• João Cantarelli

Irmão da Águia do Planalto N° 03 lança livro sobre Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.

O Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra, da Universidade Federal de Rondônia, lotado no Campus de Vilhena, tem a honra de convidá-lo(a) para o lançamento do livro de sua autoria: TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO. O PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, no dia 07 de agosto de 2019, às 19 horas, no Auditório da Biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena.


O educador Julio Robson Azevedo Gambarra é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de concentração em ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos. Mestre em Educação na área de concentração em interdisciplinaridade, formação e políticas públicas em educação. Professor e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Vilhena, desde o ano de 2009, onde ingressou através de concurso público. Atua nas áreas de Educação Matemática, Fundamentos da Educação, Currículo e Políticas Públicas de Educação. Tem trabalhos acadêmicos apresentados e publicados em universidades no Brasil e na Europa.


O livro versa, a respeito da utilização de tecnologias digitais em processos de ensino. Apresenta de forma prática o procedimento metodológico de elaboração do Plano Diretor de Informática Educacional (PDIE) e o processo de implementação. Poderá ser utilizado como referência por professores e alunos de cursos superiores de graduação, bacharelado, licenciatura e tecnologia, bem como em cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização e em programas stricto sensu (mestrado e doutorado), que abordam o assunto Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em processos de ensino, pois muitos cursos hoje em dia no Brasil, fazem esta abordagem e demais interessados no assunto.


O trabalho analisa como vem ocorrendo a utilização da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em ambientes de aprendizagem, embasada no Plano Diretor de Informática Educacional (PDIE), nas Instituições de Ensino Superior (IES). O pressuposto é que os avanços da tecnologia digital estão gerando novos espaços de conhecimento, o que exige das instituições educacionais um grande esforço para introduzir novas formas de ensino mais atrativas e condizentes com o aluno de hoje. Focaliza a TDIC em ambientes de aprendizagem, analisando o contexto em que ela é utilizada, a da Era da Informação, globalização, escola e tecnologia de informação.




119 visualizações