top of page

Bethel Anjos da Luz nº 05, realiza o XII COBEN em Rolim de Moura - RO.

“A Convivência molda o caráter, o respeito o dignifica.” Esse foi o tema do XII COBEN – Congresso dos Betheis do Norte realizado entre os dias 20 a 22 de julho pelo Bethel Anjos da Luz nº 05 de Rolim de Moura/RO, patrocinado pela Grande Benemérita Loja Simbólica Thêmis e Àgora nº 20. E foi exatamente isso que vimos nesses três dias de trabalhos e confraternização ... a Ordem Internacional das Filhas de Jó tem como base auxiliar na formação do caráter de meninas de 10 a 20 anos e todos os 140 participantes (filhas e Conselho Guardião) deram um lindo exemplo de caráter, respeito, solidariedade, tornando o evento um SUCESSO!!


Participaram do COBEN 10 Betheis de toda região norte: As Amazonas nº 01 – Manaus/AM, com a presença de sua Guardiã Lindsey de Freitas Medeiros, Flor de Açucena nº 01 - Macapá/AP, acompanhado por sua Guardiã Secretária Ana Valéria Galo Pandoja da Silva, Sr. Cosmo Cavalcante de Melo - Grande Secretário de Assuntos Para-maçônicos do Acre acompanhou os Bethéis : Mensageiras da Harmonia nº 01 – Rio Branco/AC e Lírios do Arquiteto nº 02 – Tarauacá/AC, a Guardiã Bárbara Costa do Nascimento trouxe o Bethel Lírios do Madeira nº 01 – Porto Velho/RO, o Bethel Lírios do Vale do Jamari nº 06 - Ariquemes/RO veio com sua Guardiã Luciana Luiza de Oliveira Perutti, Mensageiras da Fraternidade nº 02 – Ji Paraná/RO estava com sua Guardiã Elaine Cristina Dias e seu Guardião Associado Juscelio Lima de Sousa, Rosas do Planalto nº 04 - Vilhena/RO veio acompanhado de sua Guardiã Neusa Redecker Ritter, a Guardiã Marivone Fátima de Assis Rodrigues trouxe o Bethel Imperatriz Leopoldina nº 07 - Cacoal/RO e Anjos da Luz nº 05 – Rolim de Moura/RO, anfitrião do COBEN, trabalhou e aproveitou o congresso com a Guardiã Marcia Redivo e o Guardião Roberto Hidequi Fujii.


Para realização desse grande evento, contamos com o apoio de nossa loja patrocinadora – Grande e Benemérita Loja Simbólica Thêmis e Àgora nº 20, com o auxílio sempre presente da GLOMARON, com a ajuda do Bethel Imperatriz Leopoldina nº 07 de Cacoal/RO, da Faculdade São Paulo – FSP (que ofereceu toda estrutura para realização das palestras) e é claro, de muito trabalho e promoções de nossas filhas e Conselho Guardião – Bethel Anjos da Luz nº 05.


Na cerimônia de abertura o Sr. Walter de Oliveira Bariani - Past Grão Mestre da GLOMARON e Past Supremo Deputado Assistente para Rondônia da Ordem Internacional da Filhas de Jó, fez um discurso emocionado relatando como trouxe a Ordem das Filhas de Jó para Rondônia e todas as dificuldades de enfrentou para difundi-la, mas quanto orgulho sente hoje vendo o resultado das filhas que passaram pela ordem e o crescimento das que estão entrando. O Guardião Associado do Bethel nº 05 de Rolim de Moura/RO, Roberto Hidequi Fujii agradeceu a participação de todos os Bethéis e enfatizou a importância do apoio das Lojas para que a Ordem continue se fortalecendo, desejou a todos que aproveitassem muito o COBEN, levando experiências para melhorar ainda mais seus Bethéis.


O XII COBEN foi oficialmente aberto pela Honorável Rainha do Bethel Anjos da Luz nº 05, Luana Redivo Yoshii que agradeceu a participação de todos do Betheis do Norte e desejou a todos em excelente congresso.


