa, no uso da palavra, lembrou os acontecimentos a três anos atrás, quando sob os auspícios da Grande Loja do Estado do Amazonas, foi convidado a participar da criação da GLOMARON, incentivado pelo saudoso irmão Jorge Teixeira e pelo irmão José Renato, como intuito único de expandir e dar oportunidade a outros irmãos de praticarem a maçonaria neste Estado, com plenos poderes e que agora esta completando três anos de fundação. Falou dos motivos da criação da DELTA N° 09, cujo objetivo principal é oferecer opções aos irmãos, como mais um dia da semana para as sessões ritualísticas e dar oportunidade aos irmãos adormecidos de voltarem ao seio da Maçonaria. Agradeceu ao Sereníssimo Grão-Mestre Cyrilo Neves pelo incentivo e pela oportunidade de fundar esta Loja e que a DELTA N° 09 estará sempre a disposição para trabalhar pela Maçonaria de Rondônia”. O Sereníssimo Grão Mestre disse abrir mão da prerrogativa de falar por último dada a presença impar do Soberano Grande Comendador. Fez uma retrospectiva dos acontecimentos da fundação da GLOMARON e agradeceu a Loja DELTA N° 09 pela homenagem recebida”. “O Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escoces Antigo e Aceito, da Maçonaria para a República Federativa do Brasil – Venâncio Igrejas, agradeceu ao Sereníssimo Grão-Mestre Cyrilo Neves, pôr ter-lhe dado a palavra por último. Iniciou suas palavras citando o Deus Grego CROMUS, Deus do tempo, o qual os outros Deuses estavam subordinados e que desapareceram no tempo, transformando-os em mitologia. Disse ser o tempo para ele uma tortura, pois gostaria de comungar a sabedoria maçônica com todos os irmãos das Lojas espalhadas pelo Brasil. A sua presença aqui, foi um desejo que teve de vir a este Oriente e testemunhar o grandioso trabalho que aqui é realizado e que trazia mensagem de Amor e Esperança do Presidente de honra do Supremo Conselho do Grau 33 – Alberto Mansur, pela criação de graus filosóficos no Estado de Rondônia. Disse que aqui o esforço é muito maior que nos Orientes do Sul do País e que precisava ver o que estava sendo feito neste rincão tão distante e encontrou irmãos dedicados e desejosos de trabalhar pelo progresso da Maçonaria. Disse que tem quase 35 (trinta e cinco) anos de maçonaria e ainda se emocionou vendo o que se realizou em Porto Velho. Disse sentir um futuro brilhante na maçonaria desse Oriente. Falou no nascimento de uma nova estrela que aparece no firmamento da nossa confraria. Chama-se DELTA, a qual tem um significado esotérico com o Grande Arquiteto do Universo, o DELTA é formado por três lados de uma figura geométrica perfeita, por isso foi escolhido como augusto símbolo. Disse que esta Loja terá um futuro grandioso e que o DELTA representa a verdadeira luz. Agradeceu as atenções recebidas, cumprimentou o Venerável Mestre da Loja Silvio Bezerra da Costa, dizendo ser importante o que se faz dentro do templo e no templo que está dentro de nós e que o maçom constrói o templo dentro de si. Disse que os irmãos as vezes esperam quimeras, mas só chegarão a ser verdadeiros Maçons os que conseguirem vencer suas dificuldades e os que procurarem levar a palavra de paz a todos os irmãos”. Estava desta forma encerrada a sessão Especial de Instalação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica DELTA N°. 09, registrada no Balaústre n°.001/88, de 09.04.88.

 

Fundada e instalada a mais nova Loja no Oriente de Porto Velho, os Irmãos fundadores, entusiasmados e unidos nos mesmos propósitos e objetivos, procedem sob a liderança do seu primeiro Venerável Mestre Irmãos SILVIO BEZERRA DA COSTA, à regularização da nova Loja, isto é, criam no primeiro ano da fundação, o seu Estatuto e o registram junto aos órgãos competentes. Dotada de personalidade jurídica própria e devidamente regularizada, os irmãos, pensando no futuro da Loja, procuram adquirir um imóvel para construção do seu futuro Templo Maçônico Material.

 

Graças ao excelente trabalho e dedicação dos irmãos fundadores, a Loja, no final da primeira e início da segunda gestão administrativa 1988/1989, consegue adquirir por meio de doação da Prefeitura Municipal de Porto Velho, conforme Decreto nº 3.744, de 18 de setembro de 1989, assinado pelo então Prefeito Municipal de Porto Velho Sr. FRANCISCO JOSÉ CHIQUILITO COIMBRA ERSE, o seu primeiro Imóvel, com uma área total de 2.257,00M2, localizado no Bairro Tiradentes, em Porto Velho (RO).

 

Em 1995, o Irmão GETULIO NICOLAU SANTORE, 2º Venerável Mestre da DELTA N°. 09 participa da eleição para o elevado Cargo de Grão Mestre da GLOMARON, o qual cumpriu com dignidade e brilhantismo o seu mandato, para orgulho e satisfação dos obreiros da nossa DELTA N° 09.

 

Não se pode deixar de registrar e ressaltar aqui, a importante participação das cunhadas da Delta nº 09, que desde a fundação da Loja, desenvolveram importantes projetos sociais, cujas ações levaram a criação no ano de 1999, do 1º Clube das Acácias da Capital.

 

Os anos se passavam, a Loja unida buscava cada vez mais o seu fortalecimento e progresso. O Irmão MIGUEL MOURÃO FILHO assume como Venerável Mestre a Administração da Loja no ano de 1997. Na sua Gestão, a Loja realizou uma Belíssima Cerimônia de Adoção de Lowton, onde foram recebidos 06 (seis) meninos, filhos de Irmãos da nossa Loja e de Lojas Co-Irmãs.

 

Os anos avançam, em 1999, novamente nossa Loja se destaca no cenário maçônico Estadual e elege mais um de seus ilustres obreiros ao cargo de Grão Mestre da nossa Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, desta vez, é eleito para tão honroso cargo o valoroso irmão WALTER DE OLIVEIRA BARIANI, terceiro Mestre Instalado da nossa Loja, que apesar do pouco tempo a frente da GLOMARON – apenas 100 (cem) dias, realizou um extraordinário trabalho.

 

Entusiasmados com o crescimento e fortalecimento da nossa Loja, no ano de 1999, na gestão do valoroso irmão LUIZ CARLOS MONTEIRO FERRAZ, foi criado o Bethel Lírios do Madeira nº 01, da Ordem Internacional das Filhas de Jó, na cidade de Porto Velho, pelo Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, o Poderoso Irmão WALTER DE OLIVEIRA BARIANI, idealizador e grande incentivador para a criação deste importante Bethel, conforme Prancha nº 115-GM-95-99.

 

A Loja, desde a sua fundação, apesar de realizar suas reuniões em Lojas Co-Irmãs (Estrela Renascente nº 02, Quéops nº 11, Suprema Razão nº 25 e finalmente no Templo da GLOMARON), sempre desenvolveu plenamente suas atividades. Dentre outros trabalhos desenvolvidos dentro e fora do Templo, a Loja deu ênfase a estudos filosófico-ritualísticos; promoveu diversas palestras; desenvolveu diversas campanhas sociais; sempre colaborou com a GLOMARON quer em suas obras sociais quer com obreiros do seu quadro ocupando cargos na Grande Loja. A Loja contribuiu com a fundação das Lojas Paz Universal nº 18 (1995) e Guardiões do Templo nº 28 (2002). A Delta nº 09 caracteriza-se também como uma Loja bastante “familiar” graças a destacada valorização da família por parte dos seus Obreiros, a participação efetiva das Cunhadas, Sobrinhas(os) e familiares em todas as campanhas sociais da Loja, nas sessões especiais festivas e nos ágapes semanais.

 

Em 09 de março de 1998, a Loja completou o seu 10º aniversário de fundação, a data foi bastante comemorada ocasião em que recebeu da GLOMARON, o título de Benemérita Loja Simbólica Delta nº 09, conforme Decreto nº 44-GA-95/99.

 

Seguindo sua brilhante trajetória, os obreiros da DELTA nº 09, percebendo a necessidade de construir seu Templo Material para melhor desenvolver suas atividades, assim como, almejando levar o seu trabalho social para o bairro onde está localizado o seu imóvel, realizaram no dia 20 de agosto de 2003, ano em que a Loja completou seus 15 anos de existência, a cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental do seu Templo. A cerimônia realizada a céu aberto foi presidida pelo seu Venerável Mestre Irmão Maurício Coelho Lara. Esta belíssima cerimônia contou com a presença maciça dos Irmãos do quadro, de Irmãos de outras Lojas, das cunhadas, sobrinhos e sobrinhas que ajudaram inclusive a plantar as primeiras palmeiras imperiais que embelezam atualmente o nosso terreno.

 

No mês de agosto/2003, o Ir JOSÉ ANTONIO RODRIGUES é eleito Venerável Mestre e assume a presidência da Loja para a gestão 2003-2004. Ainda motivados pelo lançamento da Pedra Fundamental na gestão anterior, os obreiros avançam em direção à construção do seu Templo. No mês de novembro de 2003, o novo Venerável Mestre, Irmão JOSÉ ANTONIO RODRIGUES apresenta à Loja o Projeto arquitetônico do Templo. Conhecido o projeto de construção, os irmãos o elogiam e prontamente o aprovam. Assim, projeto de construção analisado e aprovado, dá-se imediatamente o início as obras do sonhado Templo.

 

Nesta destacada gestão administrativa do Irmão RODRIGUES, são construídas as fundações do futuro Templo, cujos materiais empregados, foram todos doados pelos valorosos irmãos que figuravam como obreiros da nossa querida Delta nº 09.

 

Nas gestões administrativas 2004-2005 e 2005-2006, diante da grave crise política e financeira que afetou o nosso Estado, a Loja viu-se obrigada a interromper as obras do Templo, dedicando-se especialmente aos trabalhos ritualísticos filosóficos e a algumas obras sociais.

 

No mês de agosto de 2006, o Irmão JORGE VALÉRIO SOARES, é eleito Venerável Mestre da Loja para a Gestão Administrativa 2006-2007. Nesta gestão a Loja por sugestão do Irmão Alan Gurgel, aprova a realização de um grande evento social denominado I FEIJOADA BENEFICENTE DELTA 09. O Projeto foi conduzido pelo valoroso Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ, 1º Vigilante que conseguiu unir e motivar todos os Irmãos para a realização deste importante evento. O evento ocorreu no mês de setembro/2006, no Clube Kabana’s. Contou com um público de aproximadamente 800 pessoas e obteve uma renda líquida de aproximadamente R$ 9.000,00 (nove mil reais). Conforme decisão unânime da Loja a renda auferida foi doada integralmente ao Lar Espírita Eurípedes Barsanulfo, entidade sem fins lucrativos da nossa capital.

 

Diante das dificuldades vivenciadas pela Loja por falta do seu Templo próprio, no mês de novembro/2006, os irmãos se reúnem administrativamente na residência do irmão José Antônio Rodrigues para decidir sobre o reinício das obras do Templo. Após amplo debate, foi aprovado pelos Irmãos presentes: RONY EGUEZ VACADIEZ, JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES, CACILDO GONÇALVES QUEIROZ FILHO, WALTER DE OLIVEIRA BARIANI, REGILDO ARAÚJO FERREIRA, JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, JOSÉ ANTÔNIO GENTIL, SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA E JOSE CARLOS DE MOURA LOPES que as obras deveriam ser reiniciadas imediatamente.

