top of page
AUGUSTA E RESPEITÁVEL GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA ESTRELA DA FRATERNIDADE N° 15
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

Av. Marechal Rondon, nº 2330 - Setor 03 - Caixa Postal nº 10
Data de Fundação: 24/08/94 - Reuniões às 2ª Feiras
V∴ M∴: JULIANO TOLOTTI GOMES - Fones: (69) 99219-8989
E-mail: vm.ef15@glomaron.org.br
sec.ef15@glomaron.org.br
76890-000 - JARU - RO

A Grande Benemérita Loja Simbólica Estrela da Fraternidade nº 15 teve sua fundação através da atuação de obreiros das Lojas Estrela Renascente nº 02, do Oriente de Porto Velho e Saber e Fraternidade nº 04, do Oriente de Ariquemes. O nome Estrela da Fraternidade é derivado da junção dos nomes destas duas “Lojas Mães”. Sua Fundação aconteceu em 24 de Agosto de 1994 nas dependências do templo da Loja Acácia Rondoniense nº 2322 jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil.

 

O primeiro venerável da Loja foi o Irmão Paulo Fernando Borges Botelho que durante sua gestão se deslocava de Porto Velho toda semana para dirigir os trabalhos da Loja em Jaru, porém, outros valorosos Irmãos também merecem serem referendados na história por sua importância na criação da Loja Estrela da Fraternidade. Como exemplo, podemos citar os irmãos Augusto Simon Kempe (In memorian), Valdir José da Silva, Luiz Carlos Guilherme, Ronaldo Muradas e Edson Cezar Calixto.

 

A Pedra Fundamental do Templo, que hoje é a sede definitiva da Loja, foi lançada em 14 de Abril de 1996 com presenças do Grão-Mestre Ricardo Ramires Pavon, acompanhado do Secretário de Relações Exteriores Irmão Aroldo Ercilio Pacheco, e o Irmão Deusdete Antonio Alves, Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia de Rondônia nº 05 e o Irmão Paulo Benevenute Tupan, na ocasião, Venerável Mestre da Oficina. A primeira sessão realizada em sede definitiva ocorreu em 16 de fevereiro de 1998 e a sagração do Templo ocorreu no dia 18 de abril de 1998 com a presença da Comitiva Estadual da GLOMARON.

 

Atualmente a Loja é composta por 35 obreiros ativos com freqüência média de 75% em suas sessões e, anexo ao Templo, possui também um belíssimo Salão de Ágapes que foi inaugurado em 24 de Agosto de 2013 com ajuda importante da GLOMARON. Este espaço foi denominado de “Salão Fraternal Augusto Simon Kempe”, em homenagem a este valoroso irmão que está no Oriente Eterno.

NOTÍCIAS
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE
bottom of page