AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA DEFENSORES DA ORDEM Nº 26

Rua Tabajara, 2651 - Palácio Maçônico - Bairro: Liberdade
Data de Fundação: 10/08/99 - Reuniões às 2ª Feiras - às 20:00 horas
V∴ M∴: Domingos Augusto Sapia - Fone: (69) 99905-3322
E-mail: vm.do26@glomaron.org.br
sec.do26@glomaron.org.br
76803-876 – PORTO VELHO - RO

Como Chegar!

A Loja Defensores da Ordem nº 26 foi fundada no dia 10 de agosto de 1999, por 26 Obreiros, conforme relato do nosso querido Ir.·.José Barbosa de Lima:

 

Era manhã de domingo de primeiro de agosto do ano de 5.759 A.·.V.·.L.·. (1999) quando após a fundação da A.·.R.·.L.·.S.·. Suprema Razão nº 25, nos dirigimos para a residência do Ven.·. Eleito, Ir.·. Nelson Pereira da Silva para um almoço de confraternização.

 

Nesse almoço tinham irmãos de diversas lojas da capital; em dado momento surgiu uma notícia que o Ir.·. Marcos Antonio Pando de Souza iria se mudar, após se aposentar, para o município de Candeias do Jamari-RO; nesse momento o Ir.·. Heinz Roland Jakobi ouvindo a notícia, chamou um grupo de irmãos para uma conversa rápida; desse grupo faziam parte os irmãos: Heinz Roland Jakobi, José Soares Barbosa (Zezinho), Antonio Carlos Nossa, Marcos Antonio Pando de Souza, Raimundo Ferreira Neto, Renato Condeli, José Barbosa de Lima e etc.

 

Depois de conversarmos sobre a possibilidade de fundarmos uma Loja Maçônica para funcionar no referido município, e tendo sido aceita a idéia por todos, chamamos o Grão-Mestre Ir.·. Walter de Oliveira Bariani e o Grão-Mestre Adjunto Ir.·. Cláudio Luiz do Amaral Santini, os quais concordaram de pronto com a idéia. Nesse ínterim, ficou acertada a data de 10 de agosto de 1999 para a fundação da novel Loja.

 

Retornamos aos nossos lugares e começamos a discutir como seria o nome da Loja e o dia de funcionamento. Surgiram várias idéias e o nome aceito por todos foi o de “DEFENSORES DA ORDEM”, sugerido pelo Ir.·. Carlos Alberto Marques Ribeiro Filho, e que o funcionamento da mesma seria aos sábados às 16:00 no templo da Loja Quéop’s nº 11, até que fosse providenciado a construção de um templo no município de Candeias do Jamari-RO.

 

No dia 10 de agosto de 1999, em uma terça-feira, reunimo-nos na sede da GLOMARON, num total de 25 (vinte e cinco) obreiros regulares, conforme lista em anexo. Em documento apropriado e devidamente assinado por todos, deu-se início aos trabalhos presidido pelo Grão-Mestre Adjunto Ir.·. Claudio Luiz do Amaral Santini.

 

Após a entrega da documentação necessária, a palavra foi franqueada, tendo sido usada por diversos Irmãos, todos elogiando o ato do Grão-Mestre em conceder autorização para a criação de uma nova Loja. Em seguida o Presidente dos trabalhos franqueou a palavra sobre a escolha do nome do primeiro Ven.·. M.·. da nova Loja; vários Irmãos falaram e o nome aceito por unanimidade foi o do Ir.·. José Barbosa de Lima da Loja Estrela Renascente nº 2.

 

O Ir.·. Barbosa agradeceu a todos pela confiança e disse que com a benção do GADU e a ajuda dos IIr iria fazer o máximo para corresponder a confiança depositada em seu nome.

 

Os trabalhos foram encerrados às 19:00 horas, marcando-se a data de 18 de agosto de 1999, uma 4ª Feira, para a instalação da Loja, o que foi feito”.
Narrativa do Ir.·. José Barbosa de Lima

NOTÍCIAS
VENERÁVEL MESTRE