Um grande sucesso o III Encontro Estadual do Rito de York realizado em Porto Velho.

Os dias 25 e 26 de maio de 2018 ficarão marcados na História da Maçonaria Rondoniense. Nesta data, ocorreu o III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK, realizado pela Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia - GLOMARON e organizado pela BLS JACQUES DEMOLAY Nº 36. O Encontro contou com a presença das 4 (quatro) Lojas que trabalham no Rito de York no âmbito da GLOMARON, BLS PHOENIX Nº 30, BLS JACQUES DEMOLAY Nº 36, ARLS VALE DO JAMARY Nº 38 e ARLS REI SALOMÃO Nº 43.

O III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK contou com a presença Ilustres do Grande Instrutor Litúrgico da Grande Loja Maçônica de Nova York, o Ir. Richard Friedman.

Participaram do Evento mais de 80 Irmãos dos quadros das Lojas jurisdicionadas à GLOMARON e ao GOB-RO. Registramos ainda as presenças de Irmãos do Oriente Acreano e do Distrito Federal.

No dia 25 de maio, ocorreu a abertura Oficial do III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK, feita pelo Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMARON Ir. Aldino Brasil de Souza, ocasião em que o Instrutor Litúrgico foi apresentado à Plateia. Em seguida, foram ministradas Instruções à cerca da Abertura e Encerramento das Lojas de Aprendiz Registrado, Companheiro de Ofício e Mestre Maçom.

No dia 26 de maio, os trabalhos tiveram início às 08h, onde foram ministradas as instruções relativas à Cerimônia Magna de Iniciação no Grau de Aprendiz Registrado. Os trabalhos se encerraram ao Neio dia com pausa para o almoço.

Às 14h os trabalhos foram estimados para que fossem realizados os trabalhos referentes às instruções Ritualísticas da Cerimônia Magna de Passagem ao Grau de Companheiro Registrado, sendo encerrado às 16h com pausa para um cofee break.

Revigoradas as energias, os Mestres Maçons apenas retornaram aos trabalhos, visto que haveria a Instrução Ritualística de Elevação ao Grau de Mestre Maçom, com ênfase ao Drama da “Lenda de Hiran Abiff”, peça teatral que finaliza o Grau e coroa o Maçom como Mestre no Simbolismo do Rito de York.

Os trabalhos no Grau de Mestre se encerraram às 19h. Na sequência houve o encerramento do III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK, ocasião em que foram homenageadas diversas autoridades e personalidades Maçônicas.

Para finalizar, os irmãos puderam se confraternizar em um maravilhoso Ágape fraternal ocorrido na casa de eventos THE HOUSE.

O III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK foi considerados sucesso, visto que reuniu todas as 4 (quatro) Lojas que praticam o Rito York e são Jurisdicionadas à GLOMARON, todas irmanadas com um único objetivo que é o de melhorar e padronizar os procedimentos e práticas Ritualística do Rito de York no Âmbito de nossa Potência.

O Rito de York sai bastante fortalecido após o III ENCONTRO ESTADUAL DO RITO DE YORK que foi o primeiro evento para Instrução Ritualística fo Rito na América Latina.

Vejam abaixo os 4 albuns de fotos com imagens de Sexta a noite (25), Sabado (Sessões), Sabado (Jantar) e Bastidores

Imagens: Irmão Gilberto Carlos Cantarelli

IMAGENS DIA 25Mai (Sexta-Feira)

IMAGENS DIA 26Mai (Sabado - Sessões Magnas)

IMAGENS DIA 26Mai (Jantar)