Rua Santo André, 1763 - Fone: - Caixa Postal nº 208
Data de Fundação: 30/01/88 - Reuniões às 2ª Feiras
V∴ M∴: Edilson LUÍS DE SOUZA – Fones: (69) 99960-1012
E-mail: vm.gl08@glomaron.org.br
sec.gl08@glomaron.org.br
76960-000 - CACOAL - RO

AUGUSTA E RESPEITÁVEL BENFEITORA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA GONÇALVES LÊDO N° 08

A Grande Benemérita Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 8,foi fundada em 30/Jan/1988, e Instalada em 26/03/1988.   No dia 06/Fev/1988 reunirão valorosos Irmãos da Ordem com a presença dos irmãos da Loja Maçônica Liberdade e Justiça nº 6 do Oriente de Espigão D’oeste, nossa Loja Madrinha, para a primeira seção  e  composição da 1ª Diretoria da Loja e posse do Venerável  Mestre e referendar o nome da Loja Gonçalves Ledo.

 

Gonçalves Ledo, liderança maçônica na época da independência do Brasil, foi de fundamental importância à participação deste estadista e maçom na independência do Brasil, dotado de forte patriotismo e como Venerável Mestre da Loja Comercio e Artes, pela sua luta e perseverança considerado um dos principais responsáveis por este fato histórico que de fato realizado em Ato no dia 20 de Agosto de 1822 em Loja, e proclamada em 7 de Setembro de 1822 por D. Pedro também maçom. E pelo feito de liberdade ao povo brasileiro pela sua luta e determinação é que recaiu a escolha do seu nome para nossa Loja.

 

A Loja Gonçalves Ledo iniciou seu funcionamento  regular no dia 26 março de 1988, quando foi instalada a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Gonçalves Ledo nº 8, pelo decreto do Grão Mestrado de nº 026/G.M. 86/88, cerimônia realizada no templo da Loja Maçônica Liberdade e Justiça do Oriente de Espigão D’oeste com a presença do Sereníssimo Grão Mestre “ Cirilo Leopoldo Carvalho da Silva”.

 

A 1ª iniciação na Loja ocorreu em 25 de Junho de 1988 no templo da Loja Liberdade e Justiça de Espigão D’oeste, quando foram iniciados os primeiros 8 (oito)  Irmãos. Quando também  iniciaram os trabalhos regulares da Loja e das Acácias da Gonçalves ledo, com o nome de Clube das Romãs, o braço filantrópico e de união da família da nossa loja.

 

Nos anos seguintes, como até hoje, valorosos irmãos ingressaram na Ordem em nossa Loja, muitos seguiram os ensinamentos maçônicos e permanecem na ordem, alguns ficaram pelo caminho.

 

Em Agosto de 1991, iniciamos a Construção do nosso templo maçônico, quando foi realizada a Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental em seção magna,  com a participação do Sereníssimo Grão Mestre e sua comitiva, das cunhadas do Clube das Romãs, que foi, e é de fundamental importância.

 

Em 1991, iniciamos trabalhos com jovens, para fundar um Capitulo Demolay, apadrinhado pela loja Gonçalves Ledo nº 8. Em 25/Março/1991, foi apresentado a 1ª relação de nomes de filhos de maçons e não maçons, a época constava o nome de dez guarda mirins da nossa cidade, que patrocinados pela Loja foram iniciados na Ordem. Nesta data também foi escolhido o nome para o Cápitulo Quintino Bocaiúva, maçom notável pela sua inteligência e caráter, seu patriotismo e espírito nacionalista com efetiva participação articulação na proclamação da Republica (15 de novembro 1889).

 

O Capítulo Quintino Bocaiúva foi fundado em 27 de maio de 1991, quando foram eleitos e tomou posse o 1º conselheiro Consultivo e o 1º Mestre Conselheiro . A 1ª reunião da Ordem foi realizada no dia 22 de julho de 1991 seção branca nas dependências do Country Clube de Cacoal, com a presença do Grão Mestre  e dos Capítulos Jorge Teixeira de Porto Velho e Luciano de Assis da cidade de Ariquemes.

 

Iniciamos em julho de 1991, os trabalhos da Loja de Perfeição Vale do Canaã em nossa Loja, foram iniciados vários irmãos, e estamos incentivando os irmãos a continuar os estudos na arte real.

 

Em 1993 inauguramos nosso Templo da  Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 8, onde trabalhamos como obreiros operativos da Maçonaria Universal.

 

Em 1997 iniciamos a construção do nosso Salão Social, que recebe todo nossa família maçônica nos nossos Ágapes fraternais, festas, encontros, reuniões e que serve também para diversos trabalhos sociais  realizado pela Loja, como assistência as famílias carentes e obras assistenciais.  Em 2007 iniciamos os trabalhos da Casa da Cidadania, com alfabetização, letramento e cursos  assistenciais e atendimento de saúde as famílias do bairro.  Trabalho  que resultou em Convenio com a Prefeitura Municipal de Cacoal onde cedemos parte do terreno e construção,  para funcionamento de um Posto de Saúde Municipal, com atendimento medico e  odontológico de toda população local, denominado Unidade de Saúde da Família – Joaquim Gonçalves Ledo ( Lei municipal 2308/PMC/2008).

Principais Realizações

Em 2008 a loja encampou a ajuda na Construção da Casa de Apoio, do Hospital São Daniel Comboni, que atendera Oncologia e Saúde SUS, com trabalho de arrecadação de fundos com a ajuda da Glomarom e de diversas Lojas Maçônica do Estado. Foi arrecadado e repassado ao Hospital R$.1.500.000,00.  (Obra concluída).

 

Ao longo desses 25 anos os maçons da Grande Benemerita Loja Gonçalves Ledo nº 8 vêm participando ativamente na manutenção de diversas Obras Sociais, Obras de Caridade e   dos problemas Socioeconômico do nosso Município e Estado, bem como pugnado pela ordem social, diminuição das desigualdades e consolidação do desenvolvimento econômico político e social do nosso país.

NOTÍCIAS
EX-VENERÁVEIS
VENERÁVEL MESTRE