 

À vontade e determinação de construir o Templo era visível e contagiou a grande maioria dos Obreiros da nossa querida Loja. Assim, em dezembro/2006, sob a liderança do 1º Vigilante Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ, os Irmãos partem em busca de recursos para o reinicio das obras. Os Irmãos JOSÉ ANTONIO GENTIL, Mestre Instalado e WALDIR FERREIRA DE MOURA, Mestre Maçom, sugerem que se faça um empréstimo bancário e colocam seus próprios nomes para obtenção do mesmo. A sugestão destes valorosos irmãos foi acatada e a Loja autorizou a contratação dos empréstimos no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) no Banco do Brasil para pagamento em 24 parcelas mensais. Assegurados os recursos, as obras de construção do Templo são reiniciadas no dia 03/01/2007, ficando como engenheiro responsável pelas obras o valoroso Irmão JOSÉ ANTONIO RODRIGUES, que contou com o apoiado dos demais membros da Comissão Provisória de Construção, Irmãos CACILDO GONÇALVES QUEIROZ FILHO, VICTOR AUGUSTO MOREIRA, CRISTOVÃO MÁRIO MOREIRA, WALDIR FERREIRA DE MOURA, JOSÉ ANTONIO GENTIL, MARÇAL PEDROSO BARBOSA e demais Obreiros da Loja. Os recursos iniciais eram insuficientes, a dívida contraída junto ao banco precisava ser paga. O Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ, juntamente com o Irmão REGILDO ARAÚJO FERREIRA, confeccionam imediatamente o Livro Ouro que deverá ser utilizado para angariar recursos junto aos irmãos, amigos e empresários. O Irmão SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA, é o primeiro a percorrer com o Livro Ouro e ao fim de uma semana, retorna a Loja com uma extraordinária arrecadação de R$ 6.000,00 (seis mil reais) doado pelo valoroso Irmão Gerson de Souza. Motivados com a arrecadação e o andamento das obras, o Irmão Izael de Lima Sales doa os primeiros milheiros de tijolos para a construção do templo e novos projetos de arrecadação são desenvolvidos, destacando-se: sorteios de uma Moto Honda 125 0 km, TV de Plasma 42”, Câmara Digital, Aparelho de Som e DVD. Ao final da brilhante campanha a Loja obteve uma renda líquida de aproximadamente R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), recursos estes que impulsionaram as obras do Templo.

 

Em agosto 2007 o Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ toma posse como Venerável Mestre da nossa Loja, apresenta a Nominata da sua Gestão (2007-2008), o Planejamento e sua principal meta que é a conclusão da construção da 1ª etapa do Templo. Assim o Venerável Mestre conta com o apoio e comprometimento dos Irmãos em torno dos novos projetos de arrecadação de fundos e promove: I BAILE LATINO CARIBEÑO; II FEIJOADA DELTA 09; SORTEIO DE UMA NOVILHA, SORTEIO DE TV DE 29” E DVD, LIVRO OURO, DOAÇÃO DE FORRO, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, DOAÇÃO DE MÓVEIS E OUTROS.

 

Paralelamente à construção do Templo, a Loja também se prepara para a comemoração dos seus 20 anos de fundação. Assim, no dia 09-03-2008, em comemoração aos 20 anos de fundação a Loja realiza uma belíssima cerimônia pública alusiva a este importante acontecimento. A Loja teve a enorme alegria, honra e satisfação de receber nesta histórica cerimônia o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, Poderoso Irmão JUSCELINO MORAES DO AMARAL, o Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – GOB - RO, Poderoso Irmão EUCLIDES SAMPAIO FRÓES, além da maioria dos Obreiros do seu quadro, vários Obreiros das Lojas Co Irmãs, presença também das cunhadas, sobrinhas Filhas de Jó, dos sobrinhos DeMolay, familiares e convidados. Na ocasião, o Venerável Mestre homenageou todos os Irmãos da Loja e o Sereníssimo Grão Mestre, com uma linda Comenda Comemorativa aos 20 anos de fundação e Botom e entregou o Diploma de Honra ao Mérito aos Obreiros da Loja.

 

Ao fim da gestão e as obras do Templo ainda em andamento, alguns Irmãos percebendo o grande empenho e dedicação do Venerável Mestre em atingir o seu objetivo de construir o Templo Maçônico, solicitam a sua reeleição. O Venerável Mestre após consultar o 1º Vigilante Irmão JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, sucessor natural da Loja e outros irmãos, aceitou a recondução.