No sábado, 21 de julho, foram realizadas palestras sobre diversos temas, a primeira palestrante foi a cunhada da Loja Themis & Ágora e membro do Conselho Guardião, psicóloga clínica e escolar, Ana Maria Fujii, que abordou “os aspectos contemporâneos do desenvolvimento da mulher da adolescência a fase adulta”, finalizou a palestra com muito sucesso e já tem Bethel verificando sua agenda para ministrar a palestra em outros Estados !!


A segunda palestrante veio de longe, direto de Juazeiro do Norte/CE, Eliane de Alencar, mas conhecida como “Lili” é Membro de Maioridade do Bethel nº 03 de Juazeiro do Norte, já foi Guardiã Jurisdicional no seu Estado, recebeu o Grau de Púrpura Real em 2012 e atualmente é administradora do Blog das Filhas de Jó Brasil. Trouxe para o COBEN exemplos de todo Brasil para uma melhor convivência em nossos Betheis, assim como idéias de filantropias e aprimoramento para os estudos ritualísticos. Não é preciso disser que o tempo de palestra foi curto, todas as filhas amaram, a troca de experiências teve que continuar nos bastidores.


A terceira palestrante já foi membro do Conselho Guardião, tia Valdinéia Alves, professora de língua portuguesa e psicóloga com especialidade em psicologia cognitiva comportamental, que falou sobre a “Assertividade na adolescência: saber falar e saber recusar”, levou todos a refletir sobre a importância de admitir os erros, pedir perdão, entender que nem sempre o “sim” é a melhor resposta, apesar das “tribos” em que vivemos as vezes nos coagir a dizer sim o que realmente importa são nossos princípios, o que queremos, e dizer não nos torna mais fortes e seguros.


O dia foi finalizado com uma “mesa redonda”, composta pelas Supremas Deputadas Assistentes do Estado de Rondônia Vitória Gambarra e Juliane Pereira, do Acre Joana da Mata e do Amazonas, Nara Lima e também pela Miss Filha de Jó 2017 e 2018 Isabelly Freire juntamente do Past Supremo Deputado Assistente do Estado de Rondônia Walter Bariani acompanhado da Membro de Maioridade e detentora do Grau de Púrpura Real Eliane de Alencar, que abriu espaço para questões técnicas da ritualista e constituição, sanando dúvidas em geral dos Betheis.

A noite a confraternização foi temática: Festa à Fantasia !! A criatividade das filhas, tios e tias se superou, uma fantasia mais linda e criativa que a outra, muita diversão, interação e respeito entre todos, mostrando o verdadeiro significado do tema.


Para finalizar com chave de ouro o XII COBEN, no domingo, a palestra foi ministrada pelo Biólogo Danilo Degra, do projeto Bioart, que falou sobre a convivência com a natureza, ensinando e ao mesmo tempo divertindo com suas músicas educativas sobre o meio ambiente. Houve até encenação de Araras Azuis !!


E como não poderia deixar de acontecer no COBEN foram entregues troféus para as comitivas:

Maior Distância - Flor de Açucena n 01 Macapá - AP Maior Comitiva - Mensageiras da Fraternidade n 02 - Ji Paraná - RO Melhor Standart - Mensageiras da Harmonia n 01 - Rio Branco - AC Mais Organizado - Rosas do Planalto n 04 - Vilhena - RO Mais animado - Lírios do Vale do Jamari - Ariquemes - RO


O sucesso do evento foi coletivo, não por um ou outro detalhe, mas por todos, tudo que o Bethel Anjos da Luz nº 05 fez foi com muito amor, pensando em como cada Bethel se sentiria ao receber um mimo no Hotel, ao sentir o amor e carinho empregado na preparação dos alimentos, de boa parte da decoração ter sido feita manualmente pelas filhas, enfim, a convivência que tivemos preparando tudo para o COBEN, desde as promoções para arrecadação de fundos até cada detalhe da festa ensinou muito ao nosso Bethel e esperamos que esses três dias de convivência entre os dez Betheis, a troca de experiências e os aprendizados nas palestras tenham fortalecido ainda mais a Ordem, que mais Bethéis sejam criados à partir desse COBEN, que Betheis adormecidos renasçam e que todos os que participaram voltem fortalecidos para suas cidades !!!


104 visualizações
bottom of page