top of page
HIKMAT SHRINE MADEIRA-MAMORÉ CLUB
História

Todos os Shriners são Maçons mas nem todos os Maçons são Shriners.

A Shriners International é uma divisão da Maçonaria, a mais antiga, maior e mais ampla fraternidade conhecida no mundo.

Shriners

O Shrine é uma fraternidade Internacional com cerca de 450.000 membros, fundada em Nova York em 1872, é uma organização composta exclusivamente de Maçons e que conta para seu funcionamento com a participação maciça das cunhadas. O Shrine é mais conhecido pelo atendimento oficial e gratuito na área de saúde as crianças com até 18 anos de idade, é uma entidade reconhecida pela ONU e pelos princípais países como a organização de ‘Maior Filantropia do Mundo’.

 

 

Shreveport - 26 de setembro de 1872

 

Shriners Mato Grosso

Seus membros apóiam voluntariamente no encaminhamento de crianças e acompanhantes para um dos 22 grande hospitais existentes no planeta, e aqui, nossa entidade tem como meta a construção de um Hospital Shrine em Mato Grosso, para funcionar na rede dos Hospitais Shriners para Crianças do mundo.

 

História do Shriners no Brasil

História da Fundação do Shriner no Brasil:

Em fevereiro de 2009 houve o primeiro contato com a Diretoria dos Shriners International ,em Los Angeles, feito pelo Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), Marcos Hans. Os responsáveis pela expansão internacional, o Nobre Douglas Maxwell, (Imperial Potentate) e o Nobre Alan Madsen, que imediatamente deram apoio à formação do Shriner no Brasil.

Assim, em maio de 2009, com a ajuda e orientação do Shriners Uruguay (Clube de Almas do Uruguay), nas pessoas dos Nobres Victor Valverde e Hector Massioti, foram iniciados em Montevideo nove brasileiros, dentre eles os Irmaos Gilberto Moreira Mussi, grão-mestre da GLMERGS e João Otávio César Lessa, grão-mestre Adjunto da GLMERGS.

Em Mato Grosso chegou por dois caminhos: Por Rubens Carlos de Oliveira Grande Secretário do Exterior da GLEMT e por Genilto Nogueira da A.:R.:L.:S.: HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA -JHS49, do Or.: de Cuiabá - MT, que recebeu do Ir.: Cláudio Volpe da A.:R.:L.:S.: ESTRELA DO NORTE II - GOB, do Or.: de Mandaguari PR. 21 de Novembro de 2009, iniciaram a Ordem Shriner do Rio Grande do Sul como fundadores os MM.: MM.: matogrossenses Genilto Nogueira, Antonio Kato, João Aparecido Porto e Jadson Barros, ficando aptos os IIr.: Marcelo Sandrim e Valdiney Arruda.

Foram iniciados com a gratificante missão de organizar o Shriner em todo o Território Nacional, torná-lo dinâmico e cumprir a tarefa a qual os Shriners se propõem há mais de um século, auxiliar ás criaças necessitadas.

De onde veio o tema da fraternidade Shriners?

O tema diferente da nossa fraternidade vem dos fundadores Billy Florença, um ator, e Walter Fleming, um médico. Fleming e Florença queriam uma fraternidade jovem para ter um fundo colorido, emocionante e acredita-se que Florence concebeu o tema árabe depois de uma turnê para a Europa.

É importante saber que, embora as raízes originais do tema realizado tenham uma aura de mistério, Shriners internacional não é uma sociedade secreta.


Por que os Shriners usam um Fez?

O FEZ vermelho com a borla preta é um dos símbolos mais característicos da fraternidade. Ela deriva seu nome do local onde o chapéu foi fabricado, a cidade de Fez, Marrocos. O FEZ foi escolhido como parte do tema ‘Árabe’ do Shriners, que é também a base para a cor e o esplendor de eventos da organização.

 

 

Qual é a relação entre Shriners Internacional e ‘Shriners Hospitals for Children’?

Shriners International é a fraternidade que fundou os hospitais Shriners para crianças em 1922. Hoje, Shriners Internacional continua a apoiar os hospitais a arrecadar fundos, ajudando as famílias dos pacientes com transporte, voluntariado em comissões de hospital e muito mais.

As crianças e adolescentes (do nascimento até a idade de 18 anos) recebem atendimento especial com especialistas das áreas médicas nestes hospitais, sem nenhum custo financeiro para eles ou suas famílias, graças aos esforços de Shriners e outros torcedores generosos. Além disso, muitos Shriners hospitais para Crianças estão envolvidos em pesquisas médicas e estão filiadas com algumas das melhores instituições médicas acadêmicas na América do Norte.

’Shriners Hospitals for Children’ é uma organização sem fins lucrativos.


Que tipo de cuidados os ‘Shriners Hospitals for Children’ proporcionam?

’Shriners Hospitals for Children’ é um sistema de saúde internacional dedicado a melhorar as vidas das crianças através do fornecimento de cuidados especiais pediátricos, pesquisas e programas inovadores de ensino excelente. 
Os hospitais focam em quatro áreas especializadas de 
atendimento:

Ortopedia: - atendimento médico e a reabilitação para crianças com deformidades congênitas e os problemas decorrentes de lesões ortopédicas e doenças do sistema neuro músculo-esquelético.

Assistência a Queimados: - tratamento de lesões agudas e queimadura aguda e cicatrizes relacionadas, juntamente com a reabilitação física e emocional.

Reabilitação de lesão medular: - de ferimento da medula espinhal especificamente para crianças, oferecendo alguns dos tratamentos mais avançados do país, com uma gama completa de serviços.

O lábio leporino ou palato: - coordenada, multidisciplinar, atenção integral para as crianças com esta condição.

Shriners acreditar na tradição.


Fundada em Nova York, em 1872, Shriners Internacional é composto exclusivamente por Mestres Maçons. A fraternidade tem aproximadamente 350.000 membros no mundo inteiro.

Shriners Internacional é mais conhecido por seus desfiles coloridos, o chapéu vermelho distintivo – chamado o FEZ - e sua filantropia oficial, Shriners Hospital para Crianças. Membros vêm de todas as esferas da vida e cantos do mundo, incluindo a política, entretenimento e esporte profissional. Shriners são homens que apreciam a vida, primam pelo elo que é a família e estão à procura de uma forma de devolver algo para a comunidade, divertimento e fraternidade. Shriners também estão comprometidos em ajudar crianças e famílias necessitadas.

Para maiores informações sobre Shriners International em Rondônia, por favor, mande um e-mail para shriners@glomaron.org.br e nós podemos apresentar um nobre Shriner perto de você com quem você possa conversar.

O Hikmat Shrine Madeira-Mamoré Club, foi criado em 26 de março de 2016 em reunião realizada no Templo da GBLS Estrela Renascente nº 02, em Porto Velho.

Atualmente o Club é presidido pelo Nobre Gilberto Carlos Cantarelli, Mestre Instalado da BLS de São João 33, em Porto Velho.

Somos 58 membros, Mestres Maçons da Grande Loja Maçônica de Rondonia - GLOMARON, Grande Oriente do Brasil - Rondonia e Grande Loja MaÇõnica do Acre - GLEAC

Noticias
NOTÍCIAS
2017
VIDEOS
Videos
CONSELHOS E COMISSÕES
ADMINISTRAÇÃO
PRESIDENTE
Conselhos
VICE PRESIDENTE
SECRETÁRIO
TESOUREIRO
CONSELHO FISCAL
COMISSÃO DE ASSISTENCIA AS CRIANÇAS
COMISSÃO DE EVENTOS PARA CRIANÇAS
COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO FAMILIAR
Comissões
COMISSÃO DE FORTALECIMENTO DO CLUBE
RELATÓRIO ANUAL
Relatório Anual

Relatório 2016 - 2017

Apresentação 2016 - 2017

Apresentação SAG

Formularios
FORMULÁRIOS

Inscrição para Iniciação (PDF)

Inscrição para Iniciação (DOC)

Pedido Internacional de Tratamento

Convenção 2017
CONVENÇÕES
bottom of page