 

Reconduzido para a gestão 2008-2009 o Venerável Mestre Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ juntamente com toda sua Diretoria, sejam: 1º Vigilante - JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, 2º Vigilante – SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA, Orador - MARCIO ANDRADE CARDOZO, Secretário - REGILDO ARAÚJO FERREIRA, Tesoureiro MARÇAL PEDROSO BARBOSA, Chanceler - ALCIR SERUDO MARINHO, Mestre de Cerimônia - CARLOS ALBERTO DA ROCHA NOGUEIRA, Hospitaleiro - LAMARTINE QUINTO DOS SANTOS, 1º Diácono - FERNANDO JOSÉ ELARRAT CANTO, 2º Diácono IZAEL DE LIMA SALES, Porta Bandeira - JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES, Porta Espada - JOSÉ CARLOS DE MOURA LOPES, Porta Estandarte - JOSÉ ANTONIO GENTIL, 1º Experto - SANDRO CLEVERSON DE ANDRADE, 2º Experto - JOSÉ DE ARIMATÉIA DANTAS, Guarda do Templo - SILOMAR BORGES GOUVEIA, Cobridor - ESMERALDO BATISTA RIBEIRO, Bibliotecário - LUIS CARLOS MONTEIRO FERRAZ, Mestre de Banquete - JOSÉ ANTONIO DA SILVA e Mestre de Harmonia - WALDIR FERREIRA DE MOURA novamente elegem como meta principal a conclusão da 1ª etapa das obras do Templo, onde são firmadas novas parcerias e executados novos projetos de arrecadação de fundos possibilitando assim o prosseguimento das obras do tão sonhado Templo.

 

As obras de construção prosseguem. Em março de 2009, a 1ª etapa das obras do Templo está praticamente concluída. Apesar do Templo não estar totalmente acabado, as condições em que se encontrava já possibilitava realizar reuniões em seu interior. O Venerável Mestre atendendo a solicitação dos irmãos que queriam que as reuniões fossem realizadas no Templo novo, forma uma comissão composta pelos Irmãos RONY EGUEZ VACADIEZ, REGILDO ARAÚJO FERREIRA, JOSÉ CORDEIRO DE PAULA E SANDRO CLEVERSON DE ANDRADE, para visitar e levar ao Sereníssimo Grão-Mestre Poderoso Irmão JUSCELINO MORAIS DO AMARAL, Prancha solicitando autorização para a Sagração e Inauguração do Templo próprio da Delta nº 09.

 

A visita ao Sereníssimo Grão-Mestre foi bastante proveitosa. Dentre várias datas apontadas, sabiamente o Sereníssimo Grão Mestre sugeriu o dia 27/06/2009 para a realização deste importante acontecimento. A data da sagração do Templo indicada pelo Sereníssimo Grão Mestre foi prontamente aceita pelos membros da comissão.

 

Em sessão econômica os membros da comissão apresentaram a data de 27 de junho de 2009, como data da sagração e inauguração do Templo da Loja Delta nº 09. Após amplo debate, a grande maioria dos irmãos presentes à sessão histórica aprova a data sugerida.

Definida a data da sagração, o Venerável Mestre com o apoio dos irmãos, cunhadas e familiares não mediram esforço para a sagração e inauguração do Templo. Providencia a instalação elétrica; instala duas centrais de ar de 60.000 BTU, sendo que uma das centrais foi adquirida e repassada a nossa Loja pelos Irmãos da Loja Triunfo do Candeias nº 31, como forma de antecipar a contribuição pela utilização do Templo; adquire os móveis; a loja recebe em doação da Loja SUPREMA RAZÃO Nº 25 e do Irmão DEIVISON RUSSI, o Trono e a Cadeira do Veneravel Mestre respectivamente. O Irmão SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA doa seis lindas cadeiras de madeira utilizadas no Trono, Vigilantes Orador e Secretário. Os Irmãos JOSÉ CARLOS DA SILVA e PAULO FRANCISCO DE MATOS, doaram os Bancos das Colunas do Norte e do Sul. O Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ, doou os Candelabros de três luzes, O Livro da Lei, o Esquadro, o Compasso, o Altar das Abluções e a Pira para o Fogo Sagrado. O Irmão CRISTOVÃO MÁRIO MOREIRA e VICTOR AUGUSTO MOREIRA, doaram a Pedra Cubica e o Irmão JOSÉ CARLOS DA SILVA, a Pedra Bruta. O Irmão JOSÉ CARLOS DE MOURA LOPES, doou o Porta Bíblia, Porta Painéis e Porta Espada. O Irmão LUIZ CARLOS MONTEIRO FERRAZ, doou os Malhetes, o Irmão WALDIR FERREIRA DE MOURA, doou os Bastões, o Irmão PATRICK ROBERTSON DE CARVALHO, doou algumas jóias que estavam faltando, O Irmão REGILDO ARAUJO FERREIRA, confeccionou o novo Estandarte e o Pavimento Mosaico. O Irmão CELIO HENRIQUE LOBATO UGO, fez a colocação das Colunas Zodiacais. O Irmão MARCELO SUZUKI, doou as Letras “J” e “B” das Colunas O Irmão CLAUDIO LUIZ DO AMARAL SANTINI, doou os Painéis dos Graus e o Irmão ALDINO BRASIL, doou as figuras das Colunas Zodiacais. Providencia-se também a decoração do Templo destacando-se nesta missão: o valoroso Irmão JOSÉ ANTONIO RODRIGUES e a Cunhada ANGELA que confeccionaram O Delta, o Sol e a Lua que ornamentam o Trono no Oriente; as Colunas J e B que ficam na entrada do Templo e a Estrela Flamejante na Colunas do Sul. O Irmão MARÇAL PEDROSO BARBOSA, que adquiriu e instalou a Corda de 81 Nós, com o apoio dos Irmão RONY EGUEZ VACADIEZ, JOSÉ ANTONIO RODRIGUES, EDSON EVANGELISTA DOS SANTOS, FERNANDO JOSÉ ELARRAT CANTO, PATRICK ROBERTSON DE CARVALHO, REGILDO ARAUJO FERREIRA e JOSÉ CORDEIRO DE PAULA. Esta fase foi bastante decisiva, vários irmãos fizeram novas doações financeiras e de materiais entre eles VICTOR AUGUSTO MOREIRA, CRISTOVÃO MARIO MOREIRA, SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA, JOSÉ ANTONIO RODRIGUES, LUIZ CARLOS MONTEIRO FERRAZ, JOSÉ CARLOS DE MOURA LOPES, GERSON DE SOUSA, JOSÉ CARLOS DA SILVA, PAULO FRANCISCO DE MATOS, PATRICK ROBERTSON DE CARVALHO, MARÇAL PEDROSO BARBOSA, RONY EGUEZ VACADIEZ, SANDRO CLEVERSON DE ANDRADE, JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, REGILDO ARAÚJO FERREIRA, WALDIR FERREIRA DE MOURA e GETULIO NICOLAU SANTORE. Cada irmão ativo da Loja contribuiu financeiramente para a compra de uma central de ar de 60.000 BTU e 12 jogos de mesas e cadeiras plásticas, assim como todos os irmãos contribuíram decisivamente para a realização deste grande objetivo.

 

Finalmente, no dia 27 de junho de 2009 (sábado), às nove horas da manhã, foi realizada a Sessão Especial de Sagração e Inauguração do Templo Maçônico da Delta nº 09. Esta belíssima, histórica e emocionante Sessão, foi brilhantemente presidida pelo Respeitável e Poderoso Irmão JUSCELINO MORAES DO AMARAL, Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – GLOMARON, cuja brilhante sessão contou também com as honrosas presenças de vários Mestres Instalados da Loja, a grande maioria dos irmãos do quadro, vários Mestres Instalados e Irmãos das Lojas Co-Irmãs assim como a Loja foi brindada também com a honrosa presença do Garante de Amizade junto ao Grande Oriente do Brasil – GOB – RO, Poderoso Irmão FRANCISCO ALEIXO.

 

Na ocasião o Sereníssimo Grão Mestre JUSCELINO MORAES DO AMARAL, concedeu a Loja, o título de Grande Benemérita Loja Simbólica Delta nº 09, conforme Decreto nº 009-GM-2007/2011 e entregou ao Venerável Mestre uma linda placa comemorativa como homenagem a todos os Obreiros do seu quadro, pelo trabalho e dedicação em prol da Maçonaria Rondoniense e Universal. Ao final da sessão o Sereníssimo Grão Mestre JUSCELINO MORAES DO AMARAL juntamente com o Venerável Mestre RONY EGUEZ VACADIEZ na presença dos Irmãos descerram a placa alusiva a esse importante marco histórico da Delta nº 09 e da GLOMARON.

 

Que esse Templo material possa aperfeiçoar ainda mais o Templo interior de cada Obreiro, continuando sempre na busca do Amor, Concórdia e União fraternal para o progresso e fortalecimento da nossa Loja, da GLOMARON e da Maçonaria Universal.

 

Em agosto 2009 o Irmão IZAEL DE LIMA SALES toma posse como Venerável Mestre da Loja para a Gestão 2009-2010, tendo como principal objetivo a continuidade nas obras de construção do Templo. Por motivos de saúde o Veneravel Mestre necessitou ausentar-se a partir de dezembro/2009, assumindo a direção da Loja o 1o. Vigilante Irmão REGILDO ARAÚJO FERREIRA, que neste período construiu o Pavimento Mosaico e o Piso do Oriente, material este doado pelo Irmão Victor Augusto Moreira.

 

Em agosto de 2010, em reconhecimento aos trabalhos realizados na gestão anterior, a Loja elegeu por aclamação o Irmão REGILDO ARAÚJO FERREIRA, Venerável Mestre para Gestão 2010-2011 com sua Diretoria 1º Vigilante CARLOS ALBERTO DA ROCHA NOGUEIRA, 2º Vigilante ALCIR SERUDO MARINHO, Orador JOSÉ ANTÔNIO GENTIL, Secretário RONY EGUEZ VACADIEZ, Tesoureiro PAULO FRANCISCO DE MATOS, Chanceler JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, Mestre de Cerimônia SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA, Hospitaleiro CLEIVAN MARCOS MORAES DO AMARAL, 1º Diácono EDSON EVANGELISTA DOS SANTOS, 2º Diácono VICTOR AUGUSTO MOREIRA, Porta Bandeira LUIZ CARLOS MONTEIRO FERRAZ, Porta Espada JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES, Porta Estandarte LAMARTINE QUINTO DOS SANTOS, 1º Experto MARÇAL PEDROSO BARBOSA, 2º Experto WALDIR FERREIRA DE MOURA, Guarda do Templo JOSÉ CARLOS DA SILVA, Cobridor CACILDO QUEIROZ FILHO, Arquiteto JOSÉ CARLOS DE MOURA LOPES, Bibliotecário JOSÉ DE ARIMATÉIA DANTAS, Mestre de Banquete JORGE VALEIRO SOARES e Mestre de Harmonia FERNANDO JOSÉ ELARRAT CANTO. O lema “Juntos Somos Fortes” como essa mensagem de ordem o Veneravel Mestre com o apoio dos irmãos deram a continuidade na construção do templo material e principalmente no espiritual. No planejamento da gestão, destacam-se as principais atividades realizadas, tais como, Regularização Fiscal, Cartorária e Contábil, Instalação do Sistema de Sonorização (mesa, microfones, amplificador, caixas, cabeamento) doado pelo Ir Marcio Cardozo, Instalação do Foro em PVC do Átrio e Sala dos Passos Perdidos, Instalação do Piso do Átrio, Passos Perdidos, Secretaria e sala do Veneravel Mestre, Iluminação Externa do Templo (Estacionamento), Iluminação na via pública, Regularização do IPTU e realização de sessões magna de iniciação, elevação e exaltação.

 

Em virtude dos trabalhos realizados, a Loja decidiu pela recondução do Veneravel Mestre REGILDO ARAÚJO FERREIRA para a Gestão 2011-2012 com sua Diretoria 1º Vigilante ALCIR SERUDO MARINHO, 2º Vigilante PAULO FRANCISCO DE MATOS, Orador RONY EGUEZ VACADIEZ, Secretário JORGE VALERIO SOARES, Tesoureiro CLEIVAN MARCOS MORAES DO AMARAL, Chanceler LAMARTINE QUINTO DOS SANTOS, Mestre de Cerimônia PATRICK ROBERTSON DE CARVALHO, Hospitaleiro EDSON EVANGELISTA DOS SANTOS, 1º Diácono JOSÉ ANTÔNIO GENTIL, 2º Diácono SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA, Porta Bandeira SIDNEI ROBERTO FELICIANO DA SILVA, Porta Espada JOSÉ ANTONIO RODRIGUES, Porta Estandarte JOSÉ DE ARIMATÉIA DANTAS, 1º Experto LUIS CARLOS MONTEIRO FERRAZ, 2º Experto JOSÉ CARLOS DE MOURA LOPES, Guarda do Templo JOSÉ CORDEIRO DE PAULA, Cobridor CACILDO QUEIROZ FILHO, Arquiteto VICTOR AUGUSTO MOREIRA, Bibliotecário WALDIR FERREIRA DE MOURA, Mestre de Banquete JOSÉ CARLOS DA SILVA e Mestre de Harmonia JAIRO TSCHURTSCHENTHALER COSTA. Nessa gestão teve como lema “Trabalho, Compromisso e Harmonia” e com essa tríade conseguiu finalizar a decoração do Templo e preparar a loja para a celebração dos 25 anos de fundação de nossa Delta 09. As principais atividades realizadas na gestão foram a Decoração do Templo em Gesso das Colunas Zodiacais, Colunas Papiroforme B&J, Colunas do VM, Dossel, Abobada Celeste, Sanca, Contra Sanca e Painel Decorativo do Aprendiz, Companheiro, Mestre, A União Fraternal e o Templo de Salomão com a Arca da Aliança na parede de entrada do Templo, pintura decorativa da abóbada celeste e pintura interna do Templo.

 

Em agosto 2012 o Irmão SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA toma posse como Venerável Mestre da Loja para a Gestão 2012-2013, tendo como objetivo em dar continuidade na construção do Templo na qual fez todo o reboco externo do Templo e fortaleceu as relações de fraternidade entre os Irmãos, Lojas e Grande Loja.

 

Em virtude dos trabalhos realizados, a Loja decidiu pela recondução do Venerável Mestre SEBASTIÃO AUGUSTO DA CUNHA para a Gestão 2013-2014 que inicialmente quitou os débitos com a Caerd e a continuidade dos trabalhos da gestão anterior

NOTÍCIAS

Ações Maçônicas:

Fundação da Loja Paz Universal

Fundação da Loja Guardião do Templo

 

Ações Paramaçônicas:

Criação do Bethel Lírios do Madeira nr. 01

Participação em Sessões das Filhas de Jó

Participação em Sessões dos DeMolay

 

Ações Profanas e Sociais:

Natal das Crianças com Distribuição de Brinquedos e Bicicletas.

Participação em eventos sociais, culturais e educacionais.

Festiva de Final de Ano

Palestras Diversas tais como Política e Cidadania, voto consciente e eleições limpa, noções de Hebraico, Cabala e Judaismo, etc.

Venerável Mestre

Ângelo Almerio de Melo Baleeiro

Data de Nascimento:27/04/2961. local de nascimento:Porto Velho - RO.

Casado com Elane de Fátima dos Santos Baleeiro e pai de Tiago dos Santos Baleeiro e Gabriel dos Santos Baleeiro .


Data de Iniciação: 13/08/1994; Data de Elevação: 27/06/1995; Data de Exaltação: 30/04/1996; Data de Instalação: 22/08/2017

 

Loja em que nasceu: G.'. B.'.L.'.S.'. DELTA Nº 09.


Grau 19, R.'.E.'.A.'.A.'.

Profissão: Funcionário Público Federal. Local de trabalho: DNIT/RO.

 

Religião: Católica. Time para que torce: Fluminense. 


Uma frase aos obreiros da Loja: "QUE EU TENHA A SABEDORIA DE SALOMÃO, A FORÇA DE SANSÃO E A PACIÊNCIA DE JÓ".

EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE
bottom of page