AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA PHOENIX Nº 30

Rua Aloísio de Azevedo, 887 - Bairro: Parque Fortaleza - Caixa Postal nº 111
Data de Fundação: 21/05/2003 - Reuniões às 4ª Feiras às 20:00h
V∴ M∴: Jair Martins Ravazoli - Fone: (69) 98405-7582
E-mail: vm.p30@glomaron.org.br
sec.p30@glomaron.org.br
76960-000 – CACOAL - RO

No dia 21 do mês de maio de 2003, uma quarta feira, em uma sessão que iniciou-se as 20:00. Naquela noite se realizava um sonho, estimados e incansáveis irmãos que tinham como desejo de trazer para Rondônia o Rito de York. O que hoje virou uma história particular para cada um dos obreiros da B\L\S\ Phoenix nº 30 é fruto de muita dedicação dos incansáveis irmãos fundadores desta oficina.  No ato da fundação foi composta a administração provisória tendo como Venerável o Mestre Edson Osival Furlanetto; 1º Vigilante Júlio César da Rocha; 2º Vigilante José Salviano de Matos; Orador Fortunato Luiz Godoy; Secretário Ednelson Bega; Tesoureiro Donizete Borges de Campos e Chanceler José Corrente. Imaginamos a emoção nos corações naquela noite, após vários planos, reuniões, tentativas e estratégias, ali estava o pagamento pelo trabalho destes irmãos.  

 

A Loja Phoenix nº30 obedece à jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (CMSB) – GLOMARON e seu nome oficial é Augusta e Respeitável Lojas Simbólica Phoenix nº 30 recebendo o titulo de Benemérita Loja Simbólica Phoenix nº 30 no ano de 2013 ano de seu décino aniversário na ocasião da sagração de seu templo próprio.  A B\L\S\ Phoenix nº 30 trabalha no Rito de York, sendo a primeira Loja de Rondônia e a segunda do Brasil a adotar o Rito de York, sendo isto possível através de intercâmbio maçônico com a Brazilian Lodge nº1182 Free & Accepted Masons. Filiada à Grand Lodge of State of New York a qual no processo de fundação da Loja Phoenix nº30 foram fornecidos todas as orientações e suporte ritualístico pela diretoria da Brazilian Lodge nº1182 na época tendo como Worshipful Master Paulo Koo, intercambio este realizado pelo ir.:  Fortunato Luiz Godoy.  

 

A B\L\S\ Phoenix nº 30 Iniciou seus trabalhos nas dependências da Augusta e Respeitável Loja Simbólica O Samaritano nº2520, loja esta, jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Rondônia até o ano de 2007. A partir do ano de 2007, passou a realizar suas sessões nas dependências da Grande e Benemérita Loja Simbólica Gonçalves Lêdo nº08 jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia onde desenvolveu seus trabalho até o ano de 2013. Após muitos esforços, desde a aquisição dos terrenos realizado no ano de 2006  no veneralato do Venerável Irmão José Corrente, a loja Phoenix concentrou seus esforços para a construção de seu templo e através de seu projeto arquitetônico elaborado pelo Ir.: José Corrente em 2013 no veneralato do Venerável Irmão Moacir Ferreira da Silva sagrou seu templo próprio, que segue a arquitetura dos templos do Rito de York.

 

Seu endereço atual é Rua Aluízio de Azevedo, 887 – Parque Fortaleza – Cacoal – RO. Suas reuniões ocorrem às Quartas-Feiras a partir das 20:00 horas. Em 2014 inaugurou o seu salão de eventos “Agmenon de Assis  ” no veneralato do Venerável Irmão Aroldo de Oliveira Matos.

Após sua fundação, B\L\S\ Phoenix nº 30 foi conquistando seu espaço, vem crescendo com destaque e acima de tudo construindo a sua História sustentada pelos laços de irmandade que nos une como verdadeiros irmãos e direcionando os trabalhos a fim de produzir para a sociedade homens melhores através das tradições e ensinamentos da Maçonaria. A B\L\S\ Phoenix nº 30  tem a frente de sua gestão o VM.: Ir.: Darcylio Moura.

No ano de 2018, a Phoenix completará quinze (15) anos, e já teve como Veneráveis Mestres, treze (13) irmãos do seu quadro de obreiros, atualmente o V. M é o Ir. Vanderlei Santini, que foi instalado no dia 23 de agosto, para a gestão 2017/2018 da E.V.

NOTÍCIAS
Videos
